Notícias
Nota sobre exposição no Museu Picasso
O Museu Lasar Segall (Ibram/MinC) vem, por meio desta nota, se pronunciar sobre a reportagem “Arte 'degenerada' perseguida por Hitler teve alvos em SP e é tema de mostra em Paris”, publicada na Folha de S. Paulo em 15 de abril, de autoria de André Fontenelle.
Em depoimento ao jornalista, o chefe das coleções do Museu Picasso, Sr. Johan Popelard, afirma que “estávamos em contato com o Museu [Lasar Segall] em São Paulo, mas infelizmente, por diferentes razões, não pudemos apresentá-lo [Segall] em Paris”, dando margem a múltiplas interpretações para a ausência de obras de Lasar Segall na exposição "A Arte 'Degenerada'" do referido museu, em Paris.
Procurado pela direção do Museu Picasso em 14 de fevereiro de 2024 via carta-convite, o Museu Lasar Segall prontamente aceitou emprestar a tela “Eternos Caminhantes” (1919), confiscada pelo nazismo e exibida na exposição “Arte Degenerada” em Munique em 1937.
O Museu Lasar Segall deu sequência às tratativas, tendo chegado a acionar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que autorizasse a saída do Brasil da obra de arte tombada, etapa fundamental do processo.
Após período sem contatos por parte do Museu Picasso, o Museu Lasar Segall insistiu na urgente necessidade de envio de documentos adicionais, como apólice de seguro e confirmação de transporte, em 3 de dezembro.
Em 6 de dezembro, recebeu do Sr. Johan Popelard mensagem afirmando que “após revisar todo o projeto”, foi constatado pelo Museu Picasso que “o orçamento não permite o transporte de sua obra”.
O Museu Lasar Segall reforça seu compromisso com a conservação e a divulgação das obras de Lasar Segall, que inclui empréstimos para instituições culturais de todo o mundo. Em 2025, quatro telas do nosso acervo — “Favela I” (1954/1955), “Paisagem Brasileira” (c. 1925), “Menino com Lagartixas” (1924) e “Pogrom” (1937) — integraram a exposição “Brasil! Brasil! O nascimento do modernismo”, no Zentrum Paul Klee (Berna, Suíça) e na Royal Academy of Arts (Londres, Reuno Unido).