Notícias
Museu Lasar Segall abre exposição Segall Pinturas
segalpinturas
Instalado na casa em que Segall viveu com a família, o Museu Lasar Segall preserva sua memória e obra, abrigando um acervo de mais de 3 mil itens. A produção contínua de exposições possibilita novas leituras que dinamizam e contextualizam historicamente e no presente a importância do artista.
O pintor, gravador e escultor nasceu em Vilna, na Lituânia, então sob domínio russo. Ainda jovem emigrou para a Alemanha, onde estudou nas Academias de Berlim e Dresden e aderiu à estética de vanguarda, conquistando reconhecimento no período da República de Weimar, quando cerca de 50 de suas obras passaram a integrar coleções públicas e privadas.
O tema da diáspora marcou profundamente sua produção, refletindo a experiência de emigrantes, perseguidos e deslocados, representados sempre com olhar solidário. Com a ascensão do nazismo, quase 50 obras suas foram confiscadas de museus alemães e exibidas na exposição “Arte degenerada” em Munique (1937).
Em 1923 fixou-se definitivamente no Brasil, tornando-se figura central do modernismo. Faleceu em São Paulo em 1957, já consagrado como um dos grandes nomes da arte moderna brasileira.
Uma unidade do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, o Museu Lasar Segall é uma instituição não somente responsável pela guarda da obra de seu patrono, mas que também estimula a vivência, a reflexão e a experimentação no campo das artes.