Notícias
Museus de Paraty realizam reunião inaugural da nova gestão
Hoje, dia 28/02, é aniversário de Paraty! Celebramos nos museus Ibram da cidade oferecendo um presente para toda a comunidade: uma nova gestão colaborativa, empenhada no diálogo com atores sociais do campo da cultura e do patrimônio.
Dia 26/02 houve a reunião geral dos Museus Ibram em Paraty. Contando com a presença de servidores, terceirizados e representantes das empresas contratadas. O encontro permitiu esclarecer questões sobre a missão do órgão e seu modo de funcionamento. Todos tiveram oportunidade de se manifestar, sustentando diálogo respeitoso e fraterno, característico de uma gestão participativa.
A meta da nova gestão é pôr em prática o plano de trabalho que foi submetido para a seleção pública para direção dos museus por Leonardo Morais da Silva, o novo diretor. Morais lembra que esse plano e a conquista de sua aprovação para o cargo refletem o acúmulo de experiência e conhecimento ao longo de 14 anos de trabalho, tendo assumido cargos de chefe administrativo e diretor substituto nesses museus, o que lhe permitiu promover a escuta ativa dos anseios da equipe.
O novo diretor reforçou a ideia de que cada integrante da equipe cumpre papel importantíssimo na política cultural: “a função social dos museus só pode ser garantida se há empenho de cada trabalhadora e trabalhador envolvido – e o cuidado com as pessoas é central na nossa gestão”, afirma Morais. Foi anunciado o projeto de promoção da integração entre o Museu de Arte Sacra de Paraty e o Museu Forte Defensor Perpétuo, aproximando suas equipes e frentes de trabalho e promovendo melhorias no clima organizacional.
O novo chefe administrativo, Pedro Franke, lembrou que a atuação dos Museus Ibram em Paraty produz efeitos locais importantes, mas também influencia no campo dos museus no âmbito nacional. Seus servidores atuam em redes para a construção da Política Nacional de Educação Museal, para a qualificação do Ibram e de seus museus como Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, na produção e divulgação científica sobre educação museal, patrimônio, história e cultura e em ações de preservação, divulgação e digitalização de acervos.