A realização do II Encontro Nacional de Educação Museal (Emuse) se deu no âmbito do 8º Fórum Nacional de Museus, em Fortaleza (CE) e teve como objetivo apresentar o processo participativo de construção da minuta do novo ato normativo da Política Nacional de Educação Museal (PNEM).
Para isso, o evento contou com duas mesas temáticas. A primeira, intitulada “A PEMBrasil e a revisão da PNEM”, que apresentou a Pesquisa Nacional de Educação Museal e o seu papel na fundamentação da revisão da PNEM. Dessa mesa participaram a presidenta do Ibram, Fernanda Castro apresentando as perspectivas gerais para a implementação da PNEM a partir do processo de revisão; a diretora do DPMUS, Ana Carolina Gelmini, que abordou a relevância da política e da atuação do grupo de educadores dos museus vinculados ao Ibram para a sua implementação; a coordenadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia, Daniele Canedo, que apresentou os dados fundamentais da PEMBrasil que impulsionaram a revisão da PNEM e abordou o desenvolvimento da PEMBrasil e suas contribuições para a caracterização da educação museal desenvolvida no Brasil; e a Coordenadora do Museu da Energia de São Paulo e conselheira do Conselho de Administração da Fundação Energia e Saneamento, Fernanda Cristina de Morais, que apresentou os resultados produzidos pelo GT Diagnóstico - grupo integrante da Comissão Nacional de Revisão da PNEM - e abordou aspectos do campo da educação museal que revelaram a necessidade de ajustes no normativo.
A segunda mesa abordou o tema “Construção Participativa da nova PNEM”, na qual foi apresentado o processo de revisão da Pnem a partir da perspectiva da sociedade civil. Além disso, foi apresentada ao público a minuta da nova Portaria, resultante do processo de construção com discussões e contribuições de diversos grupos (tema abordado em tópico próprio). Nesta ocasião a Comuse disponibilizou a minuta da nova portaria da Pnem à ampla consulta pública online por meio da Plataforma Mais Brasil. Integraram a mesa a artista visual e arte-educadora Nágila Gonçalves Lima, que apresentou os resultados dos trabalhos do GT Análise; a especialista em Arte Educação Andreia Becker, que abordou as ações desenvolvidas no âmbito do GT Mobilização e a então coordenadora da Coordenação de Educação Museal e Formação (Cemuf| DPMUS), Marielle Costa, que apresentou a participação institucional do Ibram no processo participativo de revisão da PNEM, por meio da proposição da Comissão Nacional de Revisão CNR-PNEM, constituída a partir de proposição do I Emuse, e a estrutura da nova minuta de portaria para institucionalização da PNEM.
Foi viabilizada a participação de 55 representantes do campo da Educação Museal entre pontos focais estaduais, integrantes da Rede de Educadores em Museus do Brasil, de redes de educadores estaduais e da Comissão Nacional de Revisão da PNEM, oriundos de todos os estados do país. Estiveram presentes à realização do II Emuse aproximadamente 280 pessoas.