O Encontro Nacional de Educação Museal é uma conquista coletiva, diversa e comprometida de trabalhadores e instituições que atuam na educação museal no Brasil. O evento, em sua 1ª edição, reuniu pessoas e entidades para debater sobre a Política Nacional de Educação Museal e os desafios e as estratégias para a sua implementação nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus em cooperação com o Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC), através de convênio com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o evento aconteceu na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, com atividades concentradas no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB). A programação, totalmente gratuita, teve apresentações de trabalhos, mesas de debate, encontros de redes, grupos de trabalho, minicursos e atividades culturais.
A escolha da cidade-sede da primeira edição do evento também foi propositada: o Emuse aconteceu em meio à temporada de celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, no local onde as lutas populares se iniciaram, afirmando o compromisso com a diversidade de memórias, patrimônios e histórias na educação museal.
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A união do Ibram com o OBEC nesta iniciativa se desdobra de outro projeto conjunto: a PEMBrasil – Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros. Desenvolvida durante o ano de 2022, a pesquisa produziu informações para subsidiar a efetivação e a avaliação da PNEM e também serviu de base para as discussões do Emuse. Ainda serão destacados temas como o papel da educação museal na promoção da cidadania e iniciativas que dialogam com grupos sociais minorizados e que representem a diversidade social e cultural brasileira, além da museologia social.
O que é Educação Museal
A educação é uma das funções essenciais a todos os museus. Para além das atividades de preservação, conservação e comunicação de seus acervos, é por meio da ação educativa que os museus exercem seu papel na transformação social e na interpretação da cultura e da memória. Não basta saber o que são os bens musealizados do museu; é preciso compreender seu contexto social junto a uma consciência crítica e abrangente da realidade. Assim, a Educação Museal diz respeito aos diversos processos (de ordem teórica, prática e de planejamento) que contribuem para que o museu assuma plenamente sua tarefa de mediador e referencial para a sociedade. O seu escopo é formado pelo conjunto das abordagens, das metodologias e das ferramentas próprias ao desenvolvimento das ações educativas realizadas em museus.
O que é a PNEM
Construída por meio de amplo processo de participação social, a Política Nacional de Educação Museal (PNEM) é uma orientação para a realização de ações que fortaleçam o campo profissional e garantam condições mínimas para a realização das práticas educacionais nos museus e processos museais. Reúne princípios, diretrizes e objetivos que foram definidos de forma colaborativa com consulta pública online, 23 encontros regionais e edições do Fórum Nacional de Museus, em que o documento final foi aprovado em 2017 e instituído pela Portaria nº 422/2017, revogada e substituída pela Portaria Ibram nº 605/2021. A realização do Emuse vem consagrar agora o processo de construção participativa do efetivo cumprimento da PNEM no país, estados e municípios, incluindo agentes do campo na execução de políticas públicas.
Sobre o OBEC – O Observatório da Economia Criativa da Bahia
É um grupo de pesquisa interinstitucional que reúne docentes e discentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além de pesquisadores independentes e de outras instituições, públicas e privadas, para a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da economia criativa. Os membros atuam em diversas áreas de conhecimento: artes, comunicação, economia, administração, estatística, gestão e produção cultural, entre outras. Sediado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA), o OBEC foi criado em 2014, através de edital do Ministério da Cultura, como parte de uma rede de núcleos vinculados às universidades federais do Brasil que tinham o objetivo de produzir informações e conhecimento e gerar experiências e experimentações sobre a economia criativa local e estadual.