Notícias
Presidenta do Ibram realiza visitas técnicas a museus da rede no RJ
A presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro, realizou na semana passada uma série de visitas técnicas a museus que integram a rede Ibram no Rio de Janeiro. Durante a passagem pelo estado, também participou de evento pioneiro sobre pesquisa científica de bens culturais.
A agenda teve início na quarta-feira (21), no Rio de janeiro (RJ), quando a presidenta do Ibram participou da abertura do I Simpósio Brasileiro de Investigação Científica de Patrimônio Cultural.
Realizado pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), o evento reuniu durante três dias, na sede da Biblioteca Nacional, peritos, cientistas e profissionais de museus para debater a temática, incluindo técnicos do Ibram.
Durante o simpósio, foram apresentados os resultados de cooperação técnica entre o IFRJ e o Ibram pela qual foram submetidos à análise científica, em 2022, bens culturais de quatro museus da rede Ibram: Museu Nacional de Belas Artes (RJ), Museu da Inconfidência (MG), Museu Victor Meirelles (SC) e Museu Lasar Segall (SP).
No mesmo dia, Fernanda Castro realizou visita técnica a dois museus da rede Ibram situados na capital fluminense, ambos no bairro de Santa Teresa: Museu Chácara do Céu e Museu Casa de Benjamin Constant. Durante as visitas, percorreu e conheceu em detalhes as atuais instalações físicas dos museus e conversou com suas diretoras sobre as atuais prioridades de ambos.
Agenda semelhante aconteceu na quinta-feira (22), quando Fernanda Castro, acompanhada em todo o roteiro pelo assessor de Relações Institucionais do Ibram, Michel Correia, foi à cidade histórica de Paraty (RJ) e visitou dois museus da rede Ibram ali situados: Museu de Arte Sacra de Paraty e Museu Forte Defensor Perpétuo.
Na sexta-feira (23) pela manhã foi a vez de visitar, em outra cidade histórica fluminense, mais um museu da rede Ibram: o Museu Imperial, em Petrópolis (RJ). A presidenta do Ibram visitou ainda, na mesma cidade, o Palácio Rio Negro, unidade do Museu da República, também vinculado ao Ibram. À tarde, de volta à capital do Rio de Janeiro, visitou a Casa Geyer, subunidade do Museu Imperial situada no bairro carioca do Cosme Velho.
As visitas técnicas no Rio de Janeiro em junho integram uma série que a presidenta do Ibram tem realizado a museus integrantes da rede. Também já foram visitados o Museu da Abolição, em Recife (PE), o Museu Lasar Segall, em São Paulo (SP), o Museu das Missões, em São Miguel das Missões (RS), o Museu Solar Monjardim, em Vitória (ES) e o Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional e Museu da República, os três últimos na capital do Rio de Janeiro.