Notícias
Prefeitura de Angra dos Reis (RJ) firma compromisso com o Ibram para recuperação do Museu de Arte Sacra do município
Publicado em
23/09/2025 19h14
A Prefeitura de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, assinou, nesta segunda-feira (22), o Termo de Compromisso com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para ações de recuperação do acervo do Museu de Arte Sacra do município. O compromisso tem a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro como interveniente, representada pela Superintendência de Museus no Estado.
Sediado na antiga Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte, edificação do século 18 tombada em nível federal, o Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis é reconhecido como o mais importante museu do gênero no estado, com cerca de dois mil itens, dentre imagens, utensílios e indumentária do rito católico dos anos 1600 a início dos 1900 e provenientes de igrejas e irmandades já extintas de Ilha Grande, Mambucaba, Ariró, Bracuí, Ribeira e Jacuecanga, compondo um importantíssimo registro dos processos históricos, sociais e artísticos da baía de Ilha Grande ao longo dos século séculos 17 a 20.
O Termo de Compromisso resulta de ação de Fiscalização Museal realizada pelo Ibram em fevereiro de 2025 com a participação de servidores do Museu de Arte Sacra e da Superintendência de Patrimônio Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura. A fiscalização teve como parâmetros as infrações administrativas dispostas na legislação de museus para identificar preventivamente os principais riscos ao acervo e definir as ações para sua restauração e mitigação.
Com vigência de dois anos, o Termo de Compromisso prevê em suas metas de execução o registro do Museu de Arte Sacra junto ao Sistema de Museus do Rio de Janeiro, a elaboração de plano de conservação para o acervo, seu inventário e Restauração de imagens consideradas como de estado de degradação mais avançado, além da elaboração do Plano Museológico da instituição.