Notícias
Conexões Ibram: assinatura de termo de cooperação e palestras em Sergipe
Eloísa Galdino, secretária de Cultura de Sergipe, reforçou a importância do projeto no estado
Com apresentação do Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), foi aberta na manhã desta terça-feira (27), em Aracaju (SE), a edição sergipana do projeto Conexões Ibram.
A abertura, que acontece no Museu da Gente Sergipana, foi marcada pela assinatura de Termo de Cooperação entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), representado pela presidente-substituta Cássia Ribeiro, e pela Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe (Secult/SE), que tem à frente Eloísa Galdino.
Dentre as ações previstas na cooperação estão a criação de uma rede de informações museais, voltada para a formulação de políticas públicas para o setor museal, a implantação de marcos legais do setor museal em Sergipe, assim como do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM).
A parceria inclui ainda o desenvolvimento de políticas de fomento e financiamento, ações de incentivo à museologia social e a criação de um programa de proteção ao patrimônio musealizado em risco, ações para as quais o Ibram vai prestar apoio técnico à Secult-SE.
“A Política Nacional de Museus trouxe uma nova forma de tratar a política cultural voltada para o setor de museus, e nossa expectativa é que o Conexões Ibram aprofunde esta política em Sergipe, onde ela já vinha sendo seguida”, disse durante a cerimônia a secretária de Cultura, Eloísa Galdino. Leia matéria completa no blogue Conexões Ibram.
Palestras

- .
Cerca de 40 representantes do setor museal sergipano participaram das três apresentações iniciais do evento, que acontece no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju.
A programação foi aberta com fala da chefe do Cadastro Nacional de Museus, Karla Uzêda, sobre o programa iMuseus, que objetiva o levantamento e sistematização de informações sobre o setor museal. Continue lendo.
Texto: Ascom/Ibram
Foto: Denisson Alves/Secult-SE