Notícias
Nota de pesar pelo falecimento da museóloga Leonilda Preissler
O Instituto Brasileiro de Museus lamenta o falecimento da museóloga Leonilda Preissler, cuja trajetória no campo antecede a regulamentação da profissão.
Leonilda Preissler consolidou sua carreira no Museu Antropológico Diretor Pestana, instituição universitária localizada em Ijuí e que teve um protagonismo no século XX a partir da atuação da museóloga, que o consolidou como um centro museológico do noroeste do Estado, com ações estratégicas para uma
Museologia do Mercosul.
É uma das profissionais estudadas na pesquisa "História dos museus e da Museologia através de agentes", realizada no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio e curso de bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialmente pelos eventos que realizou no Museu Antropológico Diretor Pestana na década de 1990, intitulados Encontro Latino-americano de Museus de Antropologia e História do Conesul. Tais eventos tinham por intenção articular os profissionais brasileiros do campo dos museus com profissionais de nacionalidades vizinhas, no contexto da criação de um bloco econômico comum do Sul.
Nesse sentido, a contribuição da museóloga ultrapassa abrangência regional e nacional. Leonilda Preissler foi uma articuladora que defendia a construção de uma museologia sulamericana.
O Ibram se solidariza com seus familiares e amigos neste momento.