Notícias

Museu Victor Meirelles reabre parcialmente ao público

Publicado em 13/09/2021 16h19
imagem victor meirelles.png

Térreo da casa histórica com os painéis “Museu Victor Meirelles em Perspectiva”. Crédito: Cláudia Klock/MVM.

Amanhã, dia 14, o Museu Victor Meirelles (Ibram) vai reabrir parcialmente ao público com entrada gratuita. O funcionamento será de terça a sexta-feira, das 10 às 16h, com capacidade reduzida de lotação, distanciamento físico, aferição de temperatura e obrigatoriedade de uso de máscaras e álcool em gel.

Na primeira fase de abertura, será possível visitar apenas a casa histórica onde nasceu o artista Victor Meirelles de Lima (1832-1903). Trata-se de um antigo sobrado luso-brasileiro do final do século XVIII que abriga o Museu Victor Meirelles desde 1952.

No andar inferior, os painéis Museu Victor Meirelles em Perspectiva contam a história do MVM, possibilitando o diálogo com a comunidade de Florianópolis sobre o processo de revitalização recente no prédio, restaurado e ampliado. Há, também, uma vitrine com uma coleção de artefatos encontrados na área do museu durante o trabalho de escavação arqueológica realizado pelo Iphan de Santa Catarina. Já para a segunda fase, a partir do primeiro semestre de 2022, o museu planeja que o circuito expositivo esteja completo.

No momento, o elevador passa por manutenção. Não será possível o uso de guarda-volumes e audioguias e o agendamento para grupos escolares permanece suspenso. Consultas à biblioteca serão feitas, inicialmente, por meio do atendimento remoto, que deve ser solicitado com antecedência de 24 horas no e-mail mvm.biblioteca@museus.gov.br.

 

 

 

 

Cultura, Artes, História e Esportes