Notícias
Museu das Missões tem nova diretora
Na última sexta-feira (16), a nova diretora do Museu das Missões, Ana Ramos Rodrigues Castro, tomou posse do cargo e assumiu oficialmente suas funções na segunda-feira (19), trazendo consigo uma trajetória acadêmica e profissional marcada pela atuação na área de preservação do patrimônio cultural e gestão museológica.
Ana Ramos possui um extenso currículo na área de museologia e gestão pública. Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluindo sua tese em 2022. É também mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2014), museóloga pela UFRGS (2015), historiadora pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009) e especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2018).
No campo profissional, atuou como consultora da UNESCO na elaboração do Plano Museológico do Memorial dos Povos Indígenas (2022). Além disso, trabalhou como museóloga no Museu de Anatomia da UFCSPA entre 2023 e 2024, e foi professora substituta nos cursos de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016 e 2021) e da Universidade Estadual do Paraná (2024).
Desafios e expectativas para a gestão
À frente do Museu das Missões, a nova diretora terá como desafio central a reabertura da instituição. Fechado desde 2020, inicialmente em razão da pandemia de COVID-19, a interrupção das atividades presencias junto ao público se manteve devido a dificuldades administrativas. Os contratos de limpeza, segurança e recepção foram reduzidos durante o período emergencial, que não foram retomados posteriormente, gerando obstáculos para a operação plena do espaço.
Para enfrentar essa situação, o Ibram buscou soluções por meio de parcerias institucionais. Um dos esforços incluiu as tratativas junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a formalização de um Termo de Execução Descentralizada (TED), que viabilizará a contratação dos serviços terceirizados necessários à administração do museu. Além disso, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT Nº 12/2025) foi firmado entre o Ibram e a Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões visando permitir ações coordenadas para garantir a manutenção física do espaço, a preservação do acervo cultural e a otimização da gestão administrativa do museu.
Segundo Ana Ramos, sua gestão buscará dinamizar e fortalecer as áreas de pesquisa, educação, comunicação e salvaguarda do museu, promovendo um trabalho interdisciplinar e colaborativo entre os profissionais envolvidos. A nova diretora também reforçou a importância da participação da comunidade interna e externa, bem como dos parceiros institucionais, para garantir a excelência nas ações do Museu das Missões.
A expectativa para a reabertura
Apesar da interrupção da visitação pública, a equipe do museu tem mantido o atendimento a professores e pesquisadores, permitindo o agendamento para pequenos grupos. Com a nova direção e as iniciativas conjuntas entre Ibram, Iphan e Prefeitura, espera-se que o Museu das Missões possa reabrir em breve.
A chegada de Ana Ramos Rodrigues Castro à direção do museu simboliza um novo momento para a instituição, trazendo perspectivas otimistas para a retomada das atividades e fortalecimento do papel do Museu das Missões na preservação do patrimônio cultural brasileiro.