Notícias
Ibram promove 1ª Jornada de Acessibilidade e lança novas publicações do Programa Acesse Museus
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realizou, na última sexta-feira (24), a 1ª Jornada “Compartilhando Práticas de Acessibilidade em Museus e Pontos de Memória”. O evento, transmitido ao vivo pelo canal do Ibram no YouTube, reuniu gestores, profissionais do campo museal, pesquisadores e representantes de instituições de todas as regiões do país em uma tarde de troca de experiências e fortalecimento das ações voltadas à inclusão e acessibilidade no setor.
Organizada pela Coordenação de Arquitetura e Acessibilidade em Espaços Museais (CAEM), vinculada ao Departamento de Processos Museais (DPMUS ), a Jornada marcou o primeiro ano do Programa Nacional de Acessibilidade em Museus e Pontos de Memória – Acesse Museus, instituído pela Portaria Ibram nº 3.135, de 20 de setembro de 2024. A iniciativa integra a Política Nacional de Museus e busca implementar diretrizes, fomentar o desenvolvimento e difundir conhecimentos sobre práticas acessíveis, inclusivas e anticapacitistas nos museus e pontos de memória brasileiros.
Abertura e falas institucionais
A abertura do evento foi conduzida por Ana Carolina Gelmini de Faria, diretora do DPMUS, que destacou a importância do compromisso institucional do Ibram com a acessibilidade.
“Atuar na construção da acessibilidade é assumir que a inclusão move a cidadania e a equidade. Promover acessibilidade é um dever, e essa jornada é uma celebração desse compromisso coletivo”, afirmou.
Na sequência, a presidenta do Ibram, Fernanda Castro, ressaltou o papel do programa como parte da estrutura de políticas públicas voltadas ao setor museal:
“O Programa Acesse Museus se conecta a uma estrutura de políticas públicas — o Plano Nacional Setorial de Museus, a nossa Política Nacional de Museus e as políticas de acessibilidade. São iniciativas fundamentais para que os museus e pontos de memória se tornem espaços mais democráticos e que lutam pela nossa soberania, que não existe sem as pessoas com deficiência e aquelas que enfrentam opressões e preconceitos no dia a dia.”
A representante da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), Cristiane Vasconcelos, também participou da abertura, reforçando a importância da cooperação internacional na promoção de políticas de acessibilidade cultural.
Apresentação das ações do Programa
A coordenadora Rafaela Felício, da CAEM, apresentou o panorama do primeiro ano do Acesse Museus, destacando ações estruturadas em cinco eixos: articulação e intersetorialidade; fomento e regulamentação; capacitação; informação e difusão; e participação social, representatividade e protagonismo das pessoas com deficiência.
Entre as principais entregas do período estão:
- a criação dos pontos focais de acessibilidade dos Museus Ibram, estabelecida pela Portaria nº 3.672, de 2 de setembro de 2025;
- o lançamento do Plano de Ação do Acesse Museus, publicado pela Resolução Normativa Ibram nº 30, de 13 de outubro de 2025;
- a participação do Programa na organização do 8º Fórum Nacional de Museus;
- ações de difusão do Programa e fortalecimento do diálogo com atores em eventos nacionais e internacionais, como a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência;
Compartilhamento de boas práticas
Um dos pontos altos da programação foi a apresentação das práticas acessíveis selecionadas na seleção pública “Práticas Acessíveis em Museus e Pontos de Memória”, que recebeu 31 inscrições de 16 estados do país. Foram convidadas cinco instituições para compartilhar suas experiências:
- Museu da Vida Fiocruz (RJ) – Bianca Reis
- Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design (MG) – Daniela Tameirão
- Museus do Instituto Butantan (SP) – Adriano Oliveira
- Oficina Francisco Brennand (PE) – Jamille Barros
- Casa da Memória Raída – Ponto de Memória (MS) – Fernanda Reverdito
Após sua participação, Fernanda Reverdito destacou o impacto do encontro:
“Participar da 1ª Jornada foi uma experiência inspiradora. Poder trocar vivências com outras instituições e apresentar ações que tornam nosso espaço mais acolhedor e acessível fortalece nosso compromisso diário com a inclusão. Agradecemos a toda a equipe do Ibram por essa oportunidade de aprendizado e troca.”
Lançamentos e próximos passos
Encerrando o evento, foram lançadas três importantes iniciativas:
- a Memória de Criação do Programa Acesse Museus, que documenta as etapas de formulação e execução do programa;
- a Cartilha Acesse Museus, que apresenta de forma didática as diretrizes e ações do programa;
- e a nova página de Publicações Acessíveis no site do Ibram, reunindo materiais informativos e instrucionais em formatos acessíveis.
As publicações Acessíveis estão disponíveis para consulta em:
Publicações Acessíveis – Ibram
As informações do Acesse Museus, o Plano de Ação e Histórico do Programa, estão disponíveis no site do Ibram:
Acesse Museus - Ibram
A Jornada foi encerrada com agradecimentos às equipes envolvidas.
O evento completo está disponível no canal do Ibram no YouTube:
Assista na íntegra