Notícias
Ibram participa do 6º Fórum Estadual de Museus do Ceará
Ibram participa do 6º Fórum Estadual de Museus do Ceará.
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) marcou presença no 6º Fórum Estadual de Museus do Ceará, realizado entre 5 e 7 de novembro de 2025, nas cidades de Fortaleza e Baturité. Representantes do Instituto participaram de discussões sobre a valorização das políticas públicas para museus e o fortalecimento das redes estaduais de museus, memória e patrimônio. O evento teve como tema “Imaginar Museus: o futuro das memórias”, em diálogo com o mote proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para o Dia Internacional dos Museus de 2025 — “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Mudança.”
A cerimônia de abertura contou com a presença de Joel Santana da Gama, Diretor do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus (DDFEM/Ibram), que destacou, em sua fala, a importância dos fóruns estaduais para a consolidação de políticas públicas participativas e para o fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus.“ Os Sistemas Estaduais de Museus são fundamentais para a consolidação das políticas públicas museais no país”, afirmou o diretor.
O Ibram também foi representado no Painel Temático 4 – “Museus, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas”, por Luciana Palmeira, Coordenadora de Difusão e Promoção (CDP/Ibram), que participou como uma das coordenadoras do painel. A atividade propôs um debate sobre o papel estratégico dos museus e das iniciativas de memória frente à emergência climática e ao desenvolvimento sustentável, evidenciando a necessidade de integrar justiça climática, inclusão, equidade territorial e diversidade cultural às ações de salvaguarda e gestão museal.
“A emergência climática também é um desafio cultural. Os museus têm o papel de articular memória, conhecimento e participação social para fortalecer a consciência ambiental e inspirar novas formas de convivência entre cultura e natureza”, afirmou Luciana Palmeira.
Durante o painel, foram apresentadas experiências que articulam museus, memória, iniciativas comunitárias de preservação da memória, sustentabilidade e inovação tecnológica, como o "Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo: Requalificação Arquitetônica e Reivindicação da Arte no Crato" e o "Os Museus Orgânicos do Cariri cearense na Paisagem Cultural da Chapada do Araripe", voltados à preservação do patrimônio cultural e ambiental. As experiências reforçaram a importância dos museus como espaços de resistência, experimentação e esperança, capazes de propor novas narrativas para as relações entre sociedade e meio ambiente.
O Fórum contou ainda com conferências, mesas-redondas, apresentações artísticas e uma vivência no Museu Comunitário da Serra do Evaristo, na região do Maciço de Baturité, com a comunidade quilombola local.
O evento demonstrou o compromisso do Ceará com a valorização da diversidade cultural e a sustentabilidade das políticas museais. Foi promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e do Sistema Estadual de Museus (SEM-CE), em parceria com o Sistema Brasileiro de Museus (SBM), o Ibram e o Ministério da Cultura.
Acesse a galeria de fotos do evento: Flickr