Notícias
Ibram participa do 1º Encontro Nordeste de Museus Universitários 2025
A diretora do Departamento de Processos Museais, Ana Carolina Gelmini, representou o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no 1º Encontro Nordeste de Museus Universitários 2025, que aconteceu nos dias 10 e 11 de junho, em Maceió (AL). Promovido pelas Universidades Federais de Alagoas (UFAL) e Pernambuco (UFPE), com apoio de museus e equipamentos culturais como a Pinacoteca, Usina Ciência, Museu de História Natural (MHN) e Museu Théo Brandão (MTB), o evento reuniu especialistas e representantes de instituições culturais para debater a situação dos museus universitários da região.
Entre os temas centrais do encontro, está a discussão sobre o Acórdão de 2019 do Tribunal de Contas da União (TCU), que trata da segurança dos prédios e acervos dos museus universitários, a formação de uma rede de cooperação e a promoção de cursos de capacitação, visando atender às exigências do Acórdão do TCU, além da elaboração de uma cartilha da Rede Universitária de Museus, apresentar um diagnóstico atualizado desses espaços e discutir um orçamento direcionado.
Carolina Gelmini participou da abertura oficial do evento e, em sua fala, destacou a importância da participação dos museus universitários na Pesquisa de Gestão de Riscos para os Museus Universitários. Realizada pelo Ibram com o apoio da Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários, a pesquisa tem como objetivo identificar os riscos mais frequentes nos museus universitários e subsidiar as ações implementadas pelos programas do Instituto, além de produzir conhecimento sobre o setor.
Para colaborar com a coleta de dados, museus universitários devem responder ao questionário online disponível em: Pesquisa de Gestão de Risco para Museus Universitários – MuseusBr até o dia 30 de junho de 2025. Os resultados serão apresentados e debatidos no Seminário sobre Fiscalização Museal que ocorrerá no 8º Fórum Permanente de Museus Universitários, em Fortaleza/CE, de 25 a 29 de agosto de 2025.