Notícias
Ibram e Museu da Vida Fiocruz realizam 1º Encontro Nacional de Associações de Amigos de Museus
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Museu da Vida da Fiocruz e a Associação dos Amigos do Museu da Vida realizaram o I Encontro Nacional de Associações de Amigos de Museus – trocando Experiências. O evento aconteceu de 10 a 12 de junho, de forma online e presencial, na cidade do Rio de Janeiro, e teve como objetivo promover a troca de experiências, o fortalecimento de redes e a inovação na gestão cultural, além da aproximação da sociedade civil com o poder público.
No primeiro dia do evento, integraram a mesa de abertura: Henilton Menezes, secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura (Minc); Fernanda Castro, presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram); Ana Carolina Gonzalez, chefe do Museu da Vida da Fiocruz; Diego Bevilacqua, presidente do Icom Brasil; e, José Henrique Araújo Bastos, diretor Institucional da Associação dos Amigos do Museu da Vida.
Fernanda Castro ressaltou a importância do apoio das associações de amigos de museus às instituições brasileiras e da relevância do evento. Logo após, Henilton Menezes apresentou a palestra Financiamento da Cultura Brasileira, explicando sobre a utilização da Leis Rouanet e Aldir Blanc.
No início da tarde, o diretor do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus (DDFEM/Ibram), Joel Santana, discorreu sobre as ações do Ibram de apoio ao fomento dos museus brasileiros, apresentou a Política de Economia de Museus, que está em vias de publicação, e mostrou, em primeira mão, o Boletim de Economia de Museus e Pontos de Memória.
Na manhã do segundo dia, a coordenadora de Economia e Sustentabilidade (CES/DDFEM/Ibram), Renata Passos, apresentou um painel sobre as legislações que abarcam as associações de amigos de museus e apresentou algumas pesquisas da coordenação referentes ao tema. Já no período da tarde, foi aberto um espaço de debate sobre o tema tratado durante a manhã, e logo após, os participantes realizaram uma visita guiada ao Museu da Vida Fiocruz.
O terceiro e último dia do evento, foi dedicado às associações de amigos de museus. Ana Carolina Gonzalez apresentou a experiência do Museu da Vida, com um passo-a-passo com orientações sobre como criar uma associação de amigos de museus e apresentou sua história. Já no período da tarde, houve a apresentação de outras duas associações de amigos consolidadas: a do Museu Nacional (RJ) e a do Museu de História Júlio de Castilhos (RS). Tais exposições foram uma oportunidade valiosa para a troca de experiências.
Como desdobramento, será elaborada uma carta com os encaminhamentos do evento, como a formação de uma rede de Associações de Amigos de Museus. A expectativa é que este seja o primeiro de outros eventos semelhantes, onde a sociedade civil, apoiada pelas instituições federais, possam contribuir para o fortalecimento dos museus brasileiros.