Notícias
Ibram lança nova marca e atualiza identidade visual
Em celebração aos 16 anos da organização, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), apresenta sua nova logomarca, marcando uma nova fase de transformação e crescimento. Na nova marca, a sigla “Ibram” permanece como um elemento essencial, agora posicionada no início da assinatura, destacando a identidade institucional. O icônico “M” foi mantido e potencializado. Agora, ele dá início à palavra “MUSEUS”, que ganha destaque e protagonismo para reforçar nosso compromisso com a diversidade cultural e a riqueza do patrimônio musealizado brasileiro.
O redesenho da marca original se deu após uma avaliação técnica que constatou a necessidade de uma maior identificação da marca com a missão da instituição. Buscou-se, portanto, uma imagem que facilitasse a diferenciação, memorização e conexão com o público e a identificação do órgão como o responsável pela Política Nacional de Museus no Brasil, garantindo o imediato reconhecimento da sua área de atuação.
O lançamento da nova identidade visual celebra o momento de expansão e fortalecimento do Ibram, que segue como uma instituição essencial no apoio e no desenvolvimento de museus em todo o Brasil. A nova logomarca será gradualmente implementada em todos os materiais de comunicação, incluindo publicações, site, redes sociais e eventos, a fim de garantir uma identidade unificada e moderna em todas as frentes.