Notícias
Ibram abre processo seletivo para duas funções na Auditoria Interna
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) publicou o Edital nº 1256/2025, que abre inscrições para duas oportunidades de Função Comissionada Executiva (FCE 1.04) na Auditoria Interna (Audin) do Instituto.
As vagas são destinadas a servidores públicos federais efetivos, com exercício nas cidades do Rio de Janeiro (Chefia da Seção de Auditoria Finalística) e Brasília (Chefia da Seção de Auditoria de Gestão). O processo seletivo é voltado à movimentação de servidores e ocorre conforme o artigo 93 da Lei nº 8.112/1990, a Lei nº 11.906/2009 e o Decreto nº 10.835/2021.
A Auditoria Interna do Ibram é responsável por examinar a conformidade dos atos administrativos e contribuir para a melhoria da governança, da gestão de riscos e dos controles internos. Atua de forma independente e objetiva, com foco em agregar valor às práticas institucionais e fortalecer a transparência e a probidade administrativa.
Sobre as vagas
A função de Chefe da Seção de Auditoria Finalística terá exercício no Rio de Janeiro, com possibilidade de teletrabalho total após seis meses de exercício presencial. Entre as atribuições estão a avaliação de riscos e controles internos, a realização de auditorias, o apoio na elaboração de relatórios anuais e o acompanhamento de recomendações da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU).
Já o cargo de Chefe da Seção de Auditoria de Gestão, com exercício em Brasília, prevê teletrabalho parcial após seis meses. As atividades incluem auditorias e consultorias relacionadas à gestão administrativa, orçamentária, financeira, contábil, patrimonial e de pessoal, além da proposição de melhorias e do acompanhamento de recomendações dos órgãos de controle.
Ambas as funções requerem formação de nível superior, preferencialmente com conhecimentos nas áreas de auditoria, análise de processos, avaliação de risco e controle, além de competências como comunicação, visão sistêmica e mentalidade digital.
Inscrições e etapas
As inscrições estão abertas até o dia 14 de novembro de 2025, exclusivamente pelo módulo “Currículo e Oportunidades” da plataforma SouGov.br.
O processo seletivo será composto por quatro etapas: inscrição, análise curricular, entrevista e publicação do resultado. As entrevistas ocorrerão entre 24 de novembro até o dia 04 de dezembro, e o resultado será divulgado no dia 05 de dezembro de 2025, também pelo SouGov.
Dúvidas poderão ser encaminhadas ao e-mail audin@museus.gov.br.