Notícias
Conheça melhor a Política Nacional de Educação Museal
Resultado de um processo que contou com ampla participação social, a Política Nacional de Educação Museal (PNEM) é uma orientação dirigida ao campo museal brasileiro para a realização de ações que fortaleçam este campo profissional e garantam condições mínimas para a realização de práticas educacionais nos museus e processos museais.
Instituído pela pela Portaria Nº 422, de 30 de novembro de 2017, depois revogada e revisada pela Portaria Nº 605, de 10 de agosto de 2021, esta política pública do Ibram reúne princípios, diretrizes e objetivos que foram definidos de forma colaborativa com consulta pública online, 23 encontros regionais e edições do Fórum Nacional de Museus.
Faz parte dela o Caderno da PNEM, publicação que traz um breve histórico da educação museal no Brasil, um resumo do processo de construção participativa da PNEM e conceitos-chave que devem guiar o trabalho nesta área.
De 6 a 8 de julho acontecerá em Cachoeira (BA) o I Encontro Nacional de Educação Museal (EMUSE), que vai reunir trabalhadores e instituições que atuam na educação museal no Brasil para debater sobre a PNEM e os desafios e estratégias para sua implementação nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Se você vai participar do EMUSE, ou simplesmente tem interesse pelo tema, não deixe de conferir o site da Política Nacional de Educação Museal, onde é possível conhecer melhor o que é a PNEM, seu histórico, princípios e diretrizes, além de acessar documentos, textos de referência, banco de projetos e glossário.