Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto Brasileiro de Museus - Ibram
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à informação
    • Institucional
      • Comitê Correcional - CCor
      • Estrutura organizacional
      • Competências
      • Base jurídica da estrutura organizacional e das competências
      • Principais cargos e respectivos ocupantes ("quem é quem")
      • Perfil Profissional
      • Horário de atendimento
      • Atos normativos
      • Sobre o órgão
      • Agenda de Autoridades
      • Programa de Gestão e Desempenho do Ibram
      • Galeria dos ex-presidentes
    • Ações e Programas
      • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Concessões de recursos financeiros ou renúncias de receitas
      • Governança
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de chamamento público
      • Outras ações
    • Auditorias
      • Prestação de contas
      • Rol de responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano anual de atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • Relatório anual de atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • Ações de supervisão, controle e correição
      • Relatórios de Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • Repasses e Transferências de recursos financeiros
    • Receitas e Despesas
      • Receita Pública
      • Quadro de detalhamento de programas
      • Quadro de execução de despesas
      • Despesas com diárias e passagens
      • Notas fiscais eletrônicas
      • Orçamento do Ibram
      • Execução orçamentária e financeira consolidada de despesas do Ibram
      • Execução de despesas do Ibram por classificação orçamentária
      • Documentos de execução da despesa pública do Ibram
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
      • Servidores do Ibram
      • Concursos Públicos
      • Empregados terceirizados
      • Estagiários
    • Informações Classificadas
      • Rol das informações classificadas em cada grau de sigilo
      • Rol das informações desclassificadas nos últimos doze meses
      • Formulários para pedido de desclassificação
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • Informações sobre Serviço de Informação ao CIdadão (SIC)
      • Modelo de formulário de solicitação de informação de informação e recurso
      • Link para a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (FALA.BR)
      • Relatório anual da Autoridade de Monitoramento
    • Perguntas Frequentes
      • FAQ – Como criar museus
      • FAQ – Cadastro Nacional de Museus
      • FAQ – Fomento e Financiamento
      • FAQ – Estágio e Concurso
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Processo Anual de Contas
    • Acordos de Cooperação Técnica
      • ACT - 2025
      • ACT - 2024
      • ACT - 2023
      • ACT - 2011
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
    • Tecnologia da Informação
      • Contratações de TI
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
  • Assuntos
    • Os Museus
      • Museus do Brasil
      • Acervos Online
    • Políticas do Setor Museal
      • Política de Economia de Museus e Pontos de Memória
      • Política Nacional de Museus
      • Estatuto de Museus
      • Política Nacional de Educação Museal - PNEM
      • Plano Nacional Setorial de Museus - PNSM
    • Notícias
      • Notícias 2015
      • Notícias 2014
      • Notícias 2013 e anos anteriores
    • Planos Museológicos - orientações para os museus
    • Legislação e Normas
      • Leis
      • Decretos
      • Portarias
      • Outros Instrumentos Normativos
      • Decreto nº 10.139/2019 - Atos normativos inferiores a Decreto
      • Ementários
    • Arquitetura de Museus
    • Serviços de Informação Digitais
  • Composição
    • Presidência
      • Gabinete
      • Assessoria de Relações Institucionais
      • Procuradoria Federal junto ao Ibram
      • Auditoria Interna
    • Departamento de Planejamento e Gestão Interna
      • Coordenação de Gestão de Pessoas
      • Coordenação de Orçamento, Finanças e Contabilidade
      • Coordenação de Recursos Logísticos e Licitações
      • Coordenação de Contratos
      • Coordenação de Infraestrutura
      • Coordenação de apoio à administração dos Museus Ibram
    • Departamento de Processos Museais
      • Coordenação de Educação e Formação Museal
      • Coordenação de Gestão de Riscos e Fiscalização Museal
      • Coordenação de Arquitetura e Acessibilidade em Espaços Museais
      • Coordenação de Museologia Social
    • Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus
      • Coordenação de Difusão e Promoção
      • Coordenação de Financiamento e Fomento
      • Coordenação de Economia e Sustentabilidade
      • Coordenação de diversificação de Receitas e Parcerias
    • Coordenação-Geral de Sistemas de Informação Museal
      • Coordenação de Tecnologia da Informação
      • Coordenação de Produção e Análise da Informação
      • Coordenação de Acervos
      • Coordenação de Arquitetura da Informação Museal
    • Museus Ibram
      • Museu Casa da Hera
      • Museu Casa da Princesa
      • Museu Casa de Benjamin Constant
      • Museu Casa Histórica de Alcântara
      • Museu da Abolição
      • Museu da Inconfidência
      • Museu da República
      • Museu das Bandeiras
      • Museu das Missões
      • Museu de Arte Sacra da Boa Morte
      • Museu de Arqueologia de Itaipu
      • Museu de Arte Religiosa e Tradicional
      • Museu de Arte Sacra de Paraty
      • Museu do Diamante
      • Museu do Ouro
      • Museu Forte Defensor Perpétuo
      • Museu Histórico Nacional
      • Museu Imperial
      • Museu Lasar Segall
      • Museu Nacional de Belas Artes
      • Museu Regional Casa dos Ottoni
      • Museu Regional de Caeté
      • Museu Regional de São João del-Rei
      • Museu Solar Monjardim
      • Museu Victor Meirelles
      • Museu Villa-Lobos
      • Museu Chácara do Céu
      • Museu do Açude
  • Museus Ibram
    • Museu Casa da Hera
    • Museu Casa da Princesa
    • Museu Casa de Benjamin Constant
    • Museu Casa Histórica de Alcântara
    • Museu da Abolição
    • Museu da Inconfidência
    • Museu da República
    • Museu das Bandeiras
    • Museu das Missões
    • Museu de Arte Sacra da Boa Morte
    • Museu de Arqueologia de Itaipu
    • Museu de Arte Religiosa e Tradicional
    • Museu de Arte Sacra de Paraty
      • Acesso à informação
      • Assuntos
      • Canais de Atendimento
      • Centrais de Conteúdo
    • Museu do Diamante
    • Museu do Ouro
    • Museu Forte Defensor Perpétuo
      • Acesso à informação
      • Assuntos
      • Canais de Atendimento
      • Centrais de Conteúdo
      • Redes sociais
    • Museu Histórico Nacional
    • Museu Imperial
    • Museu Lasar Segall
      • Acesso à informação
      • Assuntos
      • Canais de Atendimento
      • Centrais de Conteúdo
      • Redes sociais
    • Museu Nacional de Belas Artes
      • Acesso à Informação
      • Assuntos
      • Canais de Atendimento
      • Centrais de Conteúdo
      • Paisagens em Suspensão
    • Museu Regional Casa dos Ottoni
    • Museu Regional de Caeté
    • Museu Regional de São João del-Rei
    • Museu Solar Monjardim
    • Museu Victor Meirelles
    • Museu Villa-Lobos
    • Museus Castro Maya
    • Museu Regional de Caeté
      • Acesso à informação
      • Canais de Atendimento
      • Redes sociais
      • Notícias
  • Canais de Atendimento
    • Fale com o Ibram
    • Coordenação de Comunicação
      • Contatos
      • Logotipos
    • Ouvidoria
    • Mídias sociais
      • Facebook
      • Twitter
      • YouTube
      • Instagram
      • Spotify
    • Lei Geral de Proteção de Dados
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
      • Documentos
      • Livros
      • Guias e Manuais
      • Cadernos e Revistas
      • Relatórios e Pesquisas
    • Publicações Acessíveis
  • Serviços
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • WhatsApp telefone
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Legislação e Normas Outros Instrumentos Normativos Resolução Normativa Ibram nº 35, de 27 de novembro de 2025
Info

Resolução Normativa Ibram nº 35, de 27 de novembro de 2025

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 02/12/2025 10h59 Atualizado em 02/12/2025 11h42

RESOLUÇÃO NORMATIVA IBRAM Nº 35, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2025

Torna pública a aprovação da Política de Utilização de Espaços e da Tabela de Preços do Museu da Inconfidência,
conforme Instrução Normativa nº 1, de 11 de março de 2021.

 

A PRESIDENTA DA DIRETORIA COLEGIADA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS, no uso da atribuição que lhe confere o inciso I, do art. 9º, do Decreto nº 11.236, de 18 de outubro de 2022, em sua 110ª Reunião Ordinária, realizada em 17 de outubro de 2025, e considerando o processo administrativo SEI nº 01436.000233/2022-79, resolve: 

Art. 1º Fica pública a aprovação da Política de Utilização de Espaços e da Tabela de Preços do Museu da Inconfidência, nos termos da decisão da Diretoria Colegiada do Ibram, proferida na 110ª Reunião Ordinária, realizada em 17 de novembro de 2025, conforme os Anexos desta Resolução Normativa.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor 15 (quinze) dias após a data de sua publicação. 

FERNANDA SANTANA RABELLO DE CASTRO

Presidenta
Instituto Brasileiro de Museus

 

Brasília, 27 de novembro de 2025.
Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União (DOU), de 01 de dezembro de 2025 (clique aqui).

 

ANEXO I

 

POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS E TABELA DE PREÇOS

 

  1. APRESENTAÇÃO

1.1.          O Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, MG, dispõe de espaços para a realização de eventos que podem ser utilizados por instituições públicas, por particulares, tanto pessoas físicas, como empresas ou associações. A disponibilização destes espaços é uma forma de abertura do Museu para a comunidade. Ao mesmo tempo pode viabilizar recursos adicionais, importantes para a manutenção e desenvolvimento do Museu.

1.2.       Os espaços estão disponíveis para eventos de curta duração (até 30 dias), de natureza 1) cultural e técnico-científicos (ex.: congressos, seminários, convenções e conferências), 2) comercial (ex: produção de fotos publicitárias, filmagens, ações promocionais); 3) artístico (ex.: shows, peças teatrais, eventos musicais, lançamentos, filmes), 4) evento social (ex: formaturas, banquetes, almoços comemorativos, cerimônias, celebrações, coquetéis, confraternizações, casamentos, festas populares), 5) esportivo, 6) campanhas de conscientização, beneficentes e de cunho social.

1.3.       A atividade proposta será analisada pela Direção do Museu desde que não prejudique o atendimento ao público, não interfira na visitação ou no acervo exposto e na vizinhança, após análise e aprovação da Direção do Museu, a utilização poderá ser cobrada conforme a natureza, a pertinência do programa, o tempo e a dimensão da ação (vide tabela de preço abaixo).

1.4.       Esta avaliação deve levar em consideração o tamanho do espaço e suas demais características e, principalmente, o alinhamento do evento com os valores do museu, e sua contribuição para a efetivação das funções museais, a promoção e difusão do museu e de seu acervo e aprimoramento da relação com a comunidade. Para auxiliar o museu na decisão sobre ceder ou não o espaço, o interessado deverá informar todas as características do evento proposto.

1.5.          Os espaços disponíveis e todas as informações necessárias para utilização destes espaços podem ser encontradas neste documento. Também estamos à disposição na sede do Museu pelos telefones (61) 3521-4352 / (61) 3521-4353, ou e-mail procult.mdinc@museus.gov.br

1.6.          Propostas de utilização de espaço que impliquem em intervenções temporárias nas fachadas, deverão apresentar as devidas autorizações dos órgãos competentes, como IPHAN e Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

  1. ESPAÇOS DISPONÍVEIS PARA EVENTOS

2.1.         AUDITÓRIO:

2.1.1.  Auditório, com 90 lugares fixos. Possui palco com 6 metros de boca; 2,5m de profundidade; equipamentos de projeção audiovisual e púlpito. A entrada pode ser feita pela porta principal do Anexo I, rua Antônio Pereira, nº 33, Centro, Ouro Preto, ou ainda pela entrada do prédio do Anexo II, pelo próprio passeio, rua Antônio Pereira, nº 03, Centro, Ouro Preto.

2.1.2.   Banheiros públicos: 1 box feminino e 1 box masculino.

2.1.3.   Normalmente utilizado para lançamentos; seminários; pequenas atividades teatrais; reprodução de filmes; palestras; cursos; oficinas, workshops, reuniões e atividades educativas.

2.1.4.   As atividades podem ocorrer das 8h às 21h.

2.1.5. O espaço não contempla acessibilidade física, os passeios são de pedra Ouro Preto irregular (quartzito).

2.1.6. Não oferta vagas para estacionamento.

2.1.7. Sua área total é de aproximadamente 95.52m².

2.1.8. Capacidade: 90 pessoas sentadas e 10 em pé.

2.2. JARDIM ANEXO I

2.2.1. Espaço aberto, localizado no anexo I do MIN, acesso pela Rua Antônio Pereira, nº 03, Centro, Ouro Preto. Aberto à visitação pública.

2.2.2. Está disponível para eventos, como filmagens e tomadas fotográficas dentro do horário de visitação pública (das 08h às 18h).

2.2.3. Eventos sociais como coquetéis e celebrações fora do horário de visitação (das 18h às 22h). Há possibilidade de instalações promocionais interativas com o público.

2.2.4. Tem como espaço de apoio banheiro. Banheiros públicos: 1 box feminino e 1 box masculino. O acesso não utiliza escadas e os passeios são de pedra Ouro Preto irregular (quartzito).

2.2.5. O espaço contempla acessibilidade física, porém não oferta vagas para estacionamento público externo.

2.2.6. O espaço não apresenta mobiliário.

2.2.7. Sua área total é de aproximadamente 215.48 m².

2.2.8. A capacidade do espaço para eventos é estimada em 200 pessoas, sem mobiliário.

2.3. SALA MANOEL DA COSTA ATHAÍDE

2.3.1. Área interna, com cobertura.

2.3.2. Localizado no anexo I do MIN, acesso pela Rua Antônio Pereira, nº 33, Centro, Ouro Preto. Aberto à visitação pública de terça a domingo (das 10h às 18h).

2.3.3. Normalmente utilizado para lançamentos, oficinas, atividades educativas e exposições de curta duração.

2.3.4. Banheiro público: 1 box feminino e 1 box masculino.

2.3.5. O espaço não contempla acessibilidade física e não possui estacionamento.

2.3.6. O espaço não possui mobiliário.

2.3.7. Sua área total é de aproximadamente 95.52m².

2.3.8. A capacidade da sala para eventos é estimada em 95 pessoas, sem mobiliário.

2.4. PÁTIO EXTERNO ANEXO II

2.4.1. Área externa, sem cobertura.

2.4.2. Localizado no Anexo II do MIN, acesso a partir do Jardim do Anexo I, por escadas.

2.4.3. Está disponível para eventos, como filmagens e tomadas fotográficas dentro do horário comercial (das 08h às 18h).

2.4.4. Eventos sociais como coquetéis e celebrações fora do horário de visitação (das 18h às 22h). Há possibilidade de instalações promocionais interativas com o público.

2.4.5. Banheiro público: 1 box feminino e 1 box masculino.

2.4.6. O espaço não contempla acessibilidade física e não possui estacionamento.

2.4.7. O espaço não possui mobiliário.

2.4.8. Sua área total é de aproximadamente 56 m².

2.4.9. A capacidade da sala para eventos é estimada em 55 pessoas, sem mobiliário.

2.5. COPA ANEXO II

2.5.1. Espaço de apoio para serviços de catering ou buffet.

2.5.2. Localizado no Anexo II do MIN, acesso a partir do Pátio Externo do Anexo I, por escadas.

2.5.3. As normas de utilização devem seguir a Política de Gestão de Risco do MIN. Não sendo permitido o uso de chama (fogões a gás, maçaricos culinários etc.).

2.5.4. A cessão deste espaço é submetida à Política de Gestão de riscos do MIM e a análise dessa solicitação deve ocorrer em separado.

2.5.5. Banheiro público: 1 box feminino e 1 box masculino.

2.5.6. O espaço não contempla acessibilidade física e não possui estacionamento.

2.5.7. O espaço possui bancadas em alvenaria, 01 pia, bancos e mesas fixas.

2.5.8. Sua área total é de aproximadamente 20 m².

2.5.9. Os equipamentos presentes na Copa são de uso exclusivo das equipes do Museu da Inconfidência.

2.6. PÁTIO INTERNO - Prédio Principal

2.6.1. Espaço aberto, localizado no prédio de exposições do MIN, acesso pela Praça Tiradentes, 139, Centro, Ouro Preto. Aberto à visitação pública.

2.6.2. Está disponível para eventos, como filmagens e tomadas fotográficas, pequenas atividades teatrais; reprodução de filmes; palestras; cursos; oficinas, workshops, atividades educativas e de bem-estar, dentro do horário de visitação pública (das 08h às 18h).

2.6.3. Eventos sociais como coquetéis, celebrações shows musicais e peças teatrais fora do horário de visitação (das 18h às 22h). Há possibilidade de instalações promocionais interativas com o público.

2.6.4. Banheiro públicos: 1 box feminino e 1 box masculino.

2.6.5. Acessibilidade por rampa e os passeios são de pedra Ouro Preto irregular (quartzito).

2.6.6. O espaço contempla acessibilidade física, porém não oferta vagas para estacionamento público externo.

2.6.7. O espaço não apresenta mobiliário.

2.6.8. Sua área total é de aproximadamente 120 m².

2.6.9. A capacidade da sala para eventos é estimada em 200 pessoas, sem mobiliário.

2.7. ESTACIONAMENTO - Prédio Principal

2.7.1. Espaço aberto, localizado no prédio de exposições do MIN, acesso pela Praça Tiradentes, 139, Centro, Ouro Preto. Aberto à visitação pública.

2.7.2. Está disponível para eventos, como filmagens e tomadas fotográficas, pequenas atividades teatrais; reprodução de filmes; celebrações, shows musicais; peças teatrais; atividades educativas e de bem-estar, dentro do horário de visitação pública (das 08h às 18h), bem como fora do horário de visitação (das 18h às 22h). Há possibilidade de instalações promocionais interativas com o público.

2.7.3. Não há banheiros.

2.7.4. Calçamento em pedra irregular.

2.7.5. O espaço não contempla acessibilidade física e não oferta vagas para estacionamento público externo.

2.7.6. O espaço não apresenta mobiliário.

2.7.7. Sua área total é de aproximadamente 180 m².

2.7.8. A capacidade para eventos é estimada em 180 pessoas, sem mobiliário.

2.8. JARDIM - ANEXO III (Casa do Pilar)

2.8.1. Área externa, sem cobertura.

2.8.2. A entrada pode ser feita pela porta principal da Casa Setecentista do Pilar, do Museu da Inconfidência, pela Rua do Pilar, nº 78, Pilar, Ouro Preto.

2.8.3. Está disponível para eventos, como filmagens e tomadas fotográficas, pequenas atividades teatrais; reprodução de filmes; palestras; cursos; oficinas, workshops, atividades educativas e de bem-estar, dentro do horário de visitação pública (das 08h às 18h).

2.8.4. Eventos sociais como coquetéis, celebrações shows musicais e peças teatrais fora do horário de visitação (das 18h às 22h).

2.8.5. O acesso se dá por meio de escada. Banheiro público próximo.

2.8.6. O espaço não contempla acessibilidade para PCD e nem oferta vagas para estacionamento de público externo.

2.8.7. Área aproximada de 200 m².

2.8.8. Capacidade de 200 pessoas, sem mobiliário.

2.9. SALA 1º PAVIMENTO - Anexo III (Casa do Pilar)

2.9.1. Área interna, com cobertura.

2.9.2. A entrada pode ser feita pela porta principal da Casa Setecentista do Pilar, do Museu da Inconfidência, pela Rua do Pilar, nº 78, Pilar, Ouro Preto.

2.9.3. Está disponível para eventos, como filmagens e tomadas fotográficas, pequenas atividades teatrais; reprodução de filmes; palestras; cursos; oficinas, workshops, atividades educativas e de bem-estar, dentro do horário de visitação pública (das 08h às 18h).

2.9.4. Eventos sociais como coquetéis, celebrações, pequenos shows musicais e peças teatrais fora do horário de visitação (das 18h às 22h).

2.9.5. O acesso se dá por meio de escada. Banheiro público próximo.

2.9.6. O espaço não contempla acessibilidade para PCD e nem oferta vagas para estacionamento de público externo.

2.9.7. Área aproximada de 95 m².

2.9.8. Capacidade de 100 pessoas, sem mobiliário.

3. DATAS E HORÁRIOS DE UTILIZAÇÃO

3.1. As instalações estão disponíveis conforme dias e horários acima especificados, exceto nos seguintes períodos:

3.1.1. 15 de dezembro a 31 de janeiro;

3.1.2. na semana do Carnaval,

3.1.3. Semana Nacional de Museus e

3.1.4. Primavera dos Museus

3.2. Os horários de desenvolvimento do evento - montagem, realização e desmontagem - devem ser compatíveis com o funcionamento do museu e serão avaliados segundo a proposta do interessado.

4. DURAÇÃO DO EVENTO

4.1. O museu cede espaços de curta duração. Isto é, eventos que podem durar poucas horas, alguns dias ou o máximo de 30 (tinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período.

4.3. Não há limite mínimo para a duração do evento, sendo que o espaço pode ser reservado por algumas horas ou dias, obedecendo o prazo estabelecido no item acima.

4.3. A duração do evento compreende todo seu desenvolvimento – montagem, realização e desmontagem.

5. TIPOS DE EVENTO

5.1. Os espaços do museu estão disponíveis para eventos de diferentes naturezas, como:

I - técnico-científico (ex.: congressos, seminários, convenções e conferências);

II - comercial (ex.: produção de fotos publicitárias, filmagens, ações promocionais);

III - artístico (ex.: shows, peças teatrais, eventos musicais, lançamentos, filmes);

IV - social (ex.: formaturas, banquetes, almoços comemorativos, cerimônias, celebrações, coquetéis, confraternizações, casamentos, festas folclóricas);

V - esportivo;

VI - beneficente; e

VII - campanhas de conscientização.

5.2. Não são cedidos espaços para eventos de natureza político partidária.

6. TABELA DE PREÇOS

6.1. A utilização das instalações é cobrada segundo a Tabela de Preços do museu, como forma de obtenção de recursos adicionais importantes para sua manutenção e desenvolvimento.

6.2. O museu somente autoriza a utilização gratuita para eventos sem finalidade comercial, de natureza cultural, acadêmica ou científica, e considerados de interesse para o museu ou para o Instituto Brasileiro de Museus - Ibram. A gratuidade somente será possível para pessoas de direito público interno, órgãos e entidades públicas, e organizações não governamentais sem fins lucrativos.

TABELA DE PREÇOS - ESPAÇOS (R$)

Tipologia de Evento

Espaço

Diária R$

Meia Diária R$

Filmagens e Ensaios Fotográficos Externos

Pátio Prédio Principal

500,00

300,00

Filmagens e Ensaios Fotográficos

Jardim do Anexo I, Pátio Anexo II, Jardim Anexo III

500,00

300,00

Filmagens e Ensaios Fotográficos Internos

Prédio Principal, Anexo I, II e III

500,00

300,00

Técnico- Científico

Auditório, Sala Athaíde

2.000,00

1.200,00

Técnico- Científico

Sala Anexo III

2.000,00

1.200,00

Técnico- Científico

Jardim do Anexo I, Pátio Anexo II, Jardim Anexo III

700,00

420,00

Ações Institucionais/Comerciais/Branding

Jardim do Anexo I, Pátio Anexo II, Jardim Anexo III

700,00

420,00

Ações Institucionais/Comerciais/Branding

Pátio Prédio Principal

4.000,00

2.400,00

Ações Institucionais/Comerciais/Branding

Estacionamento

4.000,00

2.400,00

Ações Institucionais/Comerciais/Ativação/Branding

Auditório, Sala Anexo III

2.000,00

1.200,00

Eventos Sociais

Jardim Anexo I

700,00

420,00

Eventos Sociais

Auditório, Sala Anexo III

2.000,00

1.200,00

Eventos Sociais

Pátio Anexo I

500,00

300,00

Eventos Sociais

Pátio Prédio Principal

4.000,00

2.400,00

Artísticos e Culturais

Auditório

2.000,00

1.200,00

Artísticos e Culturais

Sala Athaíde

2.000,00

1.200,00

Artísticos e Culturais

Pátio Prédio Principal

4.000,00

2.400,00

Artísticos e Culturais

Estacionamento

4.000,00

2.400,00

Artísticos e Culturais

Sala Anexo III

2.000,00

1.200,00

Ações de bem-viver

Jardim Anexo I, Pátio Anexo II, Jardim Anexo III

700,00

420,00

Ações de bem-viver

Pátio Prédio Principal

4.000,0

2.400,00

Ações de bem-viver

Sala Anexo III

2.000,00

1.200,00

Apoio para catering e buffets

Copa

600,00

360,00

6.3. Sobre os valores base das diárias estão sujeitos às seguintes condições:

a) Desconto de 10% para eventos artísticos culturais gratuitos acima de 05 diárias;

b) Acréscimo de 20% para eventos com fins comerciais,

c)  Acréscimo de 15% quando houver cobrança de ingressos ou venda de convites.

6.4. Validade da Tabela de Preços - 12 meses a contar da data da publicação.

7. CÁLCULO DOS VALORES

7.1. O cálculo do pagamento pela utilização dos espaços compreende todo o período necessário para o desenvolvimento do evento, isto é, para montagem, realização e desmontagem do evento.

7.2. Os valores são calculados em diárias, que correspondem ao período superior a 12h e até 24h, ou meia diária, correspondendo a um período de até 12h horas.

8. COMO SOLICITAR A UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO

8.1. Para solicitar as instalações do museu para a realização de evento o interessado deve preencher o Formulário de Solicitação de Utilização de Espaço, disponível em https://forms.office.com/r/kXJrWXGNDs?origin=lprLink, ou na sede do museu.

8.2. Dependendo do porte e das características do evento, o museu poderá pedir informações ou documentos adicionais.

8.3. As Solicitações de Utilização de Espaços podem ser feitas a qualquer momento. Em caso de haver solicitações para uma mesma data, será atendida a que for realizada primeiro.

8.4. O Formulário de Solicitação de Utilização de Espaço e os documentos anexos serão a referência para o desenvolvimento do evento e para decisão sobre quaisquer assuntos relativos ao evento.

8.5. Aprovada a solicitação, ela será formalizada pela assinatura de Termo de Autorização e/ou Permissão de Utilização de Bem Imóvel.

8.6. Caso a solicitação não seja aprovada, o interessado poderá requerer a revisão da decisão, no prazo de dez dias.

9. FORMALIZAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO

9.1. A formalização da solicitação de utilização de espaços aprovada se dará pela assinatura do Termo de Autorização e/ou Permissão de Utilização de Bem Imóvel, pelo interessado e pelo Diretor do museu.

9.2. O Termo estabelece as características do evento, datas e prazos, as obrigações das partes, os valores e forma de pagamento, as condições de rescisão, e todos os aspectos necessários para dar segurança jurídica para o realizador do evento e para o museu.

9.3. O interessado também deverá tomar ciência do conteúdo da Instrução Normativa nº 1, de 11 de março de 2021, notadamente de seus capítulos VIII, IX e X. A IN está disponível no link: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/IN-Ibram-no-1-de-11-de-marco-de-2021.pdf

10. FORMAS E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

10.1. O valor relativo à utilização do espaço será informado pelo museu a partir da aplicação da Tabela de Preços.

10.2. Os valores, prazos e condições de pagamento constarão do Termo de Autorização/Permissão de Utilização de Bem Público Imóvel.

10.3. O pagamento deverá ser realizado preferencialmente mediante contrapartida em bens e serviços de interesse do museu, de valor equivalente ou mediante Guia de Recolhimento da União - GRU, que será gerada pelo Museu e disponibilizada para pagamento.

10.4. Os bens ou serviços deverão ser indicados e aprovados pelo museu. Se o valor da contrapartida for inferior ao valor devido pela utilização do espaço, deverá ser feita complementação por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União), não havendo reembolso da diferença, caso o valor da contrapartida seja superior ao valor a ser pago. Caso o museu não tenha interesse em bens e serviços no momento, o pagamento será feito integralmente através de uma GRU.

11. ACOMPANHAMENTO DO EVENTO

11.1. O museu indicará um servidor para acompanhar o desenvolvimento do evento.

11.2. O servidor indicado será responsável pelas orientações do museu, interlocução com os organizadores e esclarecimento de dúvidas, sem prejuízo da interlocução direta com a direção da unidade.

11.3. ÁREAS DE APOIO E PESSOAL: O Museu não disponibiliza espaço para estoque de materiais e pessoal de apoio para montagem, deslocamento de equipamentos e outros materiais.

12. CONTATOS

12.1. Caso deseje outras informações sobre a utilização das instalações do museu para eventos, por favor contate a Assessoria de Produção Cultural: procult.mdinc@museus.gov.br ou pelos telefones (61) 3521-4352 / (61) 3521-4353.

12.2. O Museu da Inconfidência reserva-se o direito de não permitir/autorizar a utilização de espaços de suas dependências para eventos de curta duração quando o evento se revelar incompatível com a estrutura, as condições operacionais, a missão, a imagem, a linha curatorial e a programação do museu, ou quando coloque em risco a conservação e segurança das pessoas, do acervo, dos bens patrimoniais móveis e imóveis, das dependências internas e externas da Unidade.

ANEXO II

 

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS

Solicitação nº ....../20....

PROCESSO Ibram nº .............................................. 

  1. CARACTERIZAÇÃO DO REQUERENTE:

Nome (pessoa física ou jurídica):

Nome do representante legal e cargo (se for o caso):

( ) Pessoa Física (particular) ( ) Pessoa Jurídica (empresa)

RG:

CPF/CNPJ:

Telefone de contato:

Endereço completo:

Telefone:

Celular:

Endereço Eletrônico (E-mail):

ÁREA(S) DO MUSEU OBJETO DA SOLICITAÇÃO:

Identificação da(s) área(s) do museu solicitada(s) para uso 

NOME DO EVENTO: (PODE SER EVENTO FULANO DE TAL, POR EXEMPLO)​

DESCRIÇÃO DO EVENTO, OBJETIVO, ATIVIDADES: 

CARACTERÍSTICAS DA SOLICITAÇÃO: ( ) Onerosa ( ) Gratuita

Justificativa para solicitação gratuita, se for o caso: 

DATA(S) E HORÁRIO(S) DE DESENVOLVIMENTO DO EVENTO:

PERIODO SOLICITADO (incluindo montagem, realização do evento e desmontagem):

Data: De: (horário de início) até: (horário de término)

Data: De: (horário de início) até: (horário de término)

QUANTIDADE TOTAL DE HORAS NECESSÁRIAS PARA DESENVOLVIMENTO DO EVENTO (incluindo montagem, realização do evento e desmontagem):

ESTIMATIVA DA QUANTIDADE DE PÚBLICO/PARTICIPANTES:

O EVENTO TERÁ ACESSO RESTRITO? ( ) Não ( ) Sim

HAVERÁ COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS OU SERVIÇOS NO EVENTO? ( ) Não ( ) Sim

EM CASO AFIRMATIVO, DESCREVER OS PRODUTOS OU SERVIÇOS?

OUTRAS OBSERVAÇÕES QUE CONSIDERE IMPORTANTES SOBRE O EVENTO: 

Classificação indicativa, se couber:

Quantidade estimada de pessoas para o desenvolvimento do evento:

DADOS DA SOLICITAÇÃO:

Gênero do evento:   ( ) Cultural ( ) Educacional ( ) Técnico-Científico ( ) Ambiental ( ) Recreativo/Social ( ) Esportivo ( ) Beneficente ( ) Religioso ( ) Familiar/Particular ( ) Comercial ( ) Empresarial/Corporativo ( ) Outro: ..........................................

Tipo de evento:

( ) A - Publicidade (Fotografia/Anúncio/ Marketing e Ação Promocional de empresa)

( ) B - Cinema e Televisão (Longa Metragem, Curta Metragem e Documentário, Novela/Série, etc)

( ) C - Lançamento de publicação, música e audiovisual, Exibição de filmes, Mostra de vídeos, Curso, Oficina, Fórum, Seminário, Congresso, Conferência, Palestra, Feira, Festival e afins

( ) D - Celebração, Casamento, Formaturas, Banquetes, Cerimônia, Encontro, Confraternização, Coquetel, Almoço/Jantar Comemorativo, Reunião Corporativa e afins

( ) E - Espetáculo, Show, Recital, Peça teatral e semelhantes

( ) F - Outro: ..............................................................................................................................

MONTAGEM

Tempo estimado em horas:

Responsável:

Telefone de contato:

DESMONTAGEM

Tempo estimado em horas:

Responsável:

Telefone de contato:

Data:

Hora início:

Hora término:

Data:

Hora início:

Hora término:

EVENTO

Tempo estimado em horas:

Responsável:

Telefone de contato:

Data:

Hora início:

Hora término:

Haverá necessidade de adaptação do espaço cedido? ( ) Não ( ) Sim

Qual?

Haverá utilização de equipamentos elétricos? ( ) Não ( ) Sim

Quais?

Haverá serviço de buffet com montagem de cozinha? ( ) Não ( ) Sim

Haverá atividades que gerem resíduos que requeiram cuidados especiais? ( ) Não ( ) Sim

Quais?

Haverá montagem de palco/tablados/arquibancadas/banheiros e outras estruturas desmontáveis? ( ) Não ( ) Sim

Haverá necessidade de espaço externo para unidade móvel de saúde, trailers, banheiros, caminhões de som e de luz, entre outros?

( ) Não ( ) Sim

Informe o número de:

Brigadistas ( ) Seguranças ( ) Pessoal de Limpeza ( ) UTI móvel para área externas ( )

Banheiros ( ) Trailers/Caminhões ( ) Outros ( ) .....................................

O evento fará uso de algum dos seguintes elementos? (fogo, água, fumaça, terra, areia ou outros elementos químicos) Se sim, favor especificar:

Anexar a este formulário a programação do evento.

  1. OBSERVAÇÕES*:

1: O AUTORIZANTE/PERMITENTE poderá solicitar previamente à autorização, que sejam anexados ao presente formulário, LAYOUT, PROJETO BÁSICO, LAUDOS TÉCNICOS E QUAISQUER OUTRAS INFORMAÇÕES OU DOCUMENTOS QUE CONSIDERE NECESSÁRIAS PARA A ADEQUADA AVALIAÇÃO.

2: O AUTORIZANTE/PERMITENTE avaliará se tem condições de receber o evento solicitado. Em caso positivo, as partes assinarão um Termo de AUTORIZAÇÃO/PERMISSÃO de Uso de Bem Público Imóvel, conforme modelo apresentado nos Anexos II e III da Instrução Normativa nº 1, de 11 de março de 2021.

  1. Por ocasião da assinatura do Termo de AUTORIZAÇÃO/PERMISSÃO de uso, deverá ser apresentada a documentação complementar ainda não fornecida ou estabelecidos os prazos para fornecimento.
  2. Em caso de indeferimento, o Requerente tem 10 dias, a partir da data acima mencionada, para entrar com recurso.
  3. Ao assinar este formulário o requerente declara que:

I - conhece, está de acordo e se obriga a atender todas as determinações, obrigações e responsabilidades da Instrução Normativa nº 1, de 11 de março de 2021, e da Política de Utilização de Espaços do museu;

II – não possui quaisquer impeditivos para assumir as obrigações previstas na Instrução Normativa nº 1, de 11 de março de 2021; e

III – realizou vistoria prévia e tem conhecimento da infraestrutura disponível na UM.

_____________________________________________

(Data/Cidade/Estado)

________________________________________

(Assinatura do Requerente)

________________________________________

(Assinatura do Autorizante e/ou Permitente)

  1. DOCUMENTAÇÃO ADICIONAL SOLICITADA*:
  2. PARA USO DO AUTORIZANTE E/OU PERMITENTE*

( ) DEFERIDO ( ) INDEFERIDO

 O requerimento acima foi indeferido em __/__/20__ pela seguinte razão: 

Adaptado ao Formulário eletrônico Anexo:

 

ANEXO III

 

TERMO DE PERMISSÃO DE UTILIZAÇÃO DE BEM PÚBLICO IMÓVEL

Atenção: Modificações neste TERMO, além dos campos assinalados, referentes à caracterização do Museu e seu diretor, à caracterização do evento, do Permissionário, do pagamento e dos prazos, implicam análise pela PROFER

Termo de Permissão de uso que o Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, por meio da sua unidade museológica Museu da Inconfidência, confere a ................, na forma abaixo estabelecida, para a realização do evento ...........

O INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS – IBRAM, autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, criada pela Lei nº 11.906, de 20 de janeiro de 2009, por intermédio da unidade museológica Museu da Inconfidência, doravante denominado Museu, inscrito no CNPJ sob o nº ............, com endereço na Rua ..........., cidade ............., no Estado ......................, CEP ............, neste ato representado por seu/sua Diretor(a) ...................., RG ................... e CPF ........................., nomeado(a) pela Portaria ................, por força da Portaria Ibram nº 18, de 7 de dezembro de 2020, doravante denominado simplesmente Diretor/a do museu, concede a nome do permissionário, qualificação e endereço completos, no caso de pessoa jurídica indicar e qualificar o representante legal doravante denominado(a) simplesmente PERMISSIONÁRIO por meio do presente TERMO, a PERMISSÃO DE USO DE BEM PÚBLICO IMÓVEL, a título oneroso, unilateral e precário, tendo em vista o contido no Processo SEI Nº ................., na Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009 , na Lei nº 9.636, de 15 de maio de 1998 e mediante as cláusulas abaixo descritas.

CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO E DA FINALIDADE DE USO

 

1.1 Constitui objeto do presente TERMO a permissão de uso de espaço do MUSEU, para a realização do evento denominado ..................., a ser realizado entre os dias ...... e .........., nos termos da Resolução Normativa Ibram nº 35, de 27 de novembro de 2025 e na Tabela de Preços Públicos vigente do Museu, publicada em www...........................

1.2 As características de organização, planejamento, promoção e execução de eventos, elaboração e fornecimento de infraestrutura no que se refere ao uso de espaço físico, com mobiliário necessário e adequado, fornecimento de layout ou design para estandes, ou feiras, compreendendo a montagem, desmontagem, limpeza, manutenção, instalações elétricas, hidráulicas, de equipamentos e outros serviços correlatos, localização, abrangência e logística do evento deverão estar em conformidade com o especificado no FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE ESPAÇO, e seus anexos, deferido pelo Permitente, que passam a integrar o presente TERMO.

1.3 A Permissão de uso objeto do presente TERMO é concedida a título precário, podendo o Permitente restringir ou alterar as condições de uso aqui previstas, unilateralmente, de acordo com a necessidade ou o interesse público.

CLÁUSULA SEGUNDA – DA SEGURANÇA

2.1 Os profissionais envolvidos na organização, montagem e desmontagem do evento, que não pertençam ao quadro do Museu, deverão circular com identificação, bem como respeitar as normas e procedimentos estabelecidos para a utilização das dependências do Museu.

2.2 Deverá ser encaminhada ao Museu, previamente à montagem do evento, a lista com nome completo, números do CPF e da Carteira de Identidade de todos que trabalharão no evento, especificando a etapa do trabalho: montagem, realização e desmontagem.

2.3 O permissionário deverá apresentar os documentos solicitados até às .... h do dia ...../...../....., sendo que o evento não terá início e poderá ser cancelado se esses documentos não forem apresentados, não cabendo indenização ou qualquer outra forma remuneratória ou compensatória para o Permissionário.

2.4 O Museu não se responsabiliza por materiais deixados no local após o evento, como também, não se responsabiliza pela perda, furto, roubo ou dano causado por terceiros aos bens do PERMISSIONÁRIO ou dos participantes do evento.

CLÁUSULA TERCEIRA - DAS BENFEITORIAS

3.1 Fica acordado que quaisquer benfeitorias feitas pelo Permissionário não darão ao primeiro nenhum direito de ressarcimento, indenização, compensação ou qualquer outra forma remuneratória ou compensatória por parte do Permitente, tornando-se as benfeitorias parte integrante do espaço cedido.

CLÁUSULA QUARTA – DOS CUSTOS

4.1 Fica estabelecido o pagamento no valor de R$ ....................... (........................) pelo uso do espaço com a finalidade descrita no item 1.1, incluindo o período de montagem e desmontagem do evento.

OU

4.2 Fica estabelecido o pagamento de custos excepcionais relacionados à segurança, limpeza, energia elétrica, água, outros, se for o caso no valor de R$ ................................. (.....................). (Atenção: este item pode ser excluído caso não haja cobrança de custos excepcionais)

4.3 O pagamento será realizado por meio de recolhimento para o Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, via GRU – Guia de Recolhimento da União, que será gerada pelo Museu e disponibilizada para pagamento pelo Permissionário, devendo o comprovante de pagamento ser enviado ao Museu para registro, no valor de R$ .................. (...................................). (Atenção: este item será excluído no caso não haver pagamento mediante GRU pela utilização do espaço e de custos excepcionais)

4.4 O pagamento será realizado por meio de contrapartida, no valor de R$ ............. (.....................), que se dará na forma de: (Atenção: este item pode assumir o valor de R$ 0,00 (zero reais) caso o evento seja totalmente pago mediante GRU) (especificar o(s) objeto(s) da contrapartida, em bens e/ou serviços economicamente mensuráveis),

4.5 O(s) objeto(s) de contrapartida, relacionado(s) no item 4.4, que passará(ão) a integrar o patrimônio do Ibram, no valor de R$ ............. (.....................), conforme nota(s) fiscal(is)/recibo(s) a serem entregues ao PERMISSIONÁRIO.

4.6 O Termo de Permissão de Uso de Bem Público Imóvel somente terá validade a partir da efetiva compensação do pagamento da GRU ou da entrega da contrapartida em bens e/ou serviços economicamente mensuráveis de interesse do museu.

4.7 Os pagamentos ou entrega da contrapartida, com a(as) respectiva(s) nota(s) fiscal(is)/recibo(s), deverão ser efetuados com a antecedência mínima de ......... dias úteis da disponibilização da área, sob pena de revogação da Permissão de Uso.

CLAÚSULA QUINTA – DO ACOMPANHAMENTO DA REALIZAÇÃO DO EVENTO

5.1 O acompanhamento do cumprimento dos requisitos da permissão objeto do presente termo, bem como da adequada utilização do espaço cedido será realizada pelo(s) servidor(es) ...................................., SIAPE .................. aqui designado(s), que poderá(ão) tomar as medidas necessárias para a realização a contento do objeto do presente termo.

CLAÚSULA SEXTA – DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E DA REVOGAÇÃO

 

6.1 As sanções referentes à execução do presente Termo são aquelas previstas no Art. 36 da Instrução Normativa nº 1, de 11 de março de 2021.

6.2 O presente Termo de Permissão poderá ser revogado nos casos previstos nos Arts. 31 a 35 da Instrução Normativa nº 1, de 11 de março de 2021.

 

CLÁUSULA SÉTIMA – DA VALIDADE E DA VIGÊNCIA

7.1 A validade do presente TERMO está condicionada à expressa concordância do PERMISSIONÁRIO.

7.2 O prazo de vigência deste TERMO é de ...... (...........) dias, com início na data de .../..../20.... e encerramento em .../..../20.... , incluindo o tempo necessário à montagem e desmontagem de toda a estrutura necessária ao evento.

CLÁUSULA OITAVA – DO FORO

8.1 Fica definido o foro da Seção Judiciária Federal de ............................ para dirimir os eventuais litígios que decorrerem da execução do presente TERMO que não possam ser compostos administrativamente.

......................, ...... de ................. de 20....

__________________________________________

PERMITENTE

DE ACORDO:

_________________________________________

PERMISSIONÁRIO

TESTEMUNHAS:

1- _________________________ (nome e CPF)

2- _________________________ (nome e CPF)

 

ANEXO IV

 

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE BEM PÚBLICO IMÓVEL

 

Atenção: Modificações neste TERMO, além dos campos assinalados, referentes à caracterização do Museu e seu diretor, à caracterização do evento, do Autorizatário e dos prazos, implicam análise pela PROFER

 

Termo de Autorização de uso que o Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, por meio da sua unidade museológica Museu da Inconfidência, confere a ................, na forma abaixo estabelecida, para a realização do evento ...........

O INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS – IBRAM, autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, criada pela Lei nº 11.906, de 20 de janeiro de 2009, por intermédio da unidade museológica Museu da Inconfidência, doravante denominado Museu, inscrito no CNPJ sob o nº ............, com endereço na Rua ..........., cidade ............., no estado ......................, CEP ............, neste ato representado por seu/sua Diretor(a) ...................., RG ................... e CPF ........................., nomeado(a) pela Portaria ................, por força da Portaria Ibram nº 18, de 7 de dezembro de 2020, doravante denominado simplesmente Diretor do museu, concede ao nome do autorizatário, (qualificação e endereço completos, no caso de pessoa jurídica indicar e qualificar o representante legal), doravante denominado(a) simplesmente AUTORIZATÁRIO por meio do presente TERMO, a AUTORIZAÇÃO DE USO DE BEM PÚBLICO IMÓVEL, a título gratuito, unilateral e precário, tendo em vista o contido no Processo SEI Nº ................., na Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009 , na Lei nº 9.636, de 15 de maio de 1998 e mediante as cláusulas abaixo descritas.

 

CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO E DA FINALIDADE DE USO

1.1 Constitui objeto do presente TERMO a autorização de uso de espaço do MUSEU, para a realização do evento denominado ..................., a ser realizado entre os dias ...... e .........., nos termos da Resolução Normativa Ibram nº 35, de 27 de novembro de 2025 e na Tabela de Preços Públicos vigente do Museu, publicada em www............................

1.2 As características de organização, planejamento, promoção e execução de eventos, elaboração e fornecimento de infraestrutura no que se refere ao uso de espaço físico, com mobiliário necessário e adequado, fornecimento de layout ou design para estandes, ou feiras, compreendendo a montagem, desmontagem, limpeza, manutenção, instalações elétricas, hidráulicas, de equipamentos e outros serviços correlatos, localização, abrangência e logística do evento deverão estar em conformidade com o especificado no FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE ESPAÇO, e seus anexos, deferido pelo Autorizante, que passam a integrar o presente TERMO.

1.3 A Autorização de uso objeto do presente TERMO é concedida a título precário, podendo o Autorizante restringir ou alterar as condições de uso aqui previstas, unilateralmente, de acordo com a necessidade ou o interesse público.

 

CLÁUSULA SEGUNDA – DA SEGURANÇA

2.1 Os profissionais envolvidos na organização, montagem e desmontagem do evento, que não pertençam ao quadro do Museu, deverão circular com identificação, bem como respeitar as normas e procedimentos estabelecidos para a utilização das dependências do Museu.

2.2 Deverá ser encaminhada ao Museu, previamente à montagem do evento, a lista com nome completo, números do CPF e da Carteira de Identidade de todos que trabalharão no evento, especificando a etapa do trabalho: montagem, realização e desmontagem.

2.3 O autorizatário deverá apresentar os documentos solicitados até às .... h do dia ...../...../....., sendo que o evento não terá início e poderá ser cancelado se esses documentos não forem apresentados, não cabendo indenização ou qualquer outra forma remuneratória ou compensatória para o Autorizatário.

2.4 O Museu não se responsabiliza por materiais deixados no local após o evento, como também, não se responsabiliza pela perda, furto, roubo ou dano causado por terceiros aos bens do Autorizatário ou dos participantes do evento;

CLÁUSULA TERCEIRA - DAS BENFEITORIAS

3.1 Fica acordado que quaisquer benfeitorias feitas pelo Autorizatário não darão ao primeiro nenhum direito de ressarcimento, indenização, compensação ou qualquer outra forma remuneratória ou compensatória por parte do Autorizante, tornando-se as benfeitorias parte integrante do espaço cedido.

CLAÚSULA QUARTA – DO ACOMPANHAMENTO DA REALIZAÇÃO DO EVENTO

4.1 O acompanhamento do cumprimento dos requisitos da Autorização de uso objeto do presente termo, bem como da adequada utilização do espaço cedido será realizada pelo(s) servidor(es) ...................................., SIAPE .................. aqui designado(s), que poderá(ão) tomar as medidas necessárias para a realização a contento do objeto do presente termo.

CLAÚSULA QUINTA – DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E DA REVOGAÇÃO

5.1 As sanções referentes à execução do presente Termo são aquelas previstas no Art. 36 da Instrução Normativa nº 1, de 11 de março de 2021.

5.2 O presente Termo de Autorização de uso poderá ser revogado nos casos previstos nos Arts. 31 a 35 da Instrução Normativa nº 1, de 11 de março de 2021.

CLÁUSULA SEXTA – DA VALIDADE E DA VIGÊNCIA

6.1 A validade do presente TERMO está condicionada à expressa concordância do AUTORIZATÁRIO.

6.2 O prazo de vigência deste TERMO é de ...... (...........) dias, com início na data de .../..../20.... e encerramento em .../..../20.... , incluindo o tempo necessário à montagem e desmontagem de toda a estrutura necessária ao evento.

CLÁUSULA SÉTIMA – DO FORO

7.1 Fica definido o foro da Seção Judiciária Federal de ............................ para dirimir os eventuais litígios que decorrerem da execução do presente TERMO que não possam ser compostos administrativamente.

......................, ...... de ................. de 20....

__________________________________________

AUTORIZANTE

________________________________________

AUTORIZATÁRIO

TESTEMUNHAS:

_________________________ (nome e CPF)

_________________________ (nome e CPF)

ANEXO V

 

MODELO DE EXTRATO DE TERMO DE AUTORIZAÇÃO/PERMISSÃO DE UTILIZAÇÃO DE BEM PÚBLICO IMÓVEL

 

(para publicação no Boletim de Serviços Eletrônico do Ibram)

( ) PESSOA FÍSICA ( ) PESSOA JURÍDICA

PROCCESSO SEI Nº xx/20xx

DADOS DO AUTORIZATÁRIO/PERMISSIONÁRIO (representante legal da empresa, pessoa delegada pelo representante legal e cargo, no caso de pessoa jurídica)

Nome completo:

RG/CPF:

Residente à:

DADOS DA EMPRESA (no caso de pessoa jurídica)

Instituição Requerente:

CNPJ:

Endereço:

DADOS DA SOLICITAÇÃO:

Objeto (localização, descrição da área do museu desejada para uso):

Nome do evento:

Objetivo, finalidade e outros detalhes:

Data e horário de realização do evento:

Quantidade estimada de público/participantes esperado:

VALOR: (informar o valor do pagamento ou da contrapartida, ou anotar ‘Não Onerosa’ em caso de cessão gratuita):

 

ANEXO VI

 

MODELO DE LAUDO DE VISTORIA

 

Solicitação nº ....../20....

PROCESSO Ibram nº ..............................................

O presente laudo é parte integrante do TERMO DE AUTORIZAÇÃO E/OU PERMISSÃO DE UTILIZAÇÃO DE BEM PÚBLICO IMÓVEL.

Pelo presente, declaram o AUTORIZANTE/PERMITENTE E AUTORIZATÁRIO/PERMISSIONÁRIO, que o espaço acima indicado se encontra em bom estado de conservação, com todos os acessórios em prefeito estado de funcionamento e conservação, sendo que dessa forma o AUTORIZATÁRIO/PERMISSIONÁRIO se compromete a devolvê-lo no mesmo estado, findo o prazo acordado, independente de vistoria final.

1) PINTURA E ACABAMENTOS: Pintura ________ com tina ________ . Todas as paredes ________ , teto, portas e janelas se encontram com a pintura ________ , na cor ________ . Existem rodapés em _____________ em estado de conservação _______ .

Observações:

2) ELÉTRICA: Toda rede elétrica, incluindo tomadas, lâmpadas e saídas de energia encontram-se completamente instalados, em bom estado de conservação e funcionamento. O local conta com ___ luminárias, em estado de conservação ________ .

Observações:

3) TRINCOS e FECHADURAS: Em bom estado de conservação. Tais acessórios estão em perfeito funcionamento, sem arranhões, defeitos ou dificuldade no seu manuseio.

Observações:

4) PISOS E AZULEJOS: Todos os pisos e azulejos estão em bom estado de conservação, sem nenhum azulejo quebrado, trincado ou arranhado.

Observações:

5) VIDRAÇAS e JANELAS: Todas as janelas, persianas, basculantes e vidros estão em perfeitas condições, não apresentam nenhum defeito, trincado, arranhões ou dificuldades no manuseio.

Observações:

6) TELHADO: O teto do imóvel se encontra em boas condições, sem infiltrações, vazamentos ou goteiras.

Observações:

7) HIDRÁULICA: Toda rede hidráulica encontra-se em bom estado de conservação e funcionamento, sem entupimentos, vazamentos ou infiltrações aparentes.

Observações:

8) AR CONDICIONADO: O equipamento de ar condicionado presente no espaço é de ________ , ________ , em perfeito estado de funcionamento;

Observações:

9) DEMAIS ACESSÓRIOS E BENS: Fazem parte do espaço os seguintes acessórios:

Observações:

10) JARDINS E PAISAGISMO: Os jardins encontram-se em boas condições, sem áreas a descoberto de vegetação, com todos os canteiros devidamente plantados e os passeios em condições de uso.

Observações:

11) LIMPEZA: O espaço encontra-se em perfeito estado de limpeza, sem vestígios de pintura, poeira ou sujeira

Observações:

SEMPRE QUE POSSÍVEL, ANEXAR FOTOS DO ESPAÇO QUE ILUSTREM O ESTADO DE CONSERVAÇÃO E EVENTUAIS OBSERVAÇÕES.

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à informação
    • Institucional
      • Comitê Correcional - CCor
      • Estrutura organizacional
      • Competências
      • Base jurídica da estrutura organizacional e das competências
      • Principais cargos e respectivos ocupantes ("quem é quem")
      • Perfil Profissional
      • Horário de atendimento
      • Atos normativos
      • Sobre o órgão
      • Agenda de Autoridades
      • Programa de Gestão e Desempenho do Ibram
      • Galeria dos ex-presidentes
    • Ações e Programas
      • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Concessões de recursos financeiros ou renúncias de receitas
      • Governança
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de chamamento público
      • Outras ações
    • Auditorias
      • Prestação de contas
      • Rol de responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano anual de atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • Relatório anual de atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • Ações de supervisão, controle e correição
      • Relatórios de Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • Repasses e Transferências de recursos financeiros
    • Receitas e Despesas
      • Receita Pública
      • Quadro de detalhamento de programas
      • Quadro de execução de despesas
      • Despesas com diárias e passagens
      • Notas fiscais eletrônicas
      • Orçamento do Ibram
      • Execução orçamentária e financeira consolidada de despesas do Ibram
      • Execução de despesas do Ibram por classificação orçamentária
      • Documentos de execução da despesa pública do Ibram
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
      • Servidores do Ibram
      • Concursos Públicos
      • Empregados terceirizados
      • Estagiários
    • Informações Classificadas
      • Rol das informações classificadas em cada grau de sigilo
      • Rol das informações desclassificadas nos últimos doze meses
      • Formulários para pedido de desclassificação
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • Informações sobre Serviço de Informação ao CIdadão (SIC)
      • Modelo de formulário de solicitação de informação de informação e recurso
      • Link para a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (FALA.BR)
      • Relatório anual da Autoridade de Monitoramento
    • Perguntas Frequentes
      • FAQ – Como criar museus
      • FAQ – Cadastro Nacional de Museus
      • FAQ – Fomento e Financiamento
      • FAQ – Estágio e Concurso
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Processo Anual de Contas
    • Acordos de Cooperação Técnica
      • ACT - 2025
      • ACT - 2024
      • ACT - 2023
      • ACT - 2011
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
    • Tecnologia da Informação
      • Contratações de TI
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
  • Assuntos
    • Os Museus
      • Museus do Brasil
      • Acervos Online
    • Políticas do Setor Museal
      • Política de Economia de Museus e Pontos de Memória
      • Política Nacional de Museus
      • Estatuto de Museus
      • Política Nacional de Educação Museal - PNEM
      • Plano Nacional Setorial de Museus - PNSM
    • Notícias
      • Notícias 2015
      • Notícias 2014
      • Notícias 2013 e anos anteriores
    • Planos Museológicos - orientações para os museus
    • Legislação e Normas
      • Leis
      • Decretos
      • Portarias
      • Outros Instrumentos Normativos
      • Decreto nº 10.139/2019 - Atos normativos inferiores a Decreto
      • Ementários
    • Arquitetura de Museus
    • Serviços de Informação Digitais
  • Composição
    • Presidência
      • Gabinete
      • Assessoria de Relações Institucionais
      • Procuradoria Federal junto ao Ibram
      • Auditoria Interna
    • Departamento de Planejamento e Gestão Interna
      • Coordenação de Gestão de Pessoas
      • Coordenação de Orçamento, Finanças e Contabilidade
      • Coordenação de Recursos Logísticos e Licitações
      • Coordenação de Contratos
      • Coordenação de Infraestrutura
      • Coordenação de apoio à administração dos Museus Ibram
    • Departamento de Processos Museais
      • Coordenação de Educação e Formação Museal
      • Coordenação de Gestão de Riscos e Fiscalização Museal
      • Coordenação de Arquitetura e Acessibilidade em Espaços Museais
      • Coordenação de Museologia Social
    • Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus
      • Coordenação de Difusão e Promoção
      • Coordenação de Financiamento e Fomento
      • Coordenação de Economia e Sustentabilidade
      • Coordenação de diversificação de Receitas e Parcerias
    • Coordenação-Geral de Sistemas de Informação Museal
      • Coordenação de Tecnologia da Informação
      • Coordenação de Produção e Análise da Informação
      • Coordenação de Acervos
      • Coordenação de Arquitetura da Informação Museal
    • Museus Ibram
      • Museu Casa da Hera
      • Museu Casa da Princesa
      • Museu Casa de Benjamin Constant
      • Museu Casa Histórica de Alcântara
      • Museu da Abolição
      • Museu da Inconfidência
      • Museu da República
      • Museu das Bandeiras
      • Museu das Missões
      • Museu de Arte Sacra da Boa Morte
      • Museu de Arqueologia de Itaipu
      • Museu de Arte Religiosa e Tradicional
      • Museu de Arte Sacra de Paraty
      • Museu do Diamante
      • Museu do Ouro
      • Museu Forte Defensor Perpétuo
      • Museu Histórico Nacional
      • Museu Imperial
      • Museu Lasar Segall
      • Museu Nacional de Belas Artes
      • Museu Regional Casa dos Ottoni
      • Museu Regional de Caeté
      • Museu Regional de São João del-Rei
      • Museu Solar Monjardim
      • Museu Victor Meirelles
      • Museu Villa-Lobos
      • Museu Chácara do Céu
      • Museu do Açude
  • Museus Ibram
    • Museu Casa da Hera
    • Museu Casa da Princesa
    • Museu Casa de Benjamin Constant
    • Museu Casa Histórica de Alcântara
    • Museu da Abolição
    • Museu da Inconfidência
    • Museu da República
    • Museu das Bandeiras
    • Museu das Missões
    • Museu de Arte Sacra da Boa Morte
    • Museu de Arqueologia de Itaipu
    • Museu de Arte Religiosa e Tradicional
    • Museu de Arte Sacra de Paraty
      • Acesso à informação
      • Assuntos
      • Canais de Atendimento
      • Centrais de Conteúdo
    • Museu do Diamante
    • Museu do Ouro
    • Museu Forte Defensor Perpétuo
      • Acesso à informação
      • Assuntos
      • Canais de Atendimento
      • Centrais de Conteúdo
      • Redes sociais
    • Museu Histórico Nacional
    • Museu Imperial
    • Museu Lasar Segall
      • Acesso à informação
      • Assuntos
      • Canais de Atendimento
      • Centrais de Conteúdo
      • Redes sociais
    • Museu Nacional de Belas Artes
      • Acesso à Informação
      • Assuntos
      • Canais de Atendimento
      • Centrais de Conteúdo
      • Paisagens em Suspensão
    • Museu Regional Casa dos Ottoni
    • Museu Regional de Caeté
    • Museu Regional de São João del-Rei
    • Museu Solar Monjardim
    • Museu Victor Meirelles
    • Museu Villa-Lobos
    • Museus Castro Maya
    • Museu Regional de Caeté
      • Acesso à informação
      • Canais de Atendimento
      • Redes sociais
      • Notícias
  • Canais de Atendimento
    • Fale com o Ibram
    • Coordenação de Comunicação
      • Contatos
      • Logotipos
    • Ouvidoria
    • Mídias sociais
      • Facebook
      • Twitter
      • YouTube
      • Instagram
      • Spotify
    • Lei Geral de Proteção de Dados
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
      • Documentos
      • Livros
      • Guias e Manuais
      • Cadernos e Revistas
      • Relatórios e Pesquisas
    • Publicações Acessíveis
  • Serviços
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • WhatsApp telefone
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca