Notícias
Cooperação Técnica
Corregedoria do Ministério da Fazenda firma protocolo de intenções com órgãos ambientais
No dia 27 de fevereiro de 2025, em Brasília, a Corregedoria do Ministério da Fazenda (COGER/MF) firmou protocolo de intenções com as corregedorias do Ministério do Meio Ambiente e Clima (MMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O encontro, realizado na sede da COGER/MF, teve como objetivo fortalecer a cooperação entre as instituições, promovendo a integração para capacitação técnica e institucional das corregedorias.
O principal objetivo do protocolo é criar um ambiente de colaboração mútua, por meio de ações integradas que incluem troca de experiências, informações e tecnologias. Com foco na capacitação das equipes, o acordo visa também ao desenvolvimento institucional e à melhoria das práticas correcionais, garantindo maior eficiência na gestão pública.
A reunião contou com a participação da corregedora do Ministério da Fazenda, Patrícia Parente; o corregedor do IBAMA, Gilberto Ricardi; o corregedor do MMA, Natanai Carvalho; e o corregedor do ICMBio, José Ernane de Castro. Durante o encontro, a corregedora Patrícia Parente fez a apresentação do Relatório de Gestão da COGER/MF, destacando as principais ações e resultados alcançados em 2024.
Patrícia Parente abordou a estrutura organizacional da Corregedoria do Ministério da Fazenda, as ferramentas de gestão utilizadas, as capacitações realizadas e os conteúdos de referência desenvolvidos para as atividades correcionais. Além disso, ela enfatizou a importância das ações de conscientização implementadas pela COGER/MF, que agora serão compartilhadas com as demais corregedorias, reforçando a colaboração interinstitucional.
A Corregedoria do Ministério da Fazenda busca reforçar sua missão de promover ações de prevenção e correição. As ações integradas visam não apenas otimizar os processos, mas também criar um ambiente de constante aprendizado e evolução nas práticas de gestão pública e correcional.