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Secretaria de Transparência realiza lives de capacitação sobre novo Fala.BR

Cerca de 985 servidores de 268 órgãos federais foram treinados sobre funcionalidades e mudanças da ferramenta que substituirá o e-SIC
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Publicado em 29/07/2020 15h26 Atualizado em 03/11/2022 15h17
Secretaria de Transparência realiza lives de capacitação sobre novo Fala.BR

Treinamento a distância foi realizado no formato de live, por meio da plataforma Microsoft Teams, oferecendo quatro turmas em diferentes datas, com a última acontecendo no dia 23 de julho de 2020

A Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC) realizou, nas últimas duas semanas, capacitações online destinadas a 268 órgãos e entidades federais sobre o novo Fala.BR (Módulo Acesso à Informação). A ação reuniu cerca de 985 servidores que atuam nas equipes dos Serviços de Informações ao Cidadão (SICs) – autoridades de monitoramento e respondentes – para apresentar as novidades e funcionalidades do sistema.

Com o objetivo de promover um espaço de conhecimento entre os SICs e alcançar o maior número de pessoas, o treinamento a distância foi realizado no formato de live, por meio da plataforma Microsoft Teams, oferecendo quatro turmas em diferentes datas, com a última acontecendo no dia 23 de julho de 2020.

A abertura dos eventos foi conduzida pelo diretor de Transparência e Controle Social, Otávio Neves, que destacou as melhorias do sistema que substituirá o e-SIC, com previsão de lançamento na última semana de agosto. “O e-SIC foi fundamental para o sucesso da Lei de Acesso à Informação (LAI) nesses oito anos de vigência. Por isso, não estamos medindo esforços para que a transição para o Fala.BR seja a mais segura possível, garantindo o ótimo serviço prestado pela CGU a todos os usuários”, afirmou.

Já a apresentação do conteúdo e ambiente de gestão do Fala.BR ficou a cargo da equipe da Coordenação-Geral de Governo Aberto, sendo conduzida pelo servidor José Carlos Barbosa. O treinamento foi dividido em três blocos: Cadastro de Servidor e Atualização do Cadastro do SIC; Pedidos: Como Consultar, Responder, Prorrogar e Alterar Tipo; Recursos, Sistema de Transparência Ativa (STA) e Relatórios”. Ao final de cada bloco, os participantes puderam tirar dúvidas com perguntas por meio do chat da ferramenta.

O vídeo da última live está disponível, para compartilhamento, no canal da CGU no YouTube. Antes do lançamento do Fala.BR, a STPC também disponibilizará o ambiente de treinamento para os servidores dos SICs e consolidará um documento com as principais perguntas e respostas feitas no treinamento.  

Fala.BR

A Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR), desenvolvida pela CGU, reúne funcionalidades do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e do Sistema Nacional Informatizado de Ouvidorias (e-Ouv). A partir de um mesmo canal será possível ao cidadão realizar diversas tarefas, como encaminhamento de manifestações (pedidos de acesso à informação, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e simplifique) a órgãos e entidades do poder público.

Tags: CGUFala.BRCapacitaçãoe-SIC
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