Alice (Analisador de Licitações, Contratos e Editais) é uma ferramenta de auditoria contínua desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU). Seu objetivo é analisar processos de compras públicas de forma automatizada para identificar inconsistências, irregularidades e potenciais riscos, permitindo uma atuação preventiva e tempestiva dos órgãos de controle.
A ferramenta opera em quatro etapas principais:
- Coleta: Captura diária de dados sobre compras e licitações de portais públicos.
- Análise: Processa as informações, cruzando dados com mais de 40 bases da CGU e realizando análises textuais em editais com uso de inteligência artificial.
- Comunicação: Emite alertas e informes diários por e-mail para os usuários cadastrados.
- Auditoria: Os alertas podem gerar tarefas de auditoria automaticamente no sistema e-CGU, facilitando a atuação preventiva.
Atualmente, a Alice analisa dados dos seguintes portais:
- Portal de Compras do Governo Federal (Compras.gov.br)
- Sistema de Licitações do Banco do Brasil (Licitações-e)
- Sistema de Licitações da Caixa Econômica Federal (Licitações CAIXA)
- Dispensas e inexigibilidades publicadas no Diário Oficial da União (DOU)
A Alice realiza diferentes análises de risco, de acordo com o perfil do usuário, podendo alcançar cerca de 40 tipos distintos. As análises são organizadas ao longo das principais fases do macroprocesso de contratação pública:
- Fase de planejamento da contratação: avalia aspectos textuais dos editais, identificando cláusulas que possam restringir indevidamente a competitividade ou indicar direcionamento do certame.
- Fase de seleção do fornecedor: verifica informações sobre os participantes e vencedores, como impedimentos legais ou sanções que restrinjam a contratação.
- Fase de execução contratual: analisa dados relacionados ao contrato, identificando indícios de falhas ou irregularidades na execução.
Essas análises permitem uma atuação mais preventiva e tempestiva, promovendo maior eficiência e integridade nas contratações públicas.
A ferramenta tem contribuído significativamente para a economia de recursos públicos. Apenas nos anos de 2023 e 2024, as atuações preventivas realizadas a partir dos alertas emitidos pela ferramenta evitaram gastos de mais de R$ 2,35 bilhões.
O acesso à ferramenta pode ser concedido para unidades de controle de órgãos e entidades governamentais. Disponibilizamos a Alice às Controladorias Municipais, Estaduais, Tribunais de Contas, Ministérios Públicos e Unidades de Controle Interno de Empresas Estatais, entre outros. A ferramenta não se limita ao Poder Executivo Federal.
Importante: A ferramenta Alice não é disponibilizada para unidades e agentes de contratação nem ao público em geral (Sociedade).
Se você pertence a um órgão da esfera federal, envie um e-mail para sfc.cgpla@cgu.gov.br com as seguintes informações:
- E-mail institucional da unidade de auditoria que será utilizado para o recebimento dos Informes;
- Códigos das unidades de compras que deverão ser monitoradas pela ferramenta Alice.
A indicação dos códigos deve observar o portal utilizado:
- Para compras realizadas no Portal Compras.gov.br, informe os códigos das UASGs;
- Para compras realizadas nos Portais Licitações-e (Banco do Brasil) ou Licitações CAIXA, informe os CNPJs das unidades responsáveis.
Já no caso de entes subnacionais (estados ou municípios), é necessário seguir orientações específicas disponíveis na página da CGU. Acesse: Alice para estados e municípios
O e-mail informado para o cadastro deve atender a dois critérios principais:
- Deve ser um e-mail de domínio oficial do órgão ou entidade (não são aceitos e-mails de domínios públicos como @gmail.com, @yahoo.com, etc.).
- O e-mail deve pertencer à Unidade de Auditoria Interna do órgão solicitante ou à Unidade de Controle Externo (Ministério Público ou Tribunais de Contas), não podendo ser um e-mail pessoal do servidor.
O prazo para atendimento da solicitação de adesão, após o correto preenchimento do formulário, é de aproximadamente 30 dias. Se, após esse prazo, o órgão solicitante não estiver recebendo os informes da Alice para suas licitações publicadas, deve entrar em contato pelo e-mail sfc.cgpla@cgu.gov.br para verificar possíveis inconsistências nas unidades de compras monitoradas (UASGs ou CNPJs).
Após o correto preenchimento do formulário e a aprovação da solicitação, o responsável pelo cadastro receberá um e-mail de confirmação no endereço informado. Dúvidas sobre o processo devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail sfc.cgpla@cgu.gov.br.
Uma vez concluído o cadastro, o e-mail da Unidade/Órgão passará a receber automaticamente os informes gerados pela Alice (com ou sem alertas), que poderão ser utilizados para auxiliar nos trabalhos de auditoria e controle.
Os Informes diários da Alice trazem, em regra, as compras publicadas no dia anterior ao envio. São apresentadas todas as contratações realizadas pelas unidades sob acompanhamento da unidade de auditoria cadastrada, independentemente de conterem ou não alertas. Essa abordagem garante que o auditor tenha ciência de todas as compras em andamento em seu órgão, possibilitando uma atuação mais ampla e preventiva. Quando uma compra for identificada em alguma trilha de auditoria da Alice, a coluna “Alerta” indicará a ocorrência. Caso contrário, essa coluna permanecerá em branco.
Os cifrões apresentados ao lado da estimativa de valor da unidade indicam a representatividade financeira daquela compra em relação às demais compras realizadas pela mesma unidade.
A escala vai de 1 cifrão ($) a 6 cifrões ($$$$$$):
- $ – entre as compras de menor valor da unidade.
- $$$$$$ – entre as compras de maior valor realizadas pela unidade.
Essa informação auxilia os auditores a identificarem, de forma rápida, as contratações de maior vulto no universo de compras da unidade monitorada.