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Wagner de Campos Rosário 

Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) desde 13 de junho de 2018. Exerceu o cargo de Ministro-Substituto de junho de 2017 a junho de 2018. Graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras; e mestre em Combate à Corrupção e Estado de Direito, pela Universidade de Salamanca, na Espanha. É Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) desde 2009. Trabalhou na área de Operações Especiais, responsável por investigações conjuntas de combate à corrupção, em articulação com a Polícia Federal, Ministérios Públicos (Federal e Estadual) e demais órgãos de defesa do Estado. Também já atuou como Oficial do Exército Brasileiro. 





Tarcísio Gomes de Freitas 

Tarcísio Gomes de Freitas tem 45 anos, é casado, pais de dois filhos e engenheiro civil formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), com especialização em Gerenciamento de Projetos. Antes disso, formou-se em Engenharia de Construção pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).  

Servidor público de carreira vinculado à Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados desde 2014, Tarcísio foi engenheiro do Exército; chefe da seção técnica da Companhia de Engenharia do Brasil na Missão nas Nações Unidas para Estabilização do Haiti; coordenador-geral de auditoria da área de transportes da Controladoria Geral da União (CGU); e secretário especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI).  

Assumiu o Ministério da Infraestrutura em janeiro de 2019, tendo como foco o programa de desestatização de ativos de infraestrutura, a retomada de obras públicas inacabadas, além do fortalecimento da regulação e da melhoria no ambiente de negócios para a atração de investimento privado no setor.  

Desde então já foram concedidos 70 ativos para a iniciativa privada, com a contratação de mais de R$ 70 bilhões em investimento privado para os próximos anos, além da entrega de mais de 150 obras públicas em todos os estados do Brasil. 





Sílvio Meira

Sílvio Meira é professor extraordinário da Cesar School; professor emérito do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); um dos fundadores da Digital Strategy Company (TDS company) e do Porto Digital, onde preside o conselho de administração. É membro dos conselhos da CI&T, MAGALU, MRV e TEMPEST e dos comitês de inovação da BBCE, ANIMA e YPÊ. Trabalha com estratégia, transformação digital, engenharia de software, inovação, novos negócios e educação. É professor titular aposentado do CIN, fundou [1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. Foi fellow e faculty associate do berkman klein center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017. 

Autor de mais de trezentos artigos científicos e muitas centenas de textos sobre tecnologias da informação e seu impacto na economia, sociedade e pessoas, além de autor do livro Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil, publicado pela casa da palavra em outubro de 2013. Meira já supervisionou quase 150 teses e dissertações de PhD e MSc. 

Em 2007, a revista época o elegeu um dos 100 brasileiros mais influentes. Em 2011 foi escolhido por o Globo como personalidade do ano da economia brasileira. Em 2013, a revista galileu o escolheu um dos 100 brasileiros mais influentes na web. Em 2021, recebeu o prêmio newton faller da sociedade brasileira de computação, SBC.org.br. Silvio Meira é fellow da rede ASHOKA e batuqueiro de MARACATU. 

É engenheiro eletrônico pelo ITA (1977), mestre em informática pela UFPE (1981) e PHD em computação pela University of Kent, no Reino Unido (1985). 





Alessandro Gratão

Sócio diretor da prática de Forensic da KPMG no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência, sendo 17 em Advisory Risk Services, Forensic e Compliance, prestando serviços à empresas internacionais e nacionais de médio e grande porte, atuou como líder de prática nas unidades de negócio relacionadas a Auditoria Interna e Forensic (Investigação Empresarial). Como consultor e auditor atuou em empresas privadas com grande experiência nos segmentos de engenharia (civil e naval), ramo hospitalar, energia, industrial (manufatura) e financeiro. Liderou projetos de investigação oriundos de processos da Operação Lava Jato, com interação direta com escritórios de advocacia e Ministério Público Federal, projetos de FCPA em multinacionais americanas atuantes no Brasil para atendimento aos requerimentos e solicitações diretas dos membros do Departamento de Justiça dos USA (DOJ), liderou processos de investigação para aderência aos requisitos lei anticorrupção brasileira, projetos de certificação de empresas nacionais e estruturação dos controles internos com base nas exigências da SEC (section 404) visando aderência à lei Sarbanes-Oxley, investigação de fraudes internas, implementação de programas de Compliance às normas e regulamentações específicas (ex. BACEN 2.554/98, CVM, SUSEP, etc.). 





Henrique Aparecido da Rocha 

Mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP. Especialista em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações pela UnB. Atua como Diretor de Tecnologia da Informação, responsável pela gestão dos recursos e serviços de tecnologia que suportam as atividades da CGU. Antes, atuou como Coordenador-Geral do Observatório da Despesa Pública da CGU desenvolvendo mecanismos de análise de dados para aperfeiçoamento da prevenção da corrupção, do controle e da gestão. 

 

 


Mardilson Queiroz 

Consultor do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil, Doutor em Economia e graduado em Engenharia Eletrônica pelo ITA. Coordenou equipe técnica responsável pela definição do arcabouço regulatório sobre arranjos e instituições de pagamentos; novas modalidade de instituição financeira conhecidas por fintechs de crédito, SEP e SCD; e pela regulação da emissão, registro e negociação de duplicata escritural e de recebíveis de cartão; e recentemente coordena a equipe responsável pelo projeto open banking. 





Alexandre Augusto Mosquim  

Líder de Inovação Aberta na Vale.Consultor de Arquitetura e Soluções Globais em Tecnologia na Votorantim Cimentos. Professor de MBA: FGV (Mestrado Profissional), BI International (parceria com Columbia University, Johns Hopkins, Berkeley e Babson College), BBS Business School e FAPES (Fundação de Apoio à pesquisa e Estudo na Área da Saúde). Um dos maiores entusiastas do movimento Open Innovation BR. Gerente de projeto de experiência na Stefanini Consulting heading an SAP project at Mettler-Toledo, BMW do Brasil, Johnson & Johnson e ThyssenKrupp. Possui ampla experiência na gerência de grandes projetos governamentais e em planejamento estratégico. Atuou por mais de 10 anos no gerenciamento de projetos sociais, superando desafios de recursos limitados. Atua no desenvolvimento de programas corporativos de disseminação cultural. Leciona módulos online de “Business Intelligence” na SAP Academy. Ministrou mais de 1000h de treinamentos corporativos de boas práticas na gestão de projetos. Tem mais de 20 anos de experiência no terceiro setor como voluntário e profissional em muitas atividades sociais de alto impacto e de desenvolvimento humano.   

 

 


Valmir Dias  

Ouvidor-Geral da União, Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Controladoria e Finanças pela Mackenzie-Rio e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo. Desde 2007, é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, tendo atuado na execução, coordenação e supervisão de auditorias e ações de combate à corrupção. Desempenhou as funções de Chefe de Divisão e Chefe Regional - Adjunto na CGU Regional RJ; de Superintendente da CGU Regional Goiás e de Diretor de Auditoria de Governança e Gestão na Secretaria Federal de Controle Interno. Exerce atualmente o cargo de Ouvidor-Geral da União. 

 




Pierre Lucena 

Pierre Lucena é Presidente do Porto Digital, um dos principais ambientes de inovação da América Latina que sedia 340 empresas de TIC e Economia Criativa, laboratórios, instituições de ensino e P&D e também é professor de Finanças da UFPE, onde foi coordenador do curso de Administração. Doutor em Administração pela PUC/Rio, Mestre em Economia e graduado em Administração, ambos pela UFPE. Tem longa experiência como educador e foi Reitor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) e Vice-Presidente do Diário de Pernambuco. Também foi comentarista econômico da CBN e da TV Jornal/SBT. Sua área de estudos é a de finanças e mercado e de capitais, com dezenas de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. 





Francisco Saboya 

Economista e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na Faculdade de Ciências da Administração da Universidade Estadual de Pernambuco, leciona as disciplinas de Macroeconomia e Gestão de Sistemas e Tecnologias da Informação. É também palestrante nas áreas de inovação, economia criativa e cidades inteligentes e escreve artigos para periódicos e portais sobre os temas. Foi empreendedor por mais de 20 anos, dirigindo empresas de desenvolvimento de software e consultoria organizacional. Ocupou cargos de secretaria e direção superior nos níveis estadual e municipal; é ex-presidente da Divisão da América Latina da IASP – International Association of Science Parks and Areas of Innovation (2015-2018). Saboya foi membro do júri do Cannes Lions Festival of Creativity (2013) e, no mesmo ano, foi considerado uma das 100 personalidades mais influentes do país pela revista Época Negócios. Foi Presidente do Porto Digital (Recife), DE 2007 A 2018. Atualmente, é superintendente do Sebrae/PE, presidente da Anprotec – Associação Nacional de Empreendimentos Inovadores, e também coordenador da Câmara Nacional de Tecnologia da Informação da CNC – Confederação Nacional do Comércio. 





José Marcelo Carvalho de Castro 

José Marcelo Castro de Carvalho Secretário-Executivo Perfil: Auditor Federal de Finanças e Controle, com formação em Ciências Contábeis. Pós-graduação em Auditoria Interna e Controle Governamental. Na CGU, já esteve à frente da Coordenação-Geral de Auditoria da Área de Trabalho e Emprego; da Coordenação-Geral de Auditoria da Área de Cultura; da Diretoria de Auditoria de Previdência, Trabalho, Pessoal, Serviços Sociais e Tomada de Contas Especiais; e da Diretoria de Auditoria de Políticas Sociais II. Foi ainda Assessor Especial de Controle Interno do Ministério da Previdência Social. 





Antônio Carlos Bezerra Leonel 

Bacharel em Administração de Empresas e Direito. Atuou no mercado financeiro por 7 (sete) anos. Ingressou na Controladoria Geral da União – CGU em 2002 (Auditor Federal de Finanças e Controle), atuando principalmente em Auditorias na Área de Trabalho, Emprego e na área Fazendária da Administração Direta e Indireta. No período de 2016/2017 foi Assessor Especial de Controle Interno do Ministério da Fazenda e atualmente ocupa o cargo de Secretário Federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União -CGU desde 2017. 





André Henrique de Siqueira 

Doutor em Ciência da Informação pela UnB, com ênfase em Arquitetura da Informação. Bacharel em Ciência da Computação pela UFRN e mestrado pela UnB. Experiência em gestão de projetos de engenharia de software, professor de pós-gradução em Gestão de TI, Governança Corporativa, Arquitetura da Informação, SOA e Engenharia de Software. Interessado em Filosofia Analítica e Teoria Unificada da Informação com suas respectivas aplicações em Arquitetura Organizacional, SOA e MDA. Líder do Laboratório de Inovação Financeira e Tecnológica no Banco Central do Brasil, é editor da Revista LIFT. Atualmente em pesquisa sobre a relação entre Arquitetura da Informação e Computação Cognitiva. 





Alice de Oliveira Morais 

Promotora de Justiça em Pernambuco há 17 anos, com atuação no Comitê Estratégico de TI por 4 anos, no Núcleo de Apoio ao Planejamento Estratégico por 2 anos, atualmente na Assessoria do Procurador Geral de Justiça no Núcleo de Apoio à Gestão em Tecnologia e Inovação, com MBA em Gestão do Ministério Público pela UPE, Pós-graduação em Licitação, Contratos e Lei de Responsabilidade Fiscal pela ESMAPE e em Políticas de Saúde Pública pela Fiocruz 





Antônio Carlos Berwanger 

Antonio Berwanger é Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da Comissão de Valores Mobiliários. A área é responsável pelo processo normativo da CVM. Ingressou na CVM como inspetor em 2005, tendo trabalhado na área de fiscalização até 2008 e na área de processos sancionadores até 2011. Entre 2011 e 2015 trabalhou como Gerente de Aperfeiçoamento de Normas, na Superintendência de Desenvolvimento de Mercado. É graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Universidade Cândido Mendes e tem especialização em Regulação das Fintechs e Inovação Financeira pela Cambridge Judge Business School. 





João Carlos Figueiredo Cardoso 

Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União desde 2006. Tem formação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (UnB). Na CGU, esteve à frente da Coordenação-Geral de Auditoria da Área de Minas e Energia (CGENE) e da Diretoria de Auditoria de Estatais (DAE). Atualmente ocupa o cargo de Secretário de Combate à Corrupção (SCC) da CGU, a que estão subordinadas as diretorias de Operações Especiais, Pesquisas e Informações Estratégicas e Acordos de Leniência.





Gilberto Waller Junior 

Procurador Federal, ocupa o cargo de Corregedor-Geral da União na Controladoria-Geral da União (CGU) desde janeiro de 2019. Graduado em Direito pela Universidade de Taubaté (1996). Na CGU, atuou também como Ouvidor-Geral da União (de março de 2016 a janeiro de 2019), Corregedor Setorial do Ministério da Fazenda (julho a agosto de 2013), Corregedor Setorial do Ministério dos Transportes (fevereiro de 2009 a julho de 2013) e Corregedor Setorial do Ministério da Integração Nacional (fevereiro de 2006 a setembro de 2007). No Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), desempenhou os cargos de Subprocurador Geral (2007 a 2008), Corregedor Geral (2001 a 2004) e Auditor Geral Substituto (2002 a 2003), dentre outros. 

 




André Rauen 

Economista, mestre e doutor em Política Científica e Tecnológica com estágio de pós-doutorado na Columbia University. É tecnologista da carreira de ciência e tecnologia. Foi pesquisador no Inmetro, subsecretário no MCTI, coordenador de pesquisa no Ipea, bem como consultor da Unido para políticas de inovação. Possui mais de uma dezena de artigos indexados na área de políticas de inovação, compras públicas para a inovação e encomendas tecnológicas. Também é revisor da Revista Brasileira de Inovação, Revista Gestão e Conexões, Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação e Revista Espaço Acadêmico. Organizou e publicou o primeiro livro sobre políticas de inovação pelo lado da demanda do Brasil, bem como o primeiro guia de boas práticas em encomendas tecnológicas. É membro da comissão de avaliação da Embrapii, membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do DF e professor do curso de especialização em gestão de políticas em ciência, tecnologia e inovação da Enap.​ 

 




Rafael Dubeux 

Rafael Dubeux é atualmente Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife. Formado em Direito pela UFPE, fez mestrado e doutorado na UnB com tese sobre desenvolvimento econômico e inovação tecnológica. Foi também pesquisador visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley, e professor universitário. É membro da carreira de Advogado da União e já trabalhou no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Ministério da Fazenda e na Casa Civil da Presidência da República. Contribuiu com a elaboração de legislações relacionadas ao tema, incluindo o novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que busca estimular parcerias entre o setor público, a academia e o setor privado. 





Felipe Dantas de Araújo 

Felipe Dantas tem 21 anos de experiência profissional nas áreas jurídica, de investigação e compliance, e desde janeiro de 2019 exerce o cargo de Consultor Jurídico da Controladoria-Geral da União. Previamente no governo, exerceu os cargos de delegado de polícia civil, procurador federal na Advocacia-Geral da União, assessor parlamentar na Controladoria-Geral da União, e Conselheiro no Coaf – Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Também no governo, litigou e promoveu ações de improbidade e de recuperação de ativos. Serviu como oficial-de-ligação na Enccla – Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro. Colaborou na pesquisa e redação de projetos de lei e outros atos normativos relativos à internalização de convenções internacionais contra a corrupção (UNCAC, OEA, OCDE), recomendações de AML-CTF do Gafi, e nos mecanismos de auto-avaliação dessas convenções.  
Trabalhou como diretor de compliance anticorrupção do Walmart Brasil de 2015 a 2018, e atua como professor de compliance e de investigações em pós-graduação, MBA e LLM. 





Rodrigo Colares 

Rodrigo Colares é advogado, sócio-fundador do Colares Advogados. É um dos pioneiros na atuação em Direito de Tecnologia e Inovação no Brasil. Desde 2001, auxiliou dezenas de organizações com negócios inovadores, em diversos aspectos jurídicos, desde startups intensivas em tecnologia, fintechs e market places a organizações tradicionais em seus processos de transformação digital. Foi professor convidado de Direito e Regulação das Plataformas de Economia Colaborativa no mestrado em Negócio e Direito das Telecomunicações, Internet e Audiovisual da Universidad Europea de Madrid, Espanha. É mestre em Direito de Tecnologia da Informação e Telecomunicações pela University of Strathclyde (Glasgow, UK) e mentor de importantes programas e organizações de empreendedorismo, a exemplo da Endeavor, CESAR Labs e Jump Brasil (Porto Digital). Frequentemente é convidado para palestrar em eventos, no Brasil e no exterior, como o Brazil Tech Award, na Digital Catapult, em Londres, Reino Unido, e o Congresso Mundial da World Jurist Association, no Teatro Real de Madrid, Espanha.


 


Wesley Vaz

Secretário de Fiscalização de Integridade de Atos e Pagamentos de Pessoal e de Benefícios Sociais do TCU, possui certificado executivo em estratégia e inovação pelo MIT, mestrado em Ciência da Computação pela Unicamp e MBA em gestão empresarial pela UCG. Com mais de 15 de experiência na Administração Pública, ocupou as funções de Diretor de Fiscalização de TI do TCU e Coordenador do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro do Ministério da Justiça. Atua como professor em cursos executivos e de pós-graduação, com experiência de 10 anos na UCB e em cursos de Pós-Graduação da UnB. Conferencista nacional e internacional em eventos sobre estratégia, liderança, controle externo, inovação e transformação digital. É co-autor do livro “A descomplicada contratação de TI na Administração Pública” e escreve artigos sobre regulação, tecnologia e destreza digital para executivos em organizações burocráticas. 






Tatiana Machado Dunshee de Abranches 

Gerente Jurídica Empresarial da Firjan e mestre em Direito das Empresas e Atividades Econômicas pela UERJ. Também é pós-graduada em Direito Ambiental pela PUC-RJ e em Direito Público pela EMERJ. 

Atua como assessora jurídica dos Conselhos Empresariais de Competitividade, Meio Ambiente e Relações Internacionais da FIRJAN. 



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