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Info

1ª Reunião Geral de Ouvidorias Públicas

Evento discute a criação e implantação de um sistema integrado para o setor, que reúna informações das ouvidorias públicas de todo o país.
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Publicado em 17/10/2014 17h23 Atualizado em 20/10/2014 14h58

A Ouvidoria-Geral da União (OGU) promoveu, no dia 6 de julho de 2011, a primeira Reunião Geral de Ouvidorias Públicas. O evento reuniu cerca de 150 integrantes de todas as ouvidorias especializadas dos órgãos da administração pública federal para discutir a criação e implantação de um sistema integrado para o setor, que reúna informações das ouvidorias públicas do país.

O Ouvidor-Geral da União, José Eduardo Elias Romão, informou que com a implantação do novo sistema de ouvidorias “o ganho para o cidadão será imediato”. Segundo ele, quando o Estado organiza melhor o seu sistema de atendimento, passa a atender melhor as demandas do cidadão. “A nossa ideia é contribuir para que, ao se dirigir a um órgão, a uma ouvidoria especializada, o cidadão obtenha resposta efetiva para seus problemas e possa, assim, atribuir maior credibilidade não apenas àquele órgão que o atendeu, mas ao Estado como um todo”, informou Romão.

Saiba Mais

  • Plano de Trabalho da OGU 2011-2012:  em formato texto |  em slides
  • Matéria sobre o evento
  •  Ouça entrevista do ouvidor-geral da União (mp3)


De acordo com José Romão, a partir dessa primeira reunião com as ouvidorias públicas, o esforço será o de padronizar o serviço de atendimento por parte das ouvidorias públicas. “A partir desse primeiro encontro surge uma nova Ouvidoria-Geral da União com a missão precípua de compor uma rede de auxílio e atenção ao cidadão”, completou.

O Ouvidor-Geral da União ressalta que um avanço importante gerado pelo sistema de ouvidorias públicas será a identificação dos locais de maiores índices de ineficiência na prestação de serviços públicos e também a definição de critérios objetivos para a mediação entre os cidadãos e todos os órgãos do governo.

Para que o plano estratégico da Ouvidoria-Geral da União produza resultados concretos — isto é, respostas para os problemas e melhorias para os serviços públicos — é preciso uma pactuação com todas as ouvidoras especializadas: “Pretendo unificar; relacionar claramente as manifestações e as críticas recebidas pelas ouvidorias; as melhorias, as consequências benéficas para todo o conjunto da população nos serviços públicos prestados e nas políticas públicas realizadas”, destacou o Ouvidor-Geral da União.

Serviço

Reunião Geral de Ouvidorias Públicas
Data: 6 de julho de 2011
Horário: 14h30 às 19h
Local: Unique Palace, Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), Trecho 2, Conjunto 42, Asa Sul Brasília/DF

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