Visão Geral - ANA.txt
Atualizado em
15/05/2023 20h57
visao-geral-ana.txt
— 19 KB
Conteúdo do arquivo
Demonstrativo da Verificao da Implementao Na tabela abaixo possvel conhecer o resultado da avaliao da CGU referente efetividade das providncias tomadas pelo rgo em relao aos tpicos que foram, inicialmente, considerados insatisfatrios. possvel, portanto, verificar se ao do rgo modificou, de fato, a realidade anterior. Foram considerados "satisfatrios" os tpicos em que a providncia foi efetiva; por outro lado; "insatisfatrios" os tpicos em que as orientaes no tiveram efeito ou tiveram efeito parcial. 1. REA PRODUTORA DA RESPOSTA E DESTINATRIO DO RECURSO 1.1. Responsvel pela Resposta INSATISFATRIO Preencher o campo Responsvel pela resposta com o cargo do servidor e a rea na qual est lotado ou especificar o nome da rea tcnica que produziu a resposta; O apoio administrativo da Ouvidoria foi orientado a indicar o cargo do responsvel tcnico que produziu a resposta no campo responsvel pela resposta. INSATISFATRIO 1.2. Destinatrio do Recurso 1 instncia INSATISFATRIO Preencher o campo Destinatrio do recurso de primeira instncia com o cargo da autoridade que apreciar o recurso e sua respectiva rea; O apoio administrativo da Ouvidoria foi orientado a indicar o Superintendente da rea tcnica responsvel pela elaborao resposta no campo destinatrio do recurso de primeira instncia. INSATISFATRIO 1.3. Destinatrio do Recurso 2 instncia INSATISFATRIO Preencher o campo Destinatrio do recurso de segunda instncia com o cargo da autoridade mxima do rgo; O apoio administrativo da Ouvidoria foi orientado a indicar o Diretor-Presidente da ANA como autoridade mxima do rgo. Ademais, est sendo estudada a possibilidade de regulao interna sobre procedimentos e fluxo de trabalho para melhor atendimento da LAI. SATISFATRIO 1.4. Autoridade de Monitoramento Correta INSATISFATRIO A Autoridade de Monitoramento do rgo deve ser diretamente subordinada ao dirigente mximo da Autarquia. A autoridade da LAI j se encontra diretamente subordinada ao dirigente mximo da Autarquia, conforme se pode observar no organograma da Agncia. http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/todos-os-documentos-do-portal/documentos-sge/organogramacompleto.pdf SATISFATRIO 2. TIPO DE RESPOSTA 2.1. Acesso Concedido INSATISFATRIO Somente considerar Acesso Concedido quando a informao requerida completamente entregue ao solicitante ou quando a orientao sobre como encontr-la na Internet direcione o solicitante diretamente para a mesma O apoio administrativo da Ouvidoria foi orientado a marcar acesso concedido somente naquelas informaes disponibilizadas pela ANA. Foi reforada a necessidade de preenchimento correto dos campos, especialmente quando no se tratar de pedido de informao. INSATISFATRIO 2.2. Acesso Negado SATISFATRIO SATISFATRIO 2.3. Acesso parcialmente concedido SATISFATRIO SATISFATRIO 2.4. Informao inexistente SATISFATRIO SATISFATRIO 2.5. No se trata de solicitao de informao SATISFATRIO SATISFATRIO 2.6. rgo no tem competncia para responder sobre o assunto SATISFATRIO SATISFATRIO 2.7. Pergunta duplicada/repetida SATISFATRIO SATISFATRIO 3. JUSTIFICATIVA LEGAL PARA NEGATIVA 3.1. Citao legal SATISFATRIO SATISFATRIO 3.2. Justificativa para negativa SATISFATRIO SATISFATRIO 4. RESTRIO DE CONTEDO 4.1. Restrio de informao SATISFATRIO SATISFATRIO 4.2. Sem restrio de informao SATISFATRIO SATISFATRIO 5. PRORROGAO DE PRAZO 5.1. Citao legal SATISFATRIO SATISFATRIO 5.2. Motivao SATISFATRIO SATISFATRIO 6. NOME DO SOLICITANTE NA RESPOSTA 6. Nome do solicitante INSATISFATRIO No inserir os nomes dos solicitantes nas respostas e anexos, a no ser quando estritamente necessrio, pois os pedidos sero disponibilizados na internet para acesso pblico, na Busca de Pedidos e Respostas, em www.lai.gov.br/busca. O apoio administrativo da Ouvidoria foi orientado a no identificar o nome do solicitante nas respostas. SATISFATRIO 7. OUTROS 7.1. Resposta no campo INSATISFATRIO Inserir, sempre que possvel, o texto da resposta no campo adequado do e-SIC, de forma a facilitar o acesso informao solicitada; A funcionalidade do sistema precria, sendo que no momento em que so inseridas as informaes o texto fica completamente sem formatao. Alm disso, por uma questo de tramitao interna, os documentos so anexados no sistema em forma de PDF. Ser estudada uma forma de adequar s necessidades da CGU. INSATISFATRIO 7.2. Sem despacho do rgo INSATISFATRIO No incluir nos anexos os despachos internos para tramitao do pedido de informao, apenas quando estritamente necessrio O apoio administrativo foi orientado a anexar apenas os documentos complementares s respostas produzidas pelas reas tcnicas. SATISFATRIO 7.3. Linguagem SATISFATRIO SATISFATRIO 7.4. Siglas SATISFATRIO SATISFATRIO 7.5. Fluxo Interno SATISFATRIO SATISFATRIO 7.6. Orientao de canal SATISFATRIO SATISFATRIO 7.7. Legislao SATISFATRIO SATISFATRIO 7.8. Link SATISFATRIO SATISFATRIO 7.9. Contm anexo indicado na resposta SATISFATRIO SATISFATRIO 8. OMISSES 8. Pedidos respondidos dentro do prazo legal INSATISFATRIO Observar os prazos estabelecidos na LAI. Se a informao estiver disponvel, ela deve ser entregue imediatamente ao solicitante Conforme amostra da CGU apenas dois pedidos de informao foram respondidos fora do prazo, o que indica a necessidade de aprimoramento dos controles. Contudo, em que pese a falha constatada, considera-se que o servio vem sendo realizado de forma diligente e adequada. SATISFATRIO 9. INSTITUCIONAL 9.1. Divulgao do organograma at 4 nvel hierrquico INSATISFATRIO Disponibilizar as informaes sobre sua estrutura organizacional at o 4 nvel hierrquico. A ANA mantm atualizado no site o seu organograma, onde divulga a estrutura organizacional at o nvel de coordenao e chefia de diviso. Ou seja, esto explcitos no site da ANA os postos dos seguintes nveis da estrutura organizacional: Diretor, Superintendente, Coordenador e Chefe de Diviso. Tal informao est disponvel no menu acesso informao e, tambm, no menu de relevncia, na pgina Quem Somos. SATISFATRIO 9.2. Divulgao das competncias at 4 nvel hierrquico SATISFATRIO SATISFATRIO 9.3. Divulgao da base jurdica at 4 nvel hierrquico SATISFATRIO SATISFATRIO 9.4. Divulgao do "Quem quem" at 5 nvel hierrquico INSATISFATRIO Divulgar a informao sobre lista dos principais cargos e seus respectivos ocupantes (Quem quem) at o 5 nvel hierrquico (coordenaes-gerais ou equivalentes). Encontra-se divulgada na pgina da ANA a lista dos ocupantes de cargos at o nvel de Superintendente, incluindo-se os diretores e os assessores (Unidades de Suporte Diretoria Colegiada). A rea tcnica foi orientada a incluir os nveis de coordenao-geral e equivalentes. INSATISFATRIO 9.5. Divulgao dos contatos at 5 nvel hierrquico INSATISFATRIO Divulgar, na seo adequada, telefones, endereos e e-mails dos ocupantes dos principais cargos at o 5 nvel hierrquico. Tais informaes esto divulgadas dentro da seo Quem Quem, logo em frente ao nome e cargo dos lderes da ANA. A rea tcnica foi orientada a incluir o endereo da Agncia e os dados referentes aos nveis de coordenao-geral e equivalentes. INSATISFATRIO 9.6. Divulgao da agenda de autoridades at 4 nvel hierrquico INSATISFATRIO Atualizar diariamente a agenda de todas as autoridades da agncia at o 4 nvel hierrquico (Diretoria ou equivalentes) e permanecer registrada para consultas posteriores na seo Acesso Informao > Institucional. As agendas de todos os cargos at o nvel CCT V esto disponveis no site. Cabe aos ocupantes dos cargos atualizarem suas agendas. A ASCOM criou tutorial para auxiliar os detentores dos cargos a preencherem suas agendas. Constantemente so realizadas aes institucionais para reforar esta necessidade. SATISFATRIO 9.7. Divulgao dos horrios de atendimento SATISFATRIO SATISFATRIO 9.8. Publicao dos currculos at 4 nvel hierrquico INSATISFATRIO Publicar os currculos de todos os ocupantes de cargos de direo e assessoramento superior, no mnimo, de nvel DAS 4 ou equivalentes. Os currculos so atualizados constantemente no site pela Superintendncia de Administrao (foi reforado pedido). Os currculos esto disponveis no site da ANA em Institucional > quem quem. A rea tcnica foi orientada a incluir link para o currculo dos ocupantes de cargos at o nvel de coordenao-geral e equivalentes ao lado do seu nome. SATISFATRIO 10. AES E PROGRAMAS 10.1. Divulgao dos programas, projetos e aes INSATISFATRIO Corrigir o link disponibilizado no STA. O link disponibilizado no STA foi corrigido. SATISFATRIO 10.2. Divulgao da unidade responsvel INSATISFATRIO Indicar a unidade responsvel pelo desenvolvimento e implementao de cada um dos seus programas, projetos e aes, e corrigir o link disponibilizado no STA. A unidade responsvel por cada iniciativa est informada na pgina especfica do programa, projeto ou ao, disponvel em acesso informao > aes e programas (http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/acesso-a-informacao/acoes-e-programas). SATISFATRIO 10.3. Divulgao das principais metas INSATISFATRIO Publicar as principais metas dos programas, projetos e aes. A ANA est revisando o seu planejamento estratgico. Concluda esta etapa, as reas tcnicas sero provocadas a indicarem as metas dos programas, projetos e aes. INSATISFATRIO 10.4. Divulgao dos indicadores INSATISFATRIO Publicar os indicadores de resultado e impacto de seus programas, projetos e aes. A ANA est revisando o seu planejamento estratgico. Concluda esta etapa, as reas tcnicas sero provocadas a publicarem os indicadores de resultado e impacto de seus programas, projetos e aes. INSATISFATRIO 10.5. Divulgao dos resultados INSATISFATRIO Divulgar as informaes sobre os principais resultados de seus programas, projetos e aes. A ANA est revisando o seu planejamento estratgico. Concluda esta etapa, as reas tcnicas devero publicar informaes sobre os principais resultados de seus programas, projetos e aes. INSATISFATRIO 10.6. Divulgao da Carta de Servios INSATISFATRIO Publicar em Acesso Informao > Aes e Programas, a Carta de Servios e corrigir o link disponibilizado no STA. "A carta de servio est publicada em: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/acesso-a-informacao/institucional/sobre-a-ana . Est sendo providenciada a atualizao do site para que a carta de servios tenha mais destaque." INSATISFATRIO 10.7. Divulgao de informaes sobre programas que resultem em Renncia de Receitas INSATISFATRIO Divulgar informaes sobre programas que resultem em renncias de receitas. Ser solicitada rea tcnica responsvel que faa constar informaes sobre eventuais programas que resultem em renncia de receitas na seo sobre aes e programas. To logo ocorra a manifestao da rea responsvel o STA e o Portal ANA sero atualizados. INSATISFATRIO 10.8. Divulgao de informaes de programas financiados pelo FAT INSATISFATRIO Divulgar informaes sobre programas financiados com o Fundo de Amparo ao trabalhador FAT. Ser solicitada rea tcnica responsvel que faa constar informaes sobre eventuais programas financiados com o Fundo de Amparo ao Trabalhador na seo sobre aes e programas. To logo ocorra a manifestao da rea responsvel o STA e o Portal ANA sero atualizados. INSATISFATRIO 11. PARTICIPAO SOCIAL 11. Divulgao de informaes sobre as Instncias e mecanismos de participao social INSATISFATRIO Alterar o nome da subseo Participao pblica para Participao Social A alterao da seo participao pblica para participao social j foi realizada. SATISFATRIO 12. AUDITORIAS 12.1. Divulgao de relatrio de gesto INSATISFATRIO Corrigir o link disponibilizado no STA. Link corrigido. SATISFATRIO 12.2. Divulgao de relatrios e certificados de auditoria INSATISFATRIO Corrigir o link disponibilizado no STA. Link corrigido. SATISFATRIO 12.3. Divulgao de informaes sobre os processos de auditoria anuais de conta INSATISFATRIO Corrigir o link disponibilizado no STA. Link corrigido. SATISFATRIO 12.4. Divulgao de informaes sobre o RAINT SATISFATRIO SATISFATRIO 13. CONVNIOS E TRANSFERNCIAS 13. Divulgao de informaes sobre os repasses e transferncias de recursos financeiros INSATISFATRIO Corrigir o link disponibilizado no STA. Link corrigido. INSATISFATRIO 14. RECEITAS E DESPESAS 14.1. Divulgao de informaes sobre a receita pblica INSATISFATRIO Disponibilizar link para a seo especfica de receitas da agncia no Portal da Transparncia, com um passo-a-passo para facilitar a localizao da informao. Corrigir o link disponibilizado no STA. Foi inserido link para o Portal da Transparncia. O link disponibilizado no STA foi atualizado. INSATISFATRIO 14.2. Divulgao de informaes sobre a execuo oramentria INSATISFATRIO Disponibilizar link para o Portal da Transparncia, com um passo-a-passo sobre como acessar as informaes da agncia para facilitar a localizao. Corrigir o link disponibilizado no STA. Foi inserido link para o Portal da Transparncia. O link disponibilizado no STA foi atualizado. INSATISFATRIO 14.3. Divulgao de informaes sobre a execuo financeira INSATISFATRIO Disponibilizar link para as consultas no Portal da Transparncia sobre Execuo Financeira com respectivo passo a passo. Foi inserido link para o Portal da Transparncia. O link disponibilizado no STA foi atualizado. INSATISFATRIO 14.4. Divulgao de informaes sobre despesas com dirias e passagens INSATISFATRIO Disponibilizar informaes completas sobre despesas com dirias e passagens em local adequado. Caso informe link do Portal da Transparncia, disponibilizar passo a passo, ainda, corrigir o link no STA. Foi inserido link para o Portal da Transparncia. O link disponibilizado no STA foi atualizado. INSATISFATRIO 15. LICITAES E CONTRATOS 15.1. Divulgao de informaes sobre licitaes INSATISFATRIO Alterar o nome da subseo para Licitaes e Contratos; disponibilizar link para o Portal da Transparncia, com o passo a passo para facilitar a localizao das informaes, e corrigir o link disponibilizado no STA. Foi alterado o nome da subseo para Licitaes e Contratos. Foi inserido link para o Portal da Transparncia. O link disponibilizado no STA foi alterado. INSATISFATRIO 15.2. Divulgao de informaes sobre contratos INSATISFATRIO Alterar o nome da subseo para Licitaes e Contratos; disponibilizar link para o Portal da Transparncia, com o passo a passo para facilitar a localizao das informaes, e corrigir o link disponibilizado no STA. INSATISFATRIO 16. SERVIDORES 16.1. Divulgao de informaes sobre servidores INSATISFATRIO Inserir as informaes sobre servidores em local adequado e disponibilizar passo a passo para localizao da informao no Portal da Transparncia. O Portal ANA apresenta as informaes sobre servidores em http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/acesso-a-informacao/servidores. Inclusive com link para Portal da Transparncia, conforme recomendado. Ser estudada uma forma de facilitar o acesso. INSATISFATRIO 16.2. Divulgao dos editais de concursos pblicos INSATISFATRIO Corrigir o link disponibilizado no STA. O link disponibilizado no STA foi atualizado. SATISFATRIO 16.3. Divulgao a relao de empregados terceirizados INSATISFATRIO Corrigir o link disponibilizado no STA. O link disponibilizado no STA foi atualizado. SATISFATRIO 17. INFORMAES CLASSIFICADAS 17.1. Divulgao do rol das informaes classificadas SATISFATRIO SATISFATRIO 17.2. Divulgao do rol das informaes desclassificadas SATISFATRIO SATISFATRIO 17.3. Disponibilizao do formulrio de pedido de desclassificao INSATISFATRIO Disponibilizar os formulrios em Acesso Informao > Informaes Classificadas. A ANA no possui informaes classificadas. Esta informao consta na seo acesso informao > informaes classificadas. Ser disponibilizado o link para a pgina de formulrios do portal de acesso informao. SATISFATRIO 18. SERVIO DE INFORMAO AO CIDADO (SIC) 18.1. Divulgao de informaes sobre o SIC SATISFATRIO SATISFATRIO 18.2. Disponibilizao do modelo de formulrio de solicitao de informao INSATISFATRIO Disponibilizar modelo de formulrio de solicitao de informao, e corrigir o link disponibilizado no STA. Ser disponibilizado o link para a pgina de formulrios do portal de acesso informao. SATISFATRIO 18.3. Publicao do banner para e-SIC INSATISFATRIO Disponibilizar banner ou link para o e-SIC, a fim de facilitar a visualizao do caminho para o sistema, e corrigir o link disponibilizado no STA. No final da pgina da ANA na internet j est disponvel o banner para o e-sic. Ser estudada uma alternativa para torn-lo mais visvel. O link disponibilizado no STA foi atualizado. SATISFATRIO 18.4. Divulgao dos relatrios estatsticos de atendimento LAI INSATISFATRIO Disponibilizar o link para os relatrios estatsticos do e-SIC na seo Acesso Informao > Servio de Informao ao Cidado SIC. O link para relatrios estatsticos consta da seo acesso informao > servios de informao ao cidado, na parte direita da pgina. Ser estudada uma alternativa para torn-lo mais visvel. SATISFATRIO 19. PERGUNTAS FREQUENTES 19. Divulgao das respostas s perguntas mais frequentes INSATISFATRIO Incluir a subseo Perguntas Frequentes na seo Acesso Informao, e corrigir o link disponibilizado no STA. Foi includa a subseo perguntas frequentes na seo acesso informao. O link disponibilizado no STA foi atualizado. SATISFATRIO 20. DADOS ABERTOS 20.1. Divulgao de informaes sobre a implementao da Poltica de Dados Abertos SATISFATRIO SATISFATRIO 20.2. Possibilidade de gravao de relatrios em diversos formatos eletrnicos INSATISFATRIO Disponibilizar documentos de texto ou planilhas em todos os formatos abertos e no proprietrios, e corrigir o link disponibilizado no STA. A seo Acesso a Informao > Dados Abertos j apresenta o link para o Portal de Dados Abertos da ANA (http://dadosabertos.ana.gov.br/). Os dados esto disponveis nos formatos abertos: CSV, KMe GeoJSON. O link disponibilizado no STA foi atualizado. SATISFATRIO 21. FERRAMENTAS TECNOLGICAS 21. Disponibilizao de ferramenta de pesquisa de contedo INSATISFATRIO Corrigir o link disponibilizado no STA. O link disponibilizado no STA foi atualizado. SATISFATRIO 22. PLANO DE DADOS ABERTOS 22. Disponibilizao de PDA com cronograma de abertura de bases INSATISFATRIO Um novo PDA dever ser publicado para apresentar uma nova programao de abertura de bases, com durao de 2 anos a contar da data da sua publicao. O cumprimento da Poltica de Dados Abertos do Poder Executivo Federal engloba o Decreto n 8.777/16 e a Resoluo o n 03 do Comit Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA), de 13 de outubro de 2017, que regulamentou o Decreto e estabeleceu obrigaes complementares Est em andamento na ANA a atualizao do PDA para o binio 2019-2020, que seguir as definies da Resoluo n.3 do CGINDA. SATISFATRIO 23. CRONOGRAMA DE ABERTURA DE DADOS 23. Cumprimento do cronograma de abertura de bases SATISFATRIO SATISFATRIO 24. PORTAL DE DADOS ABERTOS 24. Catalogao de bases de dados no portal de Dados Abertos SATISFATRIO SATISFATRIO