Notícias
COMUNICAÇÃO
Ceará recebe oficinas e seminário sobre proteção e educação de crianças e adolescentes no ambiente digital
As oficinas têm como objetivo apoiar tecnicamente as redes de ensino na implementação dos currículos de Educação Digital e Midiática. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Fortaleza (CE) será palco, nesta terça-feira, dia 30 de junho, e na quarta-feira, 1º de julho, de oficinas sobre educação midiática e do seminário "Proteger e Educar Crianças e Adolescentes no Ambiente Digital", iniciativa coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) em parceria com o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza. O evento acontecerá na Academia do Professor Darcy Ribeiro (APROF) e deve reunir gestores públicos, educadores, profissionais da saúde, representantes do sistema de justiça e organizações da sociedade civil.
O seminário integra a agenda nacional, que percorre diferentes regiões do país com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção da infância e adolescência no ambiente digital e à implementação da Educação Digital e Midiática nas escolas brasileiras.
Para o diretor do Departamento de Proteção de Direitos na Rede e Educação Midiática da Secom-PR, David Almansa, a força da iniciativa está justamente na articulação entre os diferentes níveis de governo.
"A proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital exige uma atuação articulada entre União, estados e municípios. Ao longo desta agenda, já percorremos diversos estados brasileiros, fortalecendo o diálogo com gestores locais, profissionais da rede de proteção e representantes da sociedade civil para construir respostas conjuntas e efetivas. É esse esforço integrado que estamos consolidando", afirmou.
SEMINÁRIO - Na tarde de quarta-feira, dia 1º de julho, a partir das 13h30, após momento de abertura com autoridades dos governos federal, estadual e municipal, serão realizados três painéis temáticos sobre a infância e ao ambiente digital. O primeiro abordará as mudanças trazidas pelo Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (ECA Digital), marco legislativo recente que atualiza os mecanismos de proteção da infância para o contexto das tecnologias digitais.
Na sequência, será apresentada a publicação Crianças, Adolescentes e Telas – Guia sobre Usos de Dispositivos Digitais. O terceiro painel tratará das Diretrizes do Conselho Nacional de Educação para a implementação da Educação Digital e Midiática nas escolas e da Estratégia Brasileira de Educação Midiática.
O encontro será encerrado com um momento de diálogo aberto com o público, voltado ao esclarecimento de dúvidas e à troca de experiências entre participantes e especialistas.
OFICINAS - Na terça-feira, 30 de junho, e na manhã de quarta-feira, 1º de julho, a programação contempla oficinas de Educação Midiática voltadas a coordenadores pedagógicos e professores formadores. As atividades têm início às 8h, com recepção e café da manhã, seguidas de abertura institucional e formações práticas.
As oficinas têm como objetivo apoiar tecnicamente as redes de ensino na implementação dos currículos de Educação Digital e Midiática, em consonância com a Estratégia Brasileira de Educação Midiática, e inclui a apresentação da Coleção Brasileira de Educação Midiática, destacando seus recursos pedagógicos, cursos e trilhas formativas disponíveis na plataforma AVAMEC (Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC).
OBJETIVOS - A agenda busca promover o debate sobre os desafios da proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, apresentar instrumentos e referências para a garantia de direitos no uso das tecnologias e apoiar a implementação do currículo obrigatório de Educação Digital e Midiática nas redes de ensino. A iniciativa pretende ainda ampliar o acesso a materiais do Ministério da Educação, divulgar os cursos disponíveis no AVAMEC e fortalecer redes de colaboração entre gestores públicos, educadores, pesquisadores e organizações da sociedade civil.
SOBRE A INICIATIVA - A agenda nacional "Proteger e Educar Crianças e Adolescentes no Ambiente Digital" integra os esforços do Governo Federal para promover o uso seguro, responsável e crítico das tecnologias digitais por crianças e adolescentes. Além de difundir a legislação e as diretrizes educacionais relacionadas ao tema, a iniciativa oferece apoio técnico a estados e municípios para a implementação da Educação Digital e Midiática nas escolas brasileiras.