Notícias
Sonia Guajajara vistoria a montagem da Aldeia COP 30
- Foto: UFPA
Acompanhada de equipe técnica, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, se reuniu com o diretor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Júnior Nery, na quinta-feira (29), para uma visita de averiguação da montagem da Aldeia COP 30. O espaço irá abrigar até 3 mil representantes de povos indígenas durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em Belém, de 10 a 21 de novembro deste ano.
O MPI articula ações para que representantes do movimento indígena presentes em Belém sejam bem acolhidos e possam contribuir com seus conhecimentos e modos de vida, levando ao mundo o papel dos povos indígenas como uma resposta para a emergência climática global. A Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) é uma escola pública responsável pela oferta de Educação Infantil, Ensino Fundamental de nove anos, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
A Escola possui uma área total de 72.695 m², com área construída de 14.903,81 m². A infraestrutura conta com cerca de 60 salas de aula climatizadas, 13 laboratórios, complexo de artes, serviço médico e refeitório. Há ainda dois conjuntos de quadras cobertas, um campo de futebol e parquinho. De acordo com a Universidade, as intervenções de adequação devem começar em setembro, com prioridade para os espaços verdes e quadras da Escola.
O MPI está em diálogo com a UFPA e o Governo do Pará para a instalação do acampamento na Escola. Para isso, foi firmado um Termo de Execução Descentralizada (TED) entre o MPI e a UFPA para obras iniciais e a seleção dos fornecedores dos equipamentos que estão em processo de licitação.
O espaço utilizado pelos indígenas tem previsão de ocupar as salas de aula, que terão câmeras de vigilância, ar condicionado e estão distribuídas em mais de um prédio com dois andares. O acampamento contará ainda com estrutura médica com salas de atendimento, copa, despensa, banheiros e seção odontológica. Já as obras irão ampliar a capacidade de servir refeições e expandir a estrutura dos banheiros.
Os serviços serão garantidos com recursos do Ministério dos Povos Indígenas e permitirão que a infraestrutura seja preparada para hospedar, com exclusividade, representantes dos povos indígenas entre os dias 6 e 21 de novembro.
Identidade indígena
“A Aldeia COP 30 vai ter essa identidade indígena, que representa a diversidade do Brasil, mas também vamos receber aqui os parentes internacionais. Estamos organizando tudo com muito carinho, com muito gosto, para ser um espaço bonito, digno, com ótimo acolhimento para que as pessoas possam visitar e conhecer a diversidade da Amazônia. Aqui, vamos construir a maior e a melhor participação indígena na história das COPs”, disse a ministra.
O acampamento será montado para o período da COP e pode ser aberto uma semana antes do início da conferência para a reunião da Plataforma dos Povos Indígenas e Comunidades Locais. Questões logísticas, como a segurança e o transporte serão fornecidos pelo Governo do Pará.
“A nossa escola, a nossa universidade vai receber todos os povos indígenas de coração aberto, de braços abertos para sem dúvida fazer a melhor COP de todas”, afirmou Júnior Nery.
A ministra foi recebida pela vice-reitora Loiane Verbicaro. O prefeito multicampi, Eliomar Azevedo; o pró-reitor de Administração, Raimundo Almeida; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristian da Costa; e o diretor de Programas e Projetos, representando a Pró Reitoria de Extensão, Carlos Alberto Marciel também participaram da reunião, que contou com a presença da secretária dos Povos Indígenas do Estado do Pará, Puyr dos Santos Tembé.
“O objetivo não é garantir apenas presença numérica, mas também promover um espaço de diálogo com representantes de governos, organismos internacionais e sociedade civil”, publicou a UFPA, em seu site oficial.
No período da tarde, a ministra Guajajara participou de uma reunião com a Secretaria de Estado dos Povos Indígenas do Pará (SEPI) e, em seguida, compareceu ao Parque da Cidade para verificar as obras dos pavilhões oficiais da COP 30.
*Com informações da UFPA