Notícias
Corregedoria do MPI promove rodas de conversa para tratar de boas práticas no ambiente de trabalho e prevenção ao assédio
Na última semana, a Corregedoria do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) promoveu, em parceria com a Secretaria de Direitos Ambientais e Território Indígenas (SEDAT) e com a Secretaria Nacional de Articulação e Promoção dos Direitos Indígenas (SEART), duas rodas de conversas voltada à prevenção do assédio e à promoção de boas práticas no ambiente de trabalho.
O encontro teve início com a apresentação do vídeo institucional criado pela Corregedoria do MPI, criado para tratar dos principais deveres e responsabilidades dos servidores e gestores públicos, com o objetivo de sensibilizar a todos sobre a importância do tema. Na ocasião, a unidade ressaltou seu papel como um espaço de apoio e orientação para toda a equipe do Ministério.
Foram discutidas orientações práticas para a prevenção de conflitos cotidianos, como o uso adequado do espaço coletivo e as relações interpessoais entre colegas e superiores. Também foram reforçados os deveres essenciais do servidor público, tais como pontualidade, assiduidade e urbanidade. Destacou-se que a falta de urbanidade pode ser o primeiro passo para a escala de conflitos que evoluem para a prática de condutas assediadoras.
A Corregedora Aline Reis destacou que “é fundamental que todos compreendam seus deveres e responsabilidades, assim como os mecanismos disponíveis de denúncia e representação. Nosso compromisso é garantir um ambiente de trabalho íntegro, respeitoso e seguro para os servidores”.
Outros temas abordados incluíram infrações disciplinares previstas na legislação, o processo de apuração de denúncias – inclusive anônimas – e a proteção legal aos denunciantes contra qualquer forma de retaliação. Também foram esclarecidas questões sobre nepotismo e conflito de interesses.
Ao final, foi anunciado que o MPI implantará um plano setorial de enfrentamento ao assédio, que contará com uma rede de acolhimento, o que reforça o compromisso da pasta com a integridade e o respeito no ambiente de trabalho.
