Notícias
MPI participa de formação de vereadores indígenas do Mato Grosso do Sul
- Foto: ASCOM/MPI
O Ministério dos Povos Indígenas participou, entre quinta e sexta-feira (26 e 27), do Encontro de Vereadores Indígenas, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O evento cujo tema é "Qualificação do Legislativo para o Desenvolvimento do Território" reúne 17 parlamentares indígenas do estado e busca fortalecer a construção de políticas públicas a partir das realidades que vivem nos seus próprios territórios.
De acordo com informações da unidade federativa, "o encontro tem como objetivo qualificar a atuação dos parlamentares indígenas, respeitando as identidades culturais e ampliando o protagonismo dos povos originários nos espaços de poder". Durante a abertura do encontro, o secretário-executivo do MPI, Eloy Terena, destacou a importância dessas conversas para ampliar a atuação dos vereadores e seus mandatos com o objetivo de manter e aprimorar as políticas voltadas aos povos indígenas.
“Estamos no terceiro ano de atuação no Ministério dos Povos Indígenas. Muita coisa já foi construída, mas ainda estamos organizando as estruturas. Este momento é muito relevante para pensarmos juntos em como vamos seguir fortalecendo os mandatos e articulando ações para os próximos anos”, comentou.
Com apoio do MPI, o evento foi organizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para os Povos Originários do Mato Grosso do Sul para potencializar a atuação dos parlamentares, respeitando as identidades culturais e o protagonismo dos povos indígenas nos espaços de poder. A ação integra uma agenda contínua do governo do Estado para aumentar a representatividade e a participação dos povos indígenas nas decisões públicas.
Contexto indígena no MS
Segundo o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Mato Grosso do Sul tem a terceira maior população indígena do país. São mais de 116 mil indígenas vivendo no estado, o que torna ainda mais relevante a capacitação política das lideranças para ampliar a representação política dos povos originários nas instâncias de poder local e nacional e em outras áreas da sociedade civil, aldeando a ocupação de espaços relevantes.
O estado dobrou a população de habitantes indígenas ao longo de 12 anos. De mais de 77 mil, o número saltou para 116.346 mil. Do total de indígenas, 68.534 vivem em território demarcado e mais de 47 em áreas urbanas ou fora de reservas. A maior Terra Indígena é a de Dourados, com quatro aldeias com mais de 13 mil habitantes.
Os indígenas estão presentes em 79 municípios do MS, e representam pouco mais de 4% da população do estado. Trata-se da terceira maior taxa de presença indígena do país, sendo Bahia e Amazonas as unidades da federação a ocuparem o primeiro e segundo lugar.