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LideraGOV: programa de desenvolvimento de liderança tem inscrições abertas com vagas para servidores indígenas

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Publicado em 24/01/2025 19h55 Atualizado em 24/03/2025 21h19
LideraGov - creditos Mre Gaviao.png

O curso tem reserva de vagas para negros, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas e pessoas trans. Foto: Mre Gavião

Estão abertas até o dia 2 de fevereiro as inscrições para o LideraGOV 5.0, programa de desenvolvimento de líderes da Administração Pública federal, com vagas para servidores indígenas. Com início em abril e término em dezembro, essa edição do curso oferece 50 vagas e será realizada majoritariamente em formato remoto, com encontros semanais regulares. A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

As inscrições serão exclusivamente via internet, de forma gratuita, por meio do Sistema de Processos Seletivos da Enap. Para acessar o formulário de inscrição, é necessário que o candidato tenha cadastro no site gov.br. O processo seletivo ocorrerá em três etapas, com avaliação curricular, vídeo de apresentação e estudo de caso.

O edital está disponível no site da Escola Nacional de Administração Pública. As 50 vagas estão distribuídas, com paridade de gênero entre homens e mulheres, para ampla concorrência e grupos com vagas reservadas para negros, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas e pessoas trans. 

Em 2024, a quarta turma, chamada de LideraGOV 4.0, foi composta exclusivamente por pessoas negras. Lotada na Ouvidoria da Funai, Ivanise Rodrigues foi a única servidora do órgão inscrita, selecionada e formada no programa. “Participar do LideraGOV foi essencial para compreender melhor a forma como estão estruturados os espaços de formação e capacitação dos servidores federais, o que propiciou o debate sobre como a questão racial vem sendo discutida e implementada nas políticas públicas atualmente”, explica.

LideraGOV

O programa busca contemplar servidores das mais diversas instituições públicas, áreas de atuação e regiões do Brasil. Essa abordagem promove um ambiente de aprendizado colaborativo e interinstitucional.

O LideraGOV 5.0 destina-se a servidores públicos efetivos da Administração Pública federal, regidos pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que tenham diploma de nível superior e sejam não ocupantes de Cargos Comissionados Executivos (CCEs) ou Funções Comissionadas Executivas (FCEs) de nível 13 ou superior ou equivalentes.

Nas quatro edições anteriores, o programa recebeu 2.657 inscrições, selecionou 241 participantes e capacitou 239 servidores públicos de 75 órgãos em diversas regiões do Brasil. Trata-se de uma oportunidade única para servidores públicos que desejam desenvolver competências técnicas e comportamentais, impulsionar suas carreiras e contribuir para uma Administração Pública mais eficiente e inclusiva.

>> Acesse a página exclusiva sobre o processo seletivo para a 5ª edição do LideraGOV

Com informações do MGI e Enap

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