Notícias
MICBR+Ibero-América 2025: Fortaleza se torna palco da economia criativa com participação da Fundação Cultural Palmares
Foto MINC
Fortaleza, CE – O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), em sua maior edição, teve sua abertura oficial ontem, 3 de dezembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). O evento, que se estende até o dia 7 de dezembro, transforma a capital cearense em um vibrante corredor cultural, com uma programação intensa e gratuita que abrange rodadas de negócios, formação, mentorias, palestras, showcases, feira, cozinha-show e apresentações artísticas.
A Fundação Cultural Palmares estará representada no evento pelo diretor Nelson Mendes, que participará do painel "Economia Criativa Afro - Território, Formato e Futuro" hoje, 4 de dezembro, às 11h15. Sua presença destaca a importância da representatividade e do debate sobre a economia criativa afro-brasileira no cenário nacional.
O MICBR+Ibero-América 2025, que conta com a região Ibero-América como convidada de honra, registrou um crescimento expressivo, com 350 empreendedores selecionados de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Serão abordados 15 setores da economia criativa, incluindo Artes Visuais, Audiovisual, Música, Design, Moda e Gastronomia.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou a relevância do evento, afirmando que "a cultura não só alimenta a alma, traz conhecimento, capacidade crítica e felicidade, como também gera emprego, renda e é imprescindível para o desenvolvimento do país". A economia criativa movimenta cerca de R$ 230 bilhões no Brasil, emprega 7,8 milhões de pessoas e reúne mais de 130 mil empresas formais.
Em parceria com o Festival Elos, que acontece de 4 a 7 de dezembro na Praia de Iracema, o MICBR+Ibero-América amplia seu alcance, diversifica os públicos e fortalece as conexões profissionais. A programação inclui atividades formativas como painéis de mercado, oficinas e palestras, além de atividades de mercado como rodadas de negócios, mentorias e showcases.
A edição 2025 é uma realização do Ministério da Cultura, com correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza