Notícias
As ações da Palmares Itinerante no Espírito Santo
O projeto Palmares Itinerante visitou nos dias 06 e 07 de Dezembro, o estado do Espírito Santo. O objetivo do projeto é ouvir as necessidades das comunidades de várias regiões do Brasil, e alinhar as atividades da Fundação Cultural Palmares. Promovendo políticas públicas que atendam a necessidade de cada local.
Pela manhã do dia 6 dezembro, o Presidente da Palmares, Sr. Erivaldo Oliveira, é recebido com um café da manhã especial, presenteado pela associação das Paneleiras de Goiabeiras. Onde fez uma visita, conhecendo o belo trabalho que são as famosas panelas de barro. Um artesanato que é marco no Estado do ES.
No galpão das Paneleiras de Goiabeiras, o visitante pode conhecer todo o processo de produção das panelas. A panela de barro é o primeiro patrimônio imaterial do Brasil. Tombado pelo Iphan, é considerado patrimônio da humanidade.
No Galpão das paneleiras são produzidas mais de 3 mil panelas de barro todo mês, elas são distribuídas para todo o Brasil e em alguns países no exterior. Lá é possível encontrar diversos produtos de barro como: travessas, tigelas e muitas panelas.
Mais tarde o presidente Erivaldo é recebido pelo vice-governador do estado, Sr. César Colnago, e outros representantes do governo do estado do Espírito Santo. Onde pode apresentar o livro “O que você sabe sobre a África? Uma viagem pela história do continente e dos afro-brasileiros”, que faz parte do “Kit Conhecendo a África”. O kit que será distribuído em todo o Brasil, foi produzido pela Fundação Cultural Palmares em parceria do Ministério da Cultura.
Após a recepção na Assembleia legislativa em volta do monumento Rei Zulu, houve uma roda de conversa com a sociedade civil e poder público estadual (Secretaria de Cultura, Direitos Humanos e igualdade racial). Instrumentos de controle social (Igualdade racial municipais, Conselho de Direito Humano estadual, Conselho de negros, Fórum Chico Prego), Associação das paneleiras, Associação das Bandas de congo e o IPHAN estadual.
Faziam parte da mesa o presidente da Fundação Palmares, Sr. Erivaldo Oliveira, representantes do governo e da sociedade, como a vereadora Neuza de Oliveira, Secretário de Cultura do ES, Sr. João Gualberto, Secretário de Direitos Humanos e igualdade racial, Júlio César Pompeu, o Secretário de Cultura, João Gualberto Vasconcellos, Arilson Ventura – CONAQ, componentes do Movimento Juventude Negra, Carlos abelhão dentre outros.
‘’As demandas da Palmares não estão somente em Brasília. Estão nas comunidades quilombolas; nos terreiros de umbanda; estão nos estados nos municípios de todo o Brasil. Foi criado a Palmares Itinerante, com objetivo de colocar em pratica todas as políticas públicas que estão ao alcance da Palmares. Precisamos levar a cultura brasileira em todos os porões. Queremos sair do gueto, levar exposições de moda Afro aos Shoppings’’, enfatizou o presidente da Fundação Palmares.
Aproveitando o presente momento, o presidente Erivaldo Oliveira, ressalta a importância do lançamento do “Kit Conhecendo a África”. Afirmando que, para que o jovem negro se sentir representado, é importante que o Estado retrate a beleza negra e a cultura afro, em seus livros e em suas revistas. Por isso o livro conhecendo a África, segundo ele, é um projeto de suma importância para contribuir com o processo de construção de identidade desse jovem.
O “Kit Conhecendo a Africa”, é composto pelo o livro “O que você sabe sobre a Africa? Uma viagem pela história do continente e dos afro-brasileiros” e uma revista Coquetel. Será distribuído em cinco regiões do país, de forma a contribuir para a implementação da lei Nº 10.639/03 e alcançar as metas 4 e 19 do Plano Nacional de Cultura.
Ao final do dia foram entregues os Certificados Dona Domingas, que homenageou personalidades que ajudam e contribuem para o crescimento do estado.
O dia 7 de Dezembro começa com uma visita à comunidade quilombola de Divino Espírito Santo, que fica localizado em São Mateus. Segundo município mais antigo e sétimo mais populoso do estado do Espírito Santo.
Acompanhado do vice governador Cesar Colnago e seu chefe de gabinete, Ruy Gonçalves, juntamente com o Secretário de direitos humanos, Júlio César Pompeu, o presidente da Palmares, apontou a importância do “Kit Conhecendo a África”, também nas escolas quilombolas, além de falar sobre aspectos da agricultura, cultura, entretenimento, saúde e educação, nas comunidades quilombolas.
Mais tarde, houve uma roda de conversa, no centro de Vitória, tal qual o presidente da Fundação Palmares, preconiza como ‘’ roda de ações’’. Acompanhavam ele, o Chefe de Gabinete do vice-governador, Sr. Ruy Gonçalves, em conjunto de representantes quilombolas, matriz africana, ciganos dentre outros.
O objetivo era que essas comunidades pudessem conhecer a Fundação Cultural Palmares, bem como, saber as atividades em andamento que as favorecessem. Além de ouvir as necessidades e ideias de seus representantes. O encerramento das atividades contou com a presença de músicos e grupos de dança Afro locais. Celebrando os novos passos e atividades, voltados para a população negra e quilombola local.
Erivaldo Oliveira, presidente desta Fundação, aponta que as novas ações da Palmares, pelo projeto “Palmares Itinerante”, são muito importantes. Há anos a Fundação não se fazia presente no estado do Espírito Santo, como em muitos outros estados do Brasil.
E a integração da Fundação Cultural Palmares com essas comunidades, além de gerar políticas públicas que atendam a sua necessidade de fato, proporcionará melhorias para diversas comunidades em todo o Brasil.
Por Beatriz Dina e Débora Cruz