Exposições
Exposição de longa duração

O acervo de objetos sacros que integra o Museu de Arte Sacra de Paraty originou-se das coleções das quatro igrejas da sede do município e capelas de sua zona rural, pertencentes à Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Paraty (RJ). Este patrimônio cultural, que por mais de trezentos anos guarneceu os interiores dos templos e conferiu suntuosidade às celebrações litúrgicas locais, constituiu a célula embrionária da instituição.
Com o respaldo dos órgãos governamentais, das instituições culturais, da Paróquia de Paraty e da sociedade paratiense, o Museu de Arte Sacra de Paraty preserva e dinamiza estes testemunhos histórico-culturais, permitindo inclusive sua circulação pelas ruas da cidade durante as cerimônias religiosas tradicionais.
Seu acervo compreende importantes relíquias histórico-religiosas, encontradas e recolhidas de várias outras igrejas da cidade. Entre eles, objetos e utilitários em prata e ouro, imagens de santos, mobiliário antigo, peças de época, bem como diversos artefatos sacros.
O museu possui imagens barrocas e em terracota de anjos e santos de importantes artistas sacros, e diversas outras peças e utensílios que compõem a Liturgia Católica: cálices, serpentinas, coroas, bacias, turíbulos, sinetas, joias e preciosismos dos séculos XVIII e XIX.

Exposições temporárias
A cada mês, o Museu de Arte Sacra de Paraty dedica uma das vitrines de seu circuito expositivo a exibir um recorte diferente de seu acervo, em geral com imagens e outros itens relacionados a santos celebrados naquele período — a Vitrine do Mês.
O MAS-Paraty também realiza outras exposições temporárias com temáticas e recortes curatoriais diversos que permitem que peças sob sua guarda circulem e e sejam divulgadas ao público.