Notícias
Seminário do Museu D. João VI e Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil acontecerão no MNBA
Seminário do Museu D. João VI e Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil acontecerão de 10 a 14 de novembro, no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro
O Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, vai ser palco, neste ano, do XVI Seminário do Museu D. João VI e XII Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. O evento é uma realização do Grupo Entresséculos, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e do Instituto de Artes (ARTIS), da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e vai acontecer de 10 a 14 de novembro.
Com o tema “Vidas e Sobrevidas: seguindo os fluxos de única obra de arte/coisa", o Seminário e o Colóquio, que acontecem simultaneamente, vão reunir em um mesmo ambiente professores, pesquisadores e alunos de Artes de Brasil e Portugal, que terão oportunidade de mostrar seus trabalhos na área.
“Realizamos este evento, no último ano, de forma online. Acreditamos que é o momento de voltarmos a nos reunir presencialmente. Especialmente este evento considera o questionamento sobre a vasta produção imagética e material dos últimos dois séculos, tanto as coisas que circularam, as que se tornaram acervos e as que compuseram coleções particulares. Portanto, vamos pensar: de que forma uma única obra ou coisa, a partir de sua biografia cultural, nos permite olhar de modo particular para a história da arte e o colecionismo?", afirma a Profª Drª Marize Malta, coordenadora do Grupo Entresséculos.
Partindo do pressuposto que uma obra possui uma vida cheia de histórias, com seus vários vieses e reveses, o XVI Seminário do Museu D. João VI, do Grupo Entresséculos, e o XII Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX propõem seguir os fluxos de uma única obra, mergulhando nas suas vidas e sobrevidas que permitirão nos seus aprofundamentos lançar outros olhares para a arte e as coleções.
A chamada para comunicações orais e pôsteres resultou na seleção de 80 trabalhos que serão complementados por três palestras e quatro conferências de pesquisadores convidados. Serão cinco dias completos de evento, em que os participantes poderão acompanhar todas essas obras e suas trajetórias pela História da Arte.
As inscrições para participar como ouvinte deste evento podem ser feitas no site do Grupo Entresséculos até o dia 10 de novembro ou até acabarem as vagas: https://entresseculos.wordpress.com/