Redes de Educadores em Museus
O que é uma REM?
REM é a sigla para Rede de Educadores em Museus. Foi com esse nome que a primeira rede de educadores museais surgiu, no Rio de Janeiro, em 2003. Muitas outras redes surgiram depois dessa experiência inicial, com outros nomes e siglas, tais como: Rede de Educadores em Museus e Instituições Culturais – REMIC; Rede de Educadores em Museus e Patrimônio – REMP; Rede Informal de Museus e Centros Culturais RIMC; Rede de Educadores em Museus do Brasil – REM BR.
As REMs são, na maior parte, organizações voluntárias e informais. Surgiram pela vontade e necessidade de educadores museais articularem-se e realizarem atividades de formação, de troca de experiências, de debates sobre práticas e teorias e sobre assuntos pertinentes ao campo museal. São uma resposta da sociedade civil às lacunas que as políticas públicas do campo acumularam ao longo de quase um século de existência institucionalizada do trabalho educativo em museus no Brasil. As REMs têm funcionamentos, composições e organizações diferentes, mas uma coisa partilham em comum: a responsabilidade e o compromisso com a luta por uma Educação Museal consolidada, emancipadora e para todos.
Como funcionam as REMs?
Como são organizações informais e voluntárias, cada REM funciona do seu jeito. Existem Redes que se reúnem mensalmente, outras realizam eventos anuais. Há Rede que já mudou a forma de se organizar para garantir sua continuidade. Existem, ainda, aquelas que acabaram e voltaram a se organizar. Há Redes que funcionam no interior dos estados e outras só em capitais. São muitas possibilidades. O importante é chegar a um funcionamento que seja democrático, aberto e que garanta a existência da Rede.
A REM BR
Em 2014, após o encontro paralelo das Redes de Educadores em Museus no 6° Fórum Nacional de Museus, realizado em Belém (PA), foi criada a Rede de Educadores em Museus do Brasil, mais conhecida como REM BR. A REM BR possui um comitê gestor composto por 10 integrantes – 5 titulares e 5 suplentes, e eleito a cada 2 anos pelos membros da rede. O funcionamento da REM BR é virtual, por meio de um grupo de e-mails e perfis em redes sociais, como Whatsapp e Instagram, onde se articulam textos, intervenções e participações das REMs dos estados de forma conjunta, sempre que se considere pertinente. A REM-BR se configurou então como uma rede colaborativa que atua pela consolidação da educação museal como política pública, campo profissional e prática social comprometida com os direitos culturais e o protagonismo dos públicos. Tem como objetivo articular, fortalecer e representar educadores, mediadores e demais profissionais envolvidos com práticas educativas em museus e centros culturais em todo o país, promovendo o intercâmbio de experiências, a formação continuada e a valorização da educação museal como campo profissional e de conhecimento.
Como fundar uma REM?
A maior parte das REMs foi fundada a partir da convocatória de pequenos grupos dirigida à comunidade de educadores de museus e instituições culturais. Hoje tudo fica mais fácil com a possibilidade de utilização das redes sociais. Geralmente, as reuniões de fundação aconteceram em um museu anfitrião, debatendo as necessidades locais, formas de organização viáveis e elegendo grupos gestores voluntários. Algumas REMs surgiram no processo de debate da PNEM, ou pelo incentivo da REM-RJ em parceria com sistemas estaduais de museus e o IBRAM, após a realização de cursos ou eventos na área de educação museal. Se você quiser fundar uma REM na sua cidade ou estado, pode contactar a REM Brasil por meio de seu perfil https://www.instagram.com/rem.brasil/ ou pelo email rembr.educacaomuseal@gmail.com