Acervos Digitais no Ibram — Tainacan
Instituído em 2013, o Programa Acervo em Rede tem como principal objetivo promover a democratização do acesso digital aos bens culturais musealizados, promovendo também a digitalização e a documentação dos acervos das instituições museológicas na internet. Visa também instrumentalizar os museus brasileiros com ferramentas digitais sistêmicas, capazes de aperfeiçoar a gestão e a catalogação de seus acervos, permitindo a difusão integrada do patrimônio museológico e do patrimônio cultural preservado por diferentes grupos sociais.
Entre 2016 a 2021, uma parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) no desenvolvimento do sistema livre Tainacan – plataforma online para a criação de repositórios digitais e difusão dos acervos com foco em mídias digitais -, viabilizou a customização da ferramenta para atender às necessidades de catalogação e difusão dos acervos dos museus do Ibram. O Tainacan foi concebido como um software livre baseado na plataforma Wordpress. Conheça mais sobre o Tainacan visitando o site oficial de distribuição do plugin para Wordpress. Para aprender mais sobre o Tainacan e sobre o desenvolvimento de projetos de acervos digitais em museus, o IBRAM lançou em 2021 um manual para acervos digitais em museus.
Desde 2023, o IBRAM vem reformulando sua área técnica de sistemas de informação e conta atualmente com uma equipe que vem desenvolvendo ações de suporte e implantação de repositórios digitais para os museus do IBRAM e diversos museus e pontos de memória que entram em contato para obter apoio técnico no desenvolvimento de suas ações. Os repositórios vêm passando por um processo de criação de novas identidades visuais, reformulação da documentação, disponibilização de novos acervos e curadorias digitais.
Saiba mais sobre o Programa Acervo em Rede e o Projeto Tainacan.
Conheça os acervos online do IBRAM na plataforma Tainacan: