Notícias
Museu Imperial abre processo seletivo para funções administrativas no Ibram
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) está com inscrições abertas para processo seletivo destinado ao preenchimento de duas funções comissionadas no Museu Imperial, em Petrópolis (RJ). As oportunidades são voltadas a servidores públicos federais efetivos, por meio de movimentação na modalidade requisição.
As vagas disponíveis são para:
- Chefe da Divisão Administrativa do Museu Imperial – FCE 1.07; e
- Chefe do Setor de Orçamento e Finanças – FCE 1.02.
O processo seletivo será realizado por meio da plataforma SouGov.BR, conforme edital publicado pelo Ibram.
Sobre as vagas
A função de Chefe da Divisão Administrativa será exercida na modalidade presencial, em razão da natureza estratégica e gerencial das atividades. Entre as atribuições estão o acompanhamento de processos administrativos, apoio ao planejamento de contratações públicas, fiscalização e gestão de contratos, além de demandas relacionadas à gestão de pessoas.
Já a vaga para Chefe do Setor de Orçamento e Finanças envolve atividades relacionadas à execução orçamentária e financeira da unidade, acompanhamento de receitas próprias, instrução processual e operação de sistemas federais de gestão.
As duas funções possuem jornada de 40 horas semanais.
A vaga de Chefe da Divisão Administrativa será exercida prioritariamente na modalidade presencial, em razão da natureza estratégica e gerencial das atividades. Conforme previsto no edital, poderá haver possibilidade futura de adesão ao Programa de Gestão (PGD) na modalidade teletrabalho parcial, observadas as normas internas vigentes e após o período mínimo de um ano de exercício.
Para a função de Chefe do Setor de Orçamento e Finanças, há previsão de participação no Programa de Gestão na modalidade teletrabalho parcial, conforme regulamentação interna do Instituto.
Requisitos
Podem participar servidores ocupantes de cargos efetivos da Administração Pública Federal, que não estejam em estágio probatório e atendam aos requisitos específicos previstos no edital.
Para a vaga de Chefe da Divisão Administrativa, é exigida formação superior em Administração, Administração Pública, Direito, Economia, Contabilidade ou áreas correlatas, além de experiência mínima de dois anos na área meio da Administração Pública Federal.
Para a vaga de Chefe do Setor de Orçamento e Finanças, é exigido nível superior em qualquer área e experiência mínima de dois anos na área meio da Administração Pública Federal.
Inscrições
As inscrições estão abertas de 11 a 29 de maio de 2026 e devem ser realizadas exclusivamente pelo módulo Currículo e Oportunidades da plataforma SouGov.BR.
As etapas do processo incluem análise curricular e entrevista.
O edital completo, com requisitos, competências desejadas, atribuições e cronograma, está disponível nos canais oficiais do Ibram.
Serviço
Processo seletivo – Museu Imperial (Ibram)
📍 Vagas:
Chefe da Divisão Administrativa – FCE 1.07
Chefe do Setor de Orçamento e Finanças – FCE 1.02
📅 Inscrições: 11 a 29 de maio de 2026
📍 Local de atuação: Museu Imperial – Petrópolis (RJ)
🔗 Inscrições e edital: plataforma SouGov.BR