Grupo de Trabalho Mulheres e Gênero
Conheça o GT
Em março de 2023, o Ibram realizou um movimento em direção à reflexão sobre gênero: instituiu, por meio da Portaria Ibram nº 1873, de 7 de março de 2023, um grupo de trabalho dedicado a pensar o lugar das mulheres e as questões de gênero dentro da autarquia. Criado oficialmente a partir das lutas do Dia Internacional da Mulher, o GT Mulheres e Gênero nasceu com a missão de construir as bases para uma política nacional que integre essas pautas ao campo museológico brasileiro.
A iniciativa surgiu a partir da mobilização interna de servidoras, que passaram a examinar o lugar das mulheres na instituição e as dinâmicas de gênero presentes na autarquia, orientadas por uma reflexão acerca dos espaços que ocupam e como esse ambiente pode ser transformado. O GT reúne servidoras de museus e da sede e está vinculado ao Gabinete da Presidência. Trabalha também com convidadas externas, especialistas ou trabalhadoras do Ibram, que se juntam ao grupo em ações específicas.
Ações do GT
Em 2024, o GT levou uma proposta de ação ao 8º Fórum Nacional de Museus: uma atividade autogestionada que mobilizou e conectou profissionais de todo o país.
Em 2025, já com suas atribuições atualizadas por meio da Portaria Ibram nº 3774 de 15 de outubro de 2025, o GT promoveu uma pesquisa sobre a percepção social sobre o machismo dentro da instituição, com base no seguinte questionamento central: “O machismo faz parte da rotina no trabalho?”. As respostas fornecem agora um retrato que serve como ponto de partida para subsidiar a construção de uma política de enfrentamento à desigualdade de gênero na instituição.
O GT voltou a atenção para as unidades museológicas do Ibram e mapeou junto aos museus ações voltadas para as mulheres e gênero entre 2022 e 2025.
Essas campanhas, debates e levantamentos são os primeiros passos de uma política que está, agora, em processo de construção.
Exposição "Trabalho de Mulher"
Visite a exposição completa clicando nas imagens abaixo, ou diretamente no Flickr do Ibram.