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Você está aqui: Página Inicial Assuntos Secretarias Secretaria Nacional de Energia Elétrica Plano de Recuperação de Reservatórios-PRR

Plano de Recuperação de Reservatórios-PRR

Info
O Plano de Recuperação dos Reservatórios de Regularização de Usinas Hidrelétricas do País (PRR) contempla ações voltadas à promoção da segurança hídrica e energética no país, a serem desenvolvidas sob a coordenação do Ministério de Minas e Energia, em atendimento ao dispositivo estabelecido no Art. 30 da Lei nº 14.182, de 2021 que definiu diretrizes para o Poder Executivo elaborar o referido plano.
“Art. 30. Sem prejuízo das regras desta Lei aplicáveis ao Rio Grande e ao Rio Paranaíba, o Poder Executivo deverá elaborar, em até 12 (doze) meses a contar da data de vigência desta Lei, plano para viabilizar a recuperação dos reservatórios de regularização do País, ao longo de até 10 (dez) anos.
§ 1º Para elaboração do plano de que trata o caput deste artigo deverão ser consideradas as seguintes diretrizes:
I - priorização para a dessedentação humana e animal;
II - garantia da segurança energética do SIN;
III - segurança dos usos múltiplos da água;
IV - curva de armazenamento de cada reservatório de acumulação a ser definida anualmente; e
V - flexibilização da curva de armazenamento dos reservatórios em condições de escassez definida pela ANA, em articulação com o ONS.
§ 2º Para a execução do plano de que trata o caput deste artigo, poderão ser utilizados os recursos previstos nos arts. 6º e 8º desta Lei para as bacias hidrográficas alcançadas pelos respectivos dispositivos” (grifo nosso).
O PRR foi aprovado pela Resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) nº 8, de 11 julho de 2022, publicada no Diário Oficial da União em 10 de agosto de 2022.

Responsáveis pela Elaboração e Implementação

A coordenação da elaboração e execução do PRR, cabe ao Ministério de Minas e Energia, por meio da Secretaria Nacional de Energia Elétrica.
O desenvolvimento do Plano foi conduzido por Grupo de Trabalho instituído pela Resolução CNPE nº 2/2022, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com participação do Ministério da integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A execução das 31 ações, cabem aos órgão e entidades com competências afetas à implantação, gestão e operação dos reservatórios, no qual enumeramos o Ministério de Minas e Energia, Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Ministério do Meio Ambiente, ONS, EPE, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), IBAMA, Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP), dentre outros conforme especificado no Relatório.
Conforme proposta aprovada pelo CNPE, o PRR foi estruturado em diversas ações, divididas em quatro grandes frentes de atuação, conforme esquematizado a seguir:

        

I. Aspectos Físicos dos Reservatórios: contempla ações que demonstram sinergia com a gestão de reservatórios para os usos múltiplos e setoriais contidas no Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e também que tragam benefícios de longo prazo, sobre a disponibilidade hídrica, redução de assoreamento dos reservatórios e qualidade ambiental no âmbito do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas (PNRBH), sobretudo aquelas a serem executadas com investimentos previstos nos artigos 6º e 8º da Lei nº 14.182/2021, que instituiu os programas e revitalização dos recursos hídricos das bacias do São Francisco e Parnaíba, e também das bacias na área de influência de Furnas (Bacias do Rio Grande, Paranaíba, Tietê, Paraná e Paraíba do Sul).
Ainda nesta frente destaca-se atividades desenvolvidas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, voltas ao estabelecimento e atualização, por meio de resoluções, das regras operativas dos reservatórios visando aumentar a segurança hídrica de sistemas hídricos e promover o uso eficiente dos recursos hídricos pelos diversos usos múltiplos.
II. Dinâmica de Operação dos Reservatórios: agrupam ações voltadas ao aperfeiçoamento das curvas de Referência de Armazenamento por subsistema (CRef), sendo este instrumento de apoio à tomada de decisão do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), quanto à antecipação e mitigação de impactos quando de condições críticas. As ações deste grupo levam em consideração a necessidade de otimizar a operação, sobretudo para enfrentamento de contingência em momentos de escassez hídrica, quando é necessário a flexibilização da curva de armazenamento dos reservatórios definida pela ANA, em articulação com o ONS.
III. Planejamento da Operação e da Expansão do SIN: ações com sinergia com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE), o qual traz análises relacionadas ao impacto das estratégias de expansão sobre a gestão dos reservatórios do SIN, com o Plano da Operação Energética (PEN), quanto as estratégias de operação sobre a gestão dos reservatórios. Outra linha de atuação é quanto ao aperfeiçoamento de critérios de garantia de suprimento à demanda de energia elétrica, com a reavaliação periódica junto ao CNPE dos critérios (pelo menos a cada 5 anos), de modo a refletir a percepção de risco da operação do sistema elétrico.
IV. Modelagem Matemática: Ações voltadas ao aperfeiçoamento de base de dados e reavaliação periódica de parâmetros de aversão a risco, que permitem calibrar o peso dos cenários hidrológicos críticos no planejamento da operação e da expansão na função objetivo do problema de otimização da operação do sistema elétrico e estabelecer restrições de níveis de volume mínimos de operação dos reservatórios que garantam sua controlabilidade, aproximando a representação do modelo à realidade operativa.

Recursos para Implantação do PRR

Para implementação do PRR, chamamos atenção para a garantia de recursos financeiros consignado na Lei 14.182, de 2021, por meio dos recursos das contas do Programas de Revitalização de Recursos Hídricos, com foco em ações que gerem recarga das vazões afluentes e ampliem a flexibilidade operativa dos reservatórios, sem prejudicar o uso prioritário e o uso múltiplo dos recursos hídricos. Os recursos serão aplicados em duas contas ao longo de 10 anos a partir de 2023, sendo:

  • Conta do Programa de Revitalização dos Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco e do Rio Parnaíba (CPR São Francisco e Parnaíba), com aportes anuais de R$ 350.000.000,00 corrigidos pelo IPCA; e
  • Conta do Programa de Revitalização dos Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas da Área de Influência dos Reservatórios das Usinas Hidrelétricas de Furnas (CPR Furnas), com aportes anuais de R$ 230.000.000,00 corrigidos pelo IPCA, beneficiando bacias do Paranaíba, Rio Grande, Tietê e Paraná.

Figura: Área beneficiada pelos recursos das Constas dos Programas de Revitalização.

A aplicação dos recursos é definida por Comitê Gestor, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, cuja composição foi estabelecida no Decreto n° 10.838/2021. Cabem aos membros dos Comitês e à própria Eletrobrás proporem os projetos a serem incluídos no Plano de Trabalho Anual. A execução é realizada diretamente pela Eletrobrás, responsável pela aplicação e prestação de contas dos investimentos.

Indicadores e Metas

Na estratégia de implementação e monitoramento do PRR, foram elaboradas pelo Grupo de Trabalho uma proposta de metas e indicadores globais definida de maneira a robustecer as iniciativas que sucederão a execução das ações, bem como a identificação de seus resultados em prol da almejada recuperação dos reservatórios das usinas hidrelétricas do País.

Foram estabelecidos sete indicadores, sendo estes:

Indicador 1: Média Móvel da Energia Armazenada
Indicador 2: Equilíbrio de EAR entre as bacias do SIN com maior capacidade de armazenamento
Indicador 3: Índice de Vulnerabilidade Socioambiental (IVSA)
Indicador 4: Aplicação dos recursos oriundos da Lei nº 14.182/2021 em revitalização dos recursos hídricos de bacias hidrográficas
Indicador 5: Ampliação da capacidade de transmissão de energia elétrica entre os subsistemas do SIN
Indicador 6: Aprimoramento dos Modelos
Indicador 7: Carga líquida de energia anual a ser atendida pelas usinas hidrelétricas.

O detalhamento dos indicadores e metas constam do Relatório de Estruturação de Ações e Construção de Indicadores Globais, divulgado na Consulta Pública nº 150/2023.

Resultados Alcançados

Ao final do PRR, há a expectativa de que as iniciativas contribuam, ao longo de 10 anos, com a recuperação gradual dos níveis de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras, bem como para o aprimoramento da sinergia existente entre as avaliações do setor elétrico brasileiro e a gestão dos usos múltiplos das águas, o que resultará, certamente, em benefícios a serem percebidos por toda a sociedade, em termos de segurança energética e hídrica, fomentando o desenvolvimento socioeconômico brasileiro e a geração de emprego e renda.

Conforme previsto no PRR, anualmente serão publicados os resultados. O 1º Relatório de Monitoramento, referente ao ano de 2023 aponta para alcance de 26,8% de execução das ações, já no 2º Relatório de Monitoramento, referente ao ano de 2024, foi atingido 41,0%. Maiores detalhes podem ser acessados no Painel de Monitoramento do PRR.

Conheça o PRR:

Plano de Recuperação dos Reservatórios - PRR

Relatório do GT

Resolução CNPE nº 8/2022

Relatório de Estruturação de Ações e Indicadores

Errata do Relatório de Estruturação de Ações e Indicadores 

1° Relatório de Monitoramento do PRR

2º Relatório de Monitoramento do PRR

Ação CP11 – Fortalecimento da Governança

Dentre as ações do PRR, destaca-se a ação CP11, coordenada pelo MME, que visa o fortalecimento da governança da gestão integrada dos reservatórios do sistema elétrico, por meio do aprimoramento do ambiente de articulação entre as várias instituições com competências ligadas ao objetivo de preservação dos usos múltiplos da água, objetivando dar mais tempestividade às tomadas de decisão.

Disponibiliza-se a seguir os documentos elaborados,  com suporte da consultoria contratada para execução das atividades da ação.

Meta 1 – Plano de Trabalho e Cronograma da Ação CP11

Meta 2 – Diagnóstico da Governança


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