Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional (Organograma)
      • Competências
      • Base Jurídica
      • Quem é Quem
      • Agenda de Autoridades
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • História
      • Projeto Memória
      • Missão, Visão e Valores
      • Coordenações Espaciais
      • Norma de Relacionamento
      • Documentos de Planejamento
      • PGD | Programa de Gestão e Desempenho
      • Plano Diretor
      • Visitas ao INPE
      • Estágio
      • Cooperações Nacionais e Internacionais
    • Ações e Programas
      • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • Carta de Serviços
      • Renúncia de Receitas
      • Fundo de Amparo ao Trabalhador
      • Governança
      • Catálogo de Programas e Projetos
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Despesas com Diárias e Passagens
      • Ordem Cronológica de Pagamento
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
      • Coleta Seletiva Cidadã
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre o INPE
      • Principais Produtos e Serviços do INPE
      • Inovação Tecnológica
      • CBERS
      • PCI - Programa de Capacitação Institucional
      • SESLB - Setor de Lançamentos de Balões
      • Pós-Graduação - Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e Aspectos Tecnológicos
    • Transparência e Prestação de Contas
  • Assuntos
    • Últimas Notícias
    • Produtos
      • Queimadas
      • Desmatamento
      • Embrace
      • Imagens de Satélites
      • Previsão Numérica de Tempo e Clima
      • Engenharia de Satélites
    • Eventos
    • Capacitação Pós-Graduação
    • Anúncio de Oportunidades
    • Atuação do INPE no Desastre do RS
  • Central de Conteúdo
    • Área de Conhecimento
    • Biblioteca On-Line
    • Logomarcas Oficiais
    • Materiais de Divulgação
      • Gaia em Jogo
      • Vídeos Institucionais
    • Publicações
  • Canais de Atendimento
    • Ouvidoria
    • Imprensa
    • Visitas ao INPE
    • BiomasBR
  • Composição
  • Serviços
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Área-Conhecimento Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais cgce Ciência Espacial Astrofísica Miniobservatório Astronômico Observações Astronômicas Remotas
Info

Observações Astronômicas Remotas

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 16/05/2024 11h50 Atualizado em 26/11/2024 14h56

Aviso Importante: Conforme nota divulgada no site do INPE, no momento o Miniobservatório Astronômico do INPE teve atendimento ao público suspenso e está interditado para reestruturação e melhorias.

O que é uma observação astronômica remota?

Amplamente utilizada em pesquisas astronômicas em todo o mundo, a observação astronômica remota consiste em investigar os astros com auxílio de um telescópio controlado a distância. Assim, o observador não precisa estar presente no local onde se encontra o telescópio e a câmera astronômica, na qual há geralmente um detector do tipo CCD.

Qual é o público alvo?

Com o intuito de expandir esta prática e levar conhecimento ao público, o Miniobservatório do INPE disponibiliza, na internet, um sistema computacional para observações remotas dirigido a estudantes do nível fundamental ao superior, que devem estar sempre supervisionados por um(a) professor(a). As sessões remotas, que são gratuitas, devem ser realizadas a partir de um computador com conexão banda larga à internet.

Na instituição de ensino, os interessados acessam o sistema para orientar o telescópio e a câmera CCD do Miniobservatório na direção do astro que desejam observar. Não é necessário ter conhecimento prévio de astronomia, apenas alguma experiência em programas de navegação na internet e de visualização de imagens digitais. Assim, os estudantes realizam uma observação astronômica, analisam as imagens dos astros, além de serem instigados a pesquisar sobre cada um deles.

Quando ocorrem as sessões de observação remota?

As sessões remotas ocorrem às quintas-feiras, das 19h30min às 21h30min, nos meses em que as condições do tempo meteorológico são mais favoráveis, exceto julho (férias escolares). Cada sessão é assistida pela equipe do Miniobservatório e acompanhada por um pesquisador em astrofísica.

Em 2013, as sessões remotas acontecerão nos meses de maio, junho, agosto e setembro, excepcionalmente das 19h às 21h.

Como agendar uma sessão de observação remota?

Para agendar uma sessão de observação remota no Miniobservatório é necessário o preenchimento de um formulário de pedido de tempo por um(a) professor(a) de uma instituição do ensino formal.

As observações remotas devem ser agendadas com 30 dias de antecedência. Cada instituição pode agendar mais de uma noite por semestre mediante justificativa. Os educadores também podem sugerir projetos de observação.

Após a aprovação do pedido de observação, a instituição de ensino deve enviar um ofício confirmando haver interesse e condições técnicas para a realização da sessão agendada, preferencialmente por e-mail ou fax (12-3208-6811). Não havendo confirmação com até 15 dias de antecedência, a noite ficará disponível para outra instituição em lista de espera.

Qual é o projeto de observação proposto?

Um passeio pelo céu

É um projeto de cunho introdutório à observação astronômica, sendo dirigido a estudantes de todos os níveis. É realizado em uma única sessão remota, ao longo da qual astros diversos são observados, tais como Lua, planetas, aglomerados de estrelas, nebulosas e, até mesmo, galáxias, a fim de estimular os estudantes a fazerem uma pesquisa sobre os astros que compõem o Universo. Propõe-se também aos estudantes que já possuam algum conhecimento em geometria e trigonometria medir as dimensões físicas de um aglomerado de estrelas e um planeta.

Aceita-se, ainda, a sugestão de outro(s) projeto(s) de observação astronômica.

Notas:

    • Leia o tutorial do projeto observacional 'Um passeio pelo céu'.
    • O Miniobservatório oferece as informações necessárias para a realização da sessão remota e execução do projeto observacional proposto e, dentro do possível, algum treinamento prévio.
    • Todas as imagens obtidas nas sessões remotas tornam-se imediatamente disponíveis logo após cada observação. Acesse o banco público de imagens celestes digitais do Miniobservatório Astronômico.

Imagens de astros obtidas no Miniobservatório para a atividade de medição de diâmetros
('Um passeio pelo céu') tendo suas respectivas distâncias a Terra apresentadas.

        • Todas as imagens compreendem um campo angular no céu de 12 arcmin por 8 arcmin, tal que 1 pixel quadrado do detector equivale a 0,95 arcsec por 0,95 arcsec no céu. Cada 1 grau é igual a 60 arcmin, ou seja, 1 arcmin = 1/60 grau, sendo que 1 arcmin tem 60 arcsec.
        • Júpiter, feita em 01/09/2009.
          distância de Júpiter: 609,6 milhões de quilômetros (km) ou 609,6 x 106km
          formato JPEG - formato FITS
        • Aglomerado globular de estrelas Messier 22, feita em 01/09/2009. distância de M22:
          1,0 x 1017 km ou 100 quatrilhões de quilômetros
          formato JPEG - formato FITS
        • Lua, feita em 01/09/2009 às 20h35mim (horário local do Miniobservatório).
          distância da Lua: 398.311 quilômetros, aproximadamente 398 mil km
          formato JPEG - formato FITS

    Como realizar sessões de observação remota?

    A observação remota é executada por meio do acesso a uma interface web usando nome de usuário e senha, válidos apenas para a sessão agendada. A partir do acesso ao Sistema Web, o observador seleciona o astro e insere seus parâmetros de observação. O direcionamento do telescópio e a aquisição das imagens são efetuados automaticamente e, em seguida, as imagens são visualizadas e seus arquivos podem ser descarregados no computador do observador.

    Prós:

        •  Sem necessidade de programas específicos para realizar uma observação remota.
        • Seleção do astro num céu virtual ou em catálogos ou por coordenadas equatoriais celestes.
        • Inspeção prévia da região do céu apontada pelo telescópio.
        • Centralização do astro no campo da imagem se necessário.
        • Visualização e descarregamento imediato das imagens dos astros.
        • Comunicação em tempo real com a equipe do observatório.
        • Acompanhamento das condições meteorológicas locais e regionais.
        • É possível ver o telescópio do observatório.
        • Obtenção de imagens de calibração de forma automática.
        • Disponibiliza-se informações extras úteis para a sessão remota (tutorial do projeto observacional, lista e características dos astros, manual do Sistema Web, glossário de termos astronômicos e técnicos, regras da sessão e banco público de imagens).

    Contras:

        • Não há recursos de focalização da imagem, de autoguiagem do telescópio (limitando as exposições em 20 segundos) e nem de escolha da época das coordenadas equatoriais.
    Notas:
        • Recomenda-se acesso de banda larga para a conexão de internet da instituição de ensino.
        • Durante a sessão remota, os observadores tem acompanhamento de um(a) pesquisador(a) em Astrofísica e assistente(s) do Miniobservatório por meio de uma interface de bate-papo "on-line".
        • Regras e recomendações para executar uma sessão de observação remota.
        • O manual do Sistema Web é disponibilizado aqui.
        • As imagens digitais são fornecidas em arquivos nos formatos FITS e GIF, as quais devem ser descarregadas pelo usuário durante a sessão remota preferencialmente.
        • Glossário de termos astronômicos e técnicos.
        • Histórico do Sistema Web.
        • Conheça outros observatórios em operação da rede Telescópios na Escola.

    Quem já realizou observação remota no Miniobservatório?

    Conheça quais instituições de ensino já realizaram observações remotas conosco por meio dos relatórios fornecidos por seus(suas) professores(as) ao longo das temporadas anteriores ocorridas no Miniobservatório Astronômico (instituições atendidas, projetos executados, astros imageados e relatos).

    2013 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005

    Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
    • Acesso à Informação
      • Institucional
        • Estrutura Organizacional (Organograma)
        • Competências
        • Base Jurídica
        • Quem é Quem
        • Agenda de Autoridades
        • Horário de Atendimento
        • Atos Normativos
        • História
        • Projeto Memória
        • Missão, Visão e Valores
        • Coordenações Espaciais
        • Norma de Relacionamento
        • Documentos de Planejamento
        • PGD | Programa de Gestão e Desempenho
        • Plano Diretor
        • Visitas ao INPE
        • Estágio
        • Cooperações Nacionais e Internacionais
      • Ações e Programas
        • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
        • Carta de Serviços
        • Renúncia de Receitas
        • Fundo de Amparo ao Trabalhador
        • Governança
        • Catálogo de Programas e Projetos
      • Participação Social
      • Auditorias
      • Convênios e Transferências
      • Receitas e Despesas
        • Receitas
        • Despesas
        • Despesas com Diárias e Passagens
        • Ordem Cronológica de Pagamento
      • Licitações e Contratos
        • Licitações
        • Contratos
        • Coleta Seletiva Cidadã
      • Servidores
      • Informações Classificadas
      • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • Perguntas Frequentes
        • Sobre o INPE
        • Principais Produtos e Serviços do INPE
        • Inovação Tecnológica
        • CBERS
        • PCI - Programa de Capacitação Institucional
        • SESLB - Setor de Lançamentos de Balões
        • Pós-Graduação - Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt
      • Dados Abertos
      • Sanções Administrativas
      • Ferramentas e Aspectos Tecnológicos
      • Transparência e Prestação de Contas
    • Assuntos
      • Últimas Notícias
      • Produtos
        • Queimadas
        • Desmatamento
        • Embrace
        • Imagens de Satélites
        • Previsão Numérica de Tempo e Clima
        • Engenharia de Satélites
      • Eventos
      • Capacitação Pós-Graduação
      • Anúncio de Oportunidades
      • Atuação do INPE no Desastre do RS
    • Central de Conteúdo
      • Área de Conhecimento
      • Biblioteca On-Line
      • Logomarcas Oficiais
      • Materiais de Divulgação
        • Gaia em Jogo
        • Vídeos Institucionais
      • Publicações
    • Canais de Atendimento
      • Ouvidoria
      • Imprensa
      • Visitas ao INPE
      • BiomasBR
    • Composição
    • Serviços
    Redefinir Cookies
    Redes sociais
    • Twitter
    • YouTube
    • Facebook
    • Instagram
    Acesso àInformação
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
    Voltar ao topo da página
    Fale Agora Refazer a busca