Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional (Organograma)
      • Competências
      • Base Jurídica
      • Quem é Quem
      • Agenda de Autoridades
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • História
      • Projeto Memória
      • Missão, Visão e Valores
      • Coordenações Espaciais
      • Norma de Relacionamento
      • Documentos de Planejamento
      • PGD | Programa de Gestão e Desempenho
      • Plano Diretor
      • Visitas ao INPE
      • Estágio
      • Cooperações Nacionais e Internacionais
    • Ações e Programas
      • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • Carta de Serviços
      • Renúncia de Receitas
      • Fundo de Amparo ao Trabalhador
      • Governança
      • Catálogo de Programas e Projetos
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Despesas com Diárias e Passagens
      • Ordem Cronológica de Pagamento
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
      • Coleta Seletiva Cidadã
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre o INPE
      • Principais Produtos e Serviços do INPE
      • Inovação Tecnológica
      • CBERS
      • PCI - Programa de Capacitação Institucional
      • SESLB - Setor de Lançamentos de Balões
      • Pós-Graduação - Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e Aspectos Tecnológicos
    • Transparência e Prestação de Contas
  • Assuntos
    • Últimas Notícias
    • Produtos
      • Queimadas
      • Desmatamento
      • Embrace
      • Imagens de Satélites
      • Previsão Numérica de Tempo e Clima
      • Engenharia de Satélites
    • Eventos
    • Capacitação Pós-Graduação
    • Anúncio de Oportunidades
    • Atuação do INPE no Desastre do RS
  • Central de Conteúdo
    • Área de Conhecimento
    • Biblioteca On-Line
    • Logomarcas Oficiais
    • Materiais de Divulgação
      • Gaia em Jogo
      • Vídeos Institucionais
    • Publicações
  • Canais de Atendimento
    • Ouvidoria
    • Imprensa
    • Visitas ao INPE
    • BiomasBR
  • Composição
  • Serviços
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Área-Conhecimento Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais cgce Ciência Espacial Astrofísica Miniobservatório Astronômico Pedido de Observação Astronômica Remota
Info

Pedido de Observação Astronômica Remota

Publicado em 08/10/2024 15h31 Atualizado em 26/11/2024 14h57

Pedido de Observação Astronômica Remota com Cadastro de Professor - Miniobservatório Astronômico


Aviso Importante: Conforme nota divulgada no site do INPE, no momento o Miniobservatório Astronômico do INPE teve atendimento ao público suspenso e está interditado para reestruturação e melhorias.

IMPORTANTE

  • As observações remotas são direcionadas a instituições do ensino formal. Cada instituição pode requisitar mais de uma noite por semestre mediante justificativa.
  • O pedido de observação deve ser submetido exclusivamente por um(a) professor(a), com cerca de 30 dias de antecedência.
  • As sessões remotas ocorrem às quintas-feiras, das 19h30min às 21h30min, nos meses em que as condições do tempo meteorológico são mais favoráveis, excluindo vésperas de feriados e o mês de julho (férias escolares).
  • Após a aprovação do pedido, a instituição de ensino deve confirmar oficialmente o seu interesse afirmando possuir condições técnicas para realização da sessão agendada, por e-mail ou fax (12 3208-6811). Não havendo confirmação com até 15 dias de antecedência, a noite ficará disponível para outra instituição em lista de espera.
  • O(A) professor(a) receberá automaticamente confirmação de submissão deste pedido no seu próprio e-mail abaixo informado.
Tipo da Instituição  




Localização da Instituição  


TERMO DE CONSENTIMENTO   O participante consente ao INPE fazer uso de dados pessoais solicitados no ato da inscrição desse evento para fins relacionados a realização do mesmo, bem como autoriza a gravação do evento, permitindo a veiculação e divulgação de sua imagem, áudio, bem como mensagens enviadas à sala de bate-papo (chat) do evento, nas mídias sociais e canais de comunicação do INPE.

NOTAS:

  • A equipe do Miniobservatório define a configuração óptica-instrumental para o projeto. Sugere-se usar unicamente o filtro V (Bessell) para a aquisição das imagens. Caso o observador seja experiente, outros filtros podem ser utilizados.
  • A lista dos astros do projeto 'Um passeio pelo céu' e os tempos de exposição são fornecidos pelo Miniobservatório.
  • O tratamento das imagens celestes brutas é efetuado pela equipe do Miniobservatório. As imagens tratadas são fornecidas na semana posterior a da sessão remota.
  • Visite o site do projeto Telescópios na Escola para conhecer a rede de observatórios astronômicos didáticos em operação no Brasil.
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional (Organograma)
      • Competências
      • Base Jurídica
      • Quem é Quem
      • Agenda de Autoridades
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • História
      • Projeto Memória
      • Missão, Visão e Valores
      • Coordenações Espaciais
      • Norma de Relacionamento
      • Documentos de Planejamento
      • PGD | Programa de Gestão e Desempenho
      • Plano Diretor
      • Visitas ao INPE
      • Estágio
      • Cooperações Nacionais e Internacionais
    • Ações e Programas
      • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • Carta de Serviços
      • Renúncia de Receitas
      • Fundo de Amparo ao Trabalhador
      • Governança
      • Catálogo de Programas e Projetos
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Despesas com Diárias e Passagens
      • Ordem Cronológica de Pagamento
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
      • Coleta Seletiva Cidadã
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre o INPE
      • Principais Produtos e Serviços do INPE
      • Inovação Tecnológica
      • CBERS
      • PCI - Programa de Capacitação Institucional
      • SESLB - Setor de Lançamentos de Balões
      • Pós-Graduação - Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e Aspectos Tecnológicos
    • Transparência e Prestação de Contas
  • Assuntos
    • Últimas Notícias
    • Produtos
      • Queimadas
      • Desmatamento
      • Embrace
      • Imagens de Satélites
      • Previsão Numérica de Tempo e Clima
      • Engenharia de Satélites
    • Eventos
    • Capacitação Pós-Graduação
    • Anúncio de Oportunidades
    • Atuação do INPE no Desastre do RS
  • Central de Conteúdo
    • Área de Conhecimento
    • Biblioteca On-Line
    • Logomarcas Oficiais
    • Materiais de Divulgação
      • Gaia em Jogo
      • Vídeos Institucionais
    • Publicações
  • Canais de Atendimento
    • Ouvidoria
    • Imprensa
    • Visitas ao INPE
    • BiomasBR
  • Composição
  • Serviços
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca