DOCENTE
|
FORMAÇÃO E TEMAS DE INTERESSE
|
Aline Cristine Xavier da Silva Castro
Lattes
|
Graduação: Letras (Português/Literaturas)
Mestrado: Literatura Brasileira
Doutorado: Literatura Comparada
- Literatura infantil
- Letramento literário
- Gêneros textuais em LP e libras
- Aquisição de língua portuguesa como L2
- Leitura e escrita
- Material didático e metodologia visual e escrita de língua portuguesa e de literatura para ouvintes e surdos
|
Aline Fernanda Alves Dias
Lattes
|
Graduação: Português/Italiano
Mestrado: Letras
Doutorado: Estudos da Linguagem
- Teoria da Gramática
- Psicolingüística.
|
Luiz Cláudio da Costa Carvalho
Lattes
|
Graduação: História
Mestrado: Letras Vernáculas
Doutorado: Letras Vernáculas
- Estudos Culturais
- Literatura em Libras ou sobre a surdez
- Produções Culturais em Libras ou sobre a surdez (Teatro, Crônicas, narrativas, letras de música, expressões culturais religiosas...)
- Imaginário social sobre a surdez
- Literatura Infantil e Juvenil
- Gêneros Literários em Português e Libras
- Leitura e escrita
- Literatura, artes e identidades
- Narrativas em torno do conceito de Literatura Surda
- A literatura em sala de aula
|
Maria Inês Castro de Azevedo
Lattes
|
Graduação: Letras (Português-Literatura)
Mestrado: Literatura Brasileira
Doutorado: Letras
- Práticas de leitura na formação acadêmica
- Gêneros textuais acadêmicos: produção escrita
- Prática de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua
- Prática de ensino de Língua Portuguesa como primeira língua
- Língua portuguesa e cultura brasileira
- Literatura e formação de leitores
- Literatura e sociedade
|
Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz
Lattes
|
Graduação: Letras (Português/Inglês)
Mestrado: Estudos Linguísticos
Doutorado: Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
- Ensino de Língua Portuguesa como L1 (compreensão e produção textual)
- Ensino de Língua Portuguesa como L2 (compreensão e produção textual)
- Articulação entre a LIBRAS e a Língua Portuguesa no ensino de línguas
- Questões identitárias e de subjetividade por meio de Análise do Discurso
- Estratégias de ensino de Língua Portuguesa como L1 e L2
- Metodologia científica
- Escrita acadêmica
- Formação de Professores para o ensino de Língua Portuguesa escrita para surdos
- Elaboração de materiais didáticos e Objetos de Aprendizagem para surdos
|
Simone Peixoto Gonçalves
Lattes
|
Graduação: Pedagogia / Letras-Libras
Especialização: Educação de Surdos
Mestrado: Diversidade e Inclusão
- Aquisição de linguagem por crianças surdas;
- Educação de Surdos na perspectiva Bilíngue;
- Interpretação de expressões idiomáticas/metafóricas da Libras;
- Leitura e compreensão de expressões idiomáticas/metafóricas em português como L2 para surdos;
- Metodologia do ensino de libras;
- Produção de materiais didáticos para surdos;
- Surdos: identidade, diferença e cultura.
|
Tiago da Silva Ribeiro
Lattes
|
Graduação: Letras
Mestrado: Letras
Doutorado: Letras
- Novas formas de ensinar língua portuguesa;
- Ensino baseado em novas tecnologias de informação e comunicação;
- Ensino a distância, ensino remoto e ensino on-line;
- A importância do uso das redes sociais no ensino de Língua portuguesa;
- Como lidar com a enxurrada de informações contidas nas redes;
- A formação do professor e o ensino mediado pela tecnologia;
- O professor como mediador pedagógico;
- Níveis de formalidade da escrita acadêmica;
- Novas formas de divulgação do conhecimento científico.
|
Valéria Campos Muniz
Lattes
|
Graduação: Letras
Mestrado: Língua Portuguesa
Doutorado: Língua Portuguesa
- Língua portuguesa como L2
- Formação do leitor
- Produção de material didático para ensino de língua portuguesa como L2
- Estratégias de ensino de língua portuguesa
- Alfabetização e letramento
|
Wilma Favorito
Lattes
|
Graduação: Letras
Mestrado: Letras
Doutorado: Linguística Aplicada
- Educação bilíngue para surdos.
- Bilinguismo, multilinguismo e surdez.
- Dicionarização da Língua Brasileira de Sinais.
- Identidade (s), cultura e surdez.
- Ensino- aprendizagem de língua portuguesa como língua materna para ouvintes.
- Ensino-aprendizagem de língua portuguesa como segunda língua para surdos.
- Letramento para ouvintes e surdos.
- Leitura e escrita (ouvintes e surdos).
- Políticas linguísticas.
|