Sobre o Curso de Libras

Publicado em 24/11/2021 13h39

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), centro de referência nacional na área da surdez, promove a difusão de conhecimentos científico-tecnológicos e oferece educação básica e superior e cursos de extensão, dentre outras ações. Compete à Divisão de Formação e Capacitação de Recursos Humanos (DFCRH) a gestão do Curso de Libras oferecido pelo INES, com o objetivo de favorecer a disseminação da Língua Brasileira de Sinais na sociedade e possibilitar condições para uma comunicação essencial com a pessoa surda, contribuindo para sua inclusão social.

Totalmente gratuito, o curso é constituído de cinco módulos, cada um com duração de aproximadamente quatro meses e carga horária de 50 horas. Ao término de cada módulo, o aluno aprovado recebe um certificado de conclusão.

As atividades propostas pelos docentes são dinâmicas e focadas no conteúdo que foi transmitido. O aluno ou aluna terá seu desempenho avaliado de forma periódica, através da realização de duas atividades e uma prova, que comprovarão suas habilidades (expressão facial e corporal, datilologia, estrutura e contexto) em Libras.

O Curso de Libras é normalmente oferecido na modalidade presencial, nas salas do terceiro andar do prédio principal do INES, no bairro de Laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Excepcionalmente, em função das restrições sanitárias decorrentes da pandemia de COVID-19, no ano de 2021, ele está sendo oferecido de forma remota.

Devido à alta procura pelo curso, o ingresso de novos alunos da comunidade externa acontece por meio de sorteio eletrônico. A cada semestre, o INES divulga os editais de abertura de inscrições em sorteio eletrônico para novas vagas e turmas. Também são publicadas as orientações para solicitação de vagas de candidatos prioritários, avaliados caso a caso: familiares de alunos surdos do CAp/INES; familiares de alunos surdos da graduação do DESU/INES; alunos do DESU/INES (graduação e pós graduação); tutores do NEO; servidores e colaboradores do INES; além de agentes públicos, servidores ou colaboradores de serviços públicos, parceiros do INES ou organizações da sociedade civil que atuem em algum eixo relacionado com a surdez. São divulgadas, ainda, as informações sobre a avaliação de nivelamento para o ingresso de candidatos que já têm conhecimento de Libras.

Renovação de matrícula

A renovação de matrícula ocorre no intervalo de um semestre para outro. Para cursar o semestre seguinte, é obrigatória a renovação de matrícula. A DFCRH divulgará um informativo com as datas para renovação e os critérios de alocação de turma na área do Curso de Libras no site do INES, e por e-mail para os alunos ativos e de matrícula trancada do último semestre realizado do curso. O aluno poderá ficar até dois semestres afastado do curso. Se não renovar após dois semestres, o aluno perderá o vínculo com o curso e poderá ingressar novamente via sorteio eletrônico de módulo 1, avaliação de ingresso (nivelamento) ou por meio de ofício, devendo verificar os informativos de cada uma das modalidades na página do Curso de Libras no site do INES.

Para mais informações, confira os informes do Curso de Libras.