Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Conheça o INES
      • Competências e base jurídica
      • Estrutura organizacional
      • Comissões
      • Quem é quem
      • Agenda de Autoridades
      • Planos institucionais
      • Horários de atendimento
    • Ações e programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços ao Usuário
      • Renúncia de receitas
      • Programas financiados pelo FAT
      • Ações 2024.1
    • Participação social
      • Conselhos e órgãos colegiados
      • Conferências
      • Comitê de Ética em Pesquisa
      • CECINES
      • Audiências e consultas públicas
      • Ouvidoria
      • Legislações
      • Acessibilidade
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Auditorias / Relatórios de Gestão
    • Dados Abertos
    • Receitas e Despesas
    • Convênios e Transferências
      • Convênios para estágio obrigatório no INES
      • Convênios e instrumentos em vigor
      • Termos de Execução Descentralizada
      • Acordo de Cooperação
      • Acordo de Cooperação Técnica
    • Servidores
      • Servidores Públicos
      • Funcionários Terceirizados
    • Tratamento de Dados Pessoais
    • Informações Classificadas
    • Licitações e Contratos
    • Demonstrações Contábeis
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Manual do SEI-INES
    • Agenda ARR
    • Perguntas frequentes
  • Assuntos
    • Curso de Libras
      • Sobre o Curso de Libras
      • Inscrições, renovações e destrancamentos de matrícula
      • Notícias do Curso de Libras
      • Contatos
      • Certificados
    • Audiologia
    • Vestibular
    • Concursos e processos seletivos
    • Qualificação e encaminhamento profissional
    • Estágio
    • CAS
    • COINES
    • Educação e Direitos Humanos
      • Núcleo Ubuntu
  • Visita ao INES
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Contatos setoriais
    • Horários de atendimento
    • Ouvidoria
    • Perguntas frequentes
    • Serviço de Informação ao Cidadão
  • Central de Conteúdos
    • Principais notícias
    • Dicionário de Libras
    • Publicações
      • Revista Arqueiro
      • Revista Espaço
      • Revista Forum
      • Coleção Série Histórica
      • Outras publicações do INES
    • Portal de Periódicos
    • Repositório Digital Huet
    • Manuário
    • Biblioteca - Catálogo on-line
      • Sobre a Biblioteca
      • Catálogo on-line
    • Certificados de eventos
  • Desenvolvimento Científico
    • Sobre o DDHCT
    • COINES
      • Sobre o COINES
      • COINES 2023
      • COINES 2024
      • COINES 2025
    • Fórum Bilíngue do INES
    • Comitê de Ética em Pesquisa
    • Certificados de eventos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2018
      • 2017
    • Divisão de Extensão
    • Acervo Histórico
      • Sobre o Centro de Memória do INES
    • Programa de Assessoria Técnica (PROAT)
      • Sobre o PROAT
      • Assessoria Técnica em Educação Bilíngue de Surdos - 2024
      • Assessoria Técnica em Educação Bilíngue de Surdos - 2025
    • CAS
    • Editais do DDHCT
    • Pesquisa
    • Informes do DDHCT
  • Educação Básica
    • Sobre o Departamento
      • Sobre o DEBASI
      • Organograma
      • Equipe gestora
    • Colégio de Aplicação - CAp INES
      • Secretaria escolar
      • Projeto Político-Pedagógico - PPP
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
      • Noturno - EJA
      • Conselho Escolar
    • Informes do DEBASI
    • Núcleos
      • Desenvolvimento de Instrumentos Didáticos Acessíveis na Perspectiva Surda - DIDAPS
      • Espaço de Pesquisa e Ensino de Ciências Aplicadas - EspCie-A
      • Núcleo de Estudos Avançados - NEA
      • Núcleo Especializado em Múltiplas Deficiências e Surdez - NEpMS
      • Núcleo de Orientação à Saúde do Surdo - NOSS
    • Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional – DIEPRO
    • Divisão Socio-Psicopedagógica – DISOP
    • Divisão médico-odontológica – DIMO
    • Editais do DEBASI
  • Educação Superior
    • Sobre o Departamento
      • Sobre o DESU
      • Equipe gestora do DESU
      • Organograma
      • Infraestrutura
      • Eventos
      • Documentos departamentais
    • Graduação
      • Presencial
      • EaD
    • Pós-graduação
      • Lato Sensu
      • Stricto Sensu
    • Pedagogia Bilíngue - EaD
      • Sobre o EaD
      • Mais sobre o curso de Pedagogia Bilíngue EaD
      • Parceiras
      • Processos Seletivos EaD
      • Repositório Huet
      • Projetos
      • Documentação
      • Contato
      • Informes e editais
    • Pesquisa e Extensão
      • Pesquisa
      • Extensão
    • Processos seletivos
      • Graduação / Vestibulares
      • Pós Graduação
      • Pesquisa
      • Extensão
    • Sistemas e agendamentos
      • Sistema Acadêmico - administrativos e docentes
      • Sistema Acadêmico - alunos
      • Agendamentos e reservas
    • Informes do DESU
    • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/INES
      • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/INES
      • Editais Coordenador de Área
      • Editais Professor Supervisor
      • Editais para Alunos
  • Recursos Humanos
    • Manual do Servidor
    • Divisão de Acompanhamento Funcional - DIAF
    • Divisão de Instrução Processual - DINSP
    • Divisão de Pagamento - DIPAG
  • Sistemas
    • Email
    • Aluno (Email)
    • SEI
      • SEI-INES
      • SEI - Acesso Externo
      • Curso SEI! USAR
      • SEI-INES - 1 ano
      • Novo SEI 4.0
    • Nuvem
    • Helpdesk
    • INESNET
    • Manutenção Predial
    • DESU
    • SAE
    • Portaria
    • SES
    • CRH
    • DIMO
    • DINU
    • SIADS
    • SISPAT-ASI
    • Curso de Libras
    • Medidor Rederio
    • Assinador GovBr
    • Serviços em Rede
      • Eduplay
      • Conferência Web
      • File Sender
      • Periódicos CAPES
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • YouTube
  • Facebook
  • WhatsApp canal
Você está aqui: Página Inicial Educação Básica Colégio de Aplicação - CAp INES Educação Infantil
Info

Educação Infantil

Serviço de Educação Infantil (SEDIN)
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 24/04/2023 19h26 Atualizado em 23/07/2025 16h56

No Serviço de Educação infantil (SEDIN) todo o trabalho é realizado em equipe, com a atuação de profissionais de diferentes áreas visando atingir objetivos elencados na BNCC e baseados nos eixos estruturantes: interações e brincadeiras. O Serviço de Educação Infantil possui dois segmentos:

PRIMEIRO SEGMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: Turmas EI1, EI2 e EI3

O atendimento para crianças surdas, na faixa etária de 0 a 3 anos, é oferecido   como  o primeiro segmento da Educação Infantil. No INES este atendimento  tem  caráter eminentemente pedagógico e é o início e o fundamento do processo educacional. O atendimento pedagógico segue as mesmas diretrizes do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, com um enfoque maior para a área da linguagem. A criança que adquire uma língua amplia seu mundo, podendo interagir dentro de seus grupos, desenvolvendo potencialidades por meio da elaboração e expressão de seus pensamentos e emoções, criando uma imagem positiva de si e atuando de forma cada vez mais independente.

No  EI1  (0-1ano e 11 meses), a família é valorizada como o primeiro grupo social da criança surda e é apoiada e orientada sobre a surdez e as potencialidades .A criança é atendida individualmente, na presença da mãe ou de um adulto da família, duas vezes por semana. No EI2 e EI3, os alunos são agrupados de acordo com a faixa etária .

SEGUNDO O SEGMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÉ-ESCOLA - Turmas EI4 e EI5

Este segmento da Educação Infantil denominado Pré escola  atende crianças de 4 a 5 anos e 11 meses, em grupos, nos níveis EI4 e EI5.

O planejamento das atividades desenvolvidas na Educação Infantil (primeiro e segundo segmentos) possui intencionalidade educativa e visa facilitar o desenvolvimento integral do aluno, levando em conta suas necessidades e interesses. Nesta etapa o trabalho pedagógico requer um envolvimento com campos de experiências, considerando experiências concretas e reconhecendo  que os primeiros os anos da vida são fundamentais  para seu desenvolvimento físico, social, emocional e mental.  É necessário, também, ter atenção para formação das estruturas cognitivas fundamentais para a aprendizagem e a capacidade de continuar aprendendo.

 As atividades pedagógica têm a intencionalidade e se constituem num arranjo curricular de situações de aprendizagem interligadas nas diferentes áreas de conhecimento. As atividades em grupo aumentam a riqueza da interação, onde a criança aprende com os pares e os adultos.  A repetição da atividade é muito importante para a criança pré escolar surda, proporcionando a ela uma maior consistência do aprendizado.  Nesta fase, usam-se muito os diferentes tipos de jogos, que são facilitadores para a compreensão de regras, despertam a atenção e a aquisição de novos conceitos.

Além das atividades pedagógicas com o professor regente, os alunos também têm outros atendimentos:

  • LIBRAS: Quanto mais cedo se expõe a criança a uma língua, melhor será sua competência em relação à mesma, facilitando, também, a construção de conceitos. Na Educação Infantil, a LIBRAS é trabalhada pelo professor de Libras e  visa levar as crianças a uma compreensão do mundo através da sua primeira língua o mais cedo possível, refletindo-se esta exposição de modo positivo em seu desenvolvimento.
  • OFICINA DE LITERATURA: As histórias infantis trazem para a criança um mundo infinito, proporcionando a introdução de novos conceitos. É na escolha da melhor história, de acordo com a faixa etária da criança, que o trabalho desenvolvido nessa oficina se estrutura. Possibilita trabalhar a exploração de vocabulário e proporciona uma avaliação daquilo que foi apreendido pela criança, através de dramatizações, de desenhos produzidos, etc. Este trabalho é  feito em LIBRAS.
  • ARTES: Com a atenção voltada para a aquisição da Língua Portuguesa em sua modalidade escrita, um dos objetivos desta atividade é que a criança tenha contato direto com o texto escrito. Através de histórias, criadas a partir de temas desenvolvidos em sala de aula, faz uma relação entre a escrita e as histórias,  explorando seus conteúdos com técnicas de trabalhos em Artes plásticas.
  • EDUCAÇÃO FÍSICA: A criança adquire seus primeiros conhecimentos através do próprio corpo. Reconhecer e utilizar suas possibilidades traz imenso prazer. A Educação Física, através do jogo simbólico, busca explorar o corpo em movimento, a relação da criança com os outros, com os objetos e com o espaço que a cerca. Nesta atividade, valoriza-se tanto as potencialidades da criança quanto se estimula a criatividade.

Na Educação Infantil avaliar significa refletir sobre todo o processo ensino-aprendizagem. Adotando esta postura, os professores podem modificar o seu trabalho de forma positiva e perceber com mais clareza o aluno, reavaliando e revendo seu planejamento, para que desenvolva melhor seus potenciais.

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Conheça o INES
      • Competências e base jurídica
      • Estrutura organizacional
      • Comissões
      • Quem é quem
      • Agenda de Autoridades
      • Planos institucionais
      • Horários de atendimento
    • Ações e programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços ao Usuário
      • Renúncia de receitas
      • Programas financiados pelo FAT
      • Ações 2024.1
    • Participação social
      • Conselhos e órgãos colegiados
      • Conferências
      • Comitê de Ética em Pesquisa
      • CECINES
      • Audiências e consultas públicas
      • Ouvidoria
      • Legislações
      • Acessibilidade
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Auditorias / Relatórios de Gestão
    • Dados Abertos
    • Receitas e Despesas
    • Convênios e Transferências
      • Convênios para estágio obrigatório no INES
      • Convênios e instrumentos em vigor
      • Termos de Execução Descentralizada
      • Acordo de Cooperação
      • Acordo de Cooperação Técnica
    • Servidores
      • Servidores Públicos
      • Funcionários Terceirizados
    • Tratamento de Dados Pessoais
    • Informações Classificadas
    • Licitações e Contratos
    • Demonstrações Contábeis
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Manual do SEI-INES
    • Agenda ARR
    • Perguntas frequentes
  • Assuntos
    • Curso de Libras
      • Sobre o Curso de Libras
      • Inscrições, renovações e destrancamentos de matrícula
      • Notícias do Curso de Libras
      • Contatos
      • Certificados
    • Audiologia
    • Vestibular
    • Concursos e processos seletivos
    • Qualificação e encaminhamento profissional
    • Estágio
    • CAS
    • COINES
    • Educação e Direitos Humanos
      • Núcleo Ubuntu
  • Visita ao INES
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Contatos setoriais
    • Horários de atendimento
    • Ouvidoria
    • Perguntas frequentes
    • Serviço de Informação ao Cidadão
  • Central de Conteúdos
    • Principais notícias
    • Dicionário de Libras
    • Publicações
      • Revista Arqueiro
      • Revista Espaço
      • Revista Forum
      • Coleção Série Histórica
      • Outras publicações do INES
    • Portal de Periódicos
    • Repositório Digital Huet
    • Manuário
    • Biblioteca - Catálogo on-line
      • Sobre a Biblioteca
      • Catálogo on-line
    • Certificados de eventos
  • Desenvolvimento Científico
    • Sobre o DDHCT
    • COINES
      • Sobre o COINES
      • COINES 2023
      • COINES 2024
      • COINES 2025
    • Fórum Bilíngue do INES
    • Comitê de Ética em Pesquisa
    • Certificados de eventos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2018
      • 2017
    • Divisão de Extensão
    • Acervo Histórico
      • Sobre o Centro de Memória do INES
    • Programa de Assessoria Técnica (PROAT)
      • Sobre o PROAT
      • Assessoria Técnica em Educação Bilíngue de Surdos - 2024
      • Assessoria Técnica em Educação Bilíngue de Surdos - 2025
    • CAS
    • Editais do DDHCT
    • Pesquisa
    • Informes do DDHCT
  • Educação Básica
    • Sobre o Departamento
      • Sobre o DEBASI
      • Organograma
      • Equipe gestora
    • Colégio de Aplicação - CAp INES
      • Secretaria escolar
      • Projeto Político-Pedagógico - PPP
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
      • Noturno - EJA
      • Conselho Escolar
    • Informes do DEBASI
    • Núcleos
      • Desenvolvimento de Instrumentos Didáticos Acessíveis na Perspectiva Surda - DIDAPS
      • Espaço de Pesquisa e Ensino de Ciências Aplicadas - EspCie-A
      • Núcleo de Estudos Avançados - NEA
      • Núcleo Especializado em Múltiplas Deficiências e Surdez - NEpMS
      • Núcleo de Orientação à Saúde do Surdo - NOSS
    • Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional – DIEPRO
    • Divisão Socio-Psicopedagógica – DISOP
    • Divisão médico-odontológica – DIMO
    • Editais do DEBASI
  • Educação Superior
    • Sobre o Departamento
      • Sobre o DESU
      • Equipe gestora do DESU
      • Organograma
      • Infraestrutura
      • Eventos
      • Documentos departamentais
    • Graduação
      • Presencial
      • EaD
    • Pós-graduação
      • Lato Sensu
      • Stricto Sensu
    • Pedagogia Bilíngue - EaD
      • Sobre o EaD
      • Mais sobre o curso de Pedagogia Bilíngue EaD
      • Parceiras
      • Processos Seletivos EaD
      • Repositório Huet
      • Projetos
      • Documentação
      • Contato
      • Informes e editais
    • Pesquisa e Extensão
      • Pesquisa
      • Extensão
    • Processos seletivos
      • Graduação / Vestibulares
      • Pós Graduação
      • Pesquisa
      • Extensão
    • Sistemas e agendamentos
      • Sistema Acadêmico - administrativos e docentes
      • Sistema Acadêmico - alunos
      • Agendamentos e reservas
    • Informes do DESU
    • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/INES
      • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/INES
      • Editais Coordenador de Área
      • Editais Professor Supervisor
      • Editais para Alunos
  • Recursos Humanos
    • Manual do Servidor
    • Divisão de Acompanhamento Funcional - DIAF
    • Divisão de Instrução Processual - DINSP
    • Divisão de Pagamento - DIPAG
  • Sistemas
    • Email
    • Aluno (Email)
    • SEI
      • SEI-INES
      • SEI - Acesso Externo
      • Curso SEI! USAR
      • SEI-INES - 1 ano
      • Novo SEI 4.0
    • Nuvem
    • Helpdesk
    • INESNET
    • Manutenção Predial
    • DESU
    • SAE
    • Portaria
    • SES
    • CRH
    • DIMO
    • DINU
    • SIADS
    • SISPAT-ASI
    • Curso de Libras
    • Medidor Rederio
    • Assinador GovBr
    • Serviços em Rede
      • Eduplay
      • Conferência Web
      • File Sender
      • Periódicos CAPES
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • YouTube
  • Facebook
  • WhatsApp canal
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca