Divisão Socio-Psicopedagógica – DISOP

Publicado em 19/11/2021 10h42

A DISOP presta atendimento aos alunos do Colégio de Aplicação e a seus familiares,  assim como às pessoas surdas e ouvintes da comunidade  que queiram informações sobre as questões sociais, psicológicas e pedagógicas que envolvem a surdez. Os atendimentos aos alunos são realizados como rotina na divisão, envolvendo questões sociais, escolares e familiares. Também são atendidas as famílias dos alunos e os professores, estabelecendo-se assim um atendimento mais  completo às necessidades das crianças e adolescentes.

A DISOP presta assessoria à Associação de Pais do INES (APINES), e também ao Grêmio Estudantil do INES (GINES), orientando e acompanhando pais e alunos em relação a seus direitos sociais, políticos e civis. A equipe participa ativamente do processo de avaliação de ingresso de alunos no Colégio de Aplicação, realizando a avaliação social, psicológica e pedagógica dos candidatos. Participa, ainda, de Estudos de caso, realizando o acompanhamento destes alunos, e dos Conselhos de Classe bimestrais. Elabora pareceres sociais e realiza encaminhamentos para atendimento pela Caixa Escolar, pelos Conselhos tutelares e pelo Ministério Público sempre que for necessário garantir os direitos e a proteção  dos alunos e suas famílias. Realizam visitas domiciliares e a outras instituições que atendem pessoas surdas, quando necessário.

Orientação Educacional e Vocacional também são atribuições desta equipe, que participa de reuniões com alunos, professores, técnicos e demais profissionais envolvidos, promovendo uma visão multidisciplinar do trabalho pedagógico do CAP.