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Ouvidoria

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Publicado em 22/10/2021 02h25 Atualizado em 31/10/2025 08h42
A Ouvidoria do Ministério da Educação (MEC) atua como canal de atendimento ativo da sociedade, promovendo os valores institucionais de equidade, diversidade, inclusão, diálogo e cooperação, ao identificar gargalos e oportunidades de aprimoramento. Tem como missão mediar a relação entre os usuários dos serviços educacionais e o MEC, com foco na rapidez, efetividade e satisfação no atendimento. O INES, de administração direta desse Ministério, teve sua Ouvidoria integrada ao MEC.

Instalada pela Portaria/INES n.º 195 de 18 de abril de 2017, a Ouvidoria fica na sala 102 do prédio principal do INES (primeiro andar). Integrada à Ouvidoria do MEC em 2025, tem como Ouvidora Marina Ramos Caetano, designada pelo MEC por meio da Portaria n.º 922, de 12 de setembro de 2024, com mandato até setembro de 2027, e como Coordenadora de Demandas de Ouvidoria Ivaneide Kelly Silva de Souza, designada pelo MEC por meio da Portaria n.º 763 de 29 de agosto de 2024. O INES/MEC tem como pontos focais dessa nova configuração de Ouvidoria: Giselly dos Santos Peregrino (titular), com formação completa (210 horas) em Ouvidoria pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e Mario Cesar dos Santos (suplente).

As manifestações serão apresentadas em meio eletrônico, por meio do Fala.BR, que é a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Federal. Por meio dela, você pode enviar pedidos de acesso à informação e manifestações de Ouvidoria (denúncias, elogios, reclamações, sugestões e solicitações) ao MEC.

Sistema: https://falabr.cgu.gov.br
O horário de atendimento presencial é de segunda a sexta-feira das 8 às 15 horas na sala 102 do prédio principal do INES. Solicitamos o prévio agendamento com os pontos focais do Instituto pelo telefone (21) 2285-7692 ou pelo e-mail ouvidoria@ines.gov.br.
Para manifestação via carta, escreva para:
Ministério da Educação
Esplanada dos Ministérios Bloco L
Ed. Sede e Anexos
Ouvidoria
CEP: 70.047-900 - Brasília (DF)
 (clique aqui para baixar o formulário de manifestação)

Como usar a Ouvidoria?

Cada ouvidoria pública federal deverá, no âmbito de suas atribuições, receber, dar tratamento e responder, em linguagem cidadã, as seguintes manifestações:

I - sugestão: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal;

II - elogio: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;

III - solicitação: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;

IV - reclamação: demonstração de insatisfação relativa a serviço público; e

V - denúncia: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.

Parágrafo único. Por linguagem cidadã entende-se aquela que, além de simples, clara, concisa e objetiva, considera o contexto sociocultural do interessado, de forma a facilitar a comunicação e o mútuo entendimento.

MAPEAMENTO DE PROCESSOS

 CANAL DE DENÚNCIAS

O denunciante de ilícito ou de irregularidade praticados contra órgãos e entidades da administração pública federal, direta e indireta, nos termos do disposto nos art. 9º e art. 10 da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, terão salvaguardas de proteção à identidade.

O denunciante terá seus elementos de identificação preservados desde o recebimento da denúncia, nos termos do disposto no § 7º do art. 10 da Lei nº 13.460, de 2017.

A restrição de acesso aos elementos de identificação do denunciante será mantida pela unidade de ouvidoria responsável pelo tratamento da denúncia pelo prazo de cem anos, conforme o disposto no inciso I do § 1º do art. 31 da Lei nº 12.527, de 2011.

A preservação dos elementos de identificação será realizada por meio do sigilo do nome, do endereço e de quaisquer outros elementos que possam identificar o denunciante.

A unidade de ouvidoria responsável pelo tratamento da denúncia providenciará a sua pseudonimização para o posterior envio aos órgãos de apuração competentes.

CARTA DE SERVIÇOS

 Acesse aqui nossa carta de serviços.

 Relatórios

Relatório de 2017

Relatório de 2018

Relatório de 2019

Relatório de 2020

Relatório de 2021 

Relatório de 2022

Relatório de 2023

Relatório de 2024

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

Avaliação da Ouvidoria do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES unidade de ouvidoria setorial integrante do SisOuv responsável por receber e analisar manifestações referentes a serviços públicos prestados pelo INES.

Superintendência da Controladoria Regional da União no Estado do Rio de Janeiro

Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção do Estado do Rio de Janeiro

Unidade Avaliada: Ouvidoria Pública do Instituto Nacional de Educação de Surdos

Município: Rio de Janeiro - RJ

Objetivo: realizar a atividade de avaliação da Ouvidoria Pública do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, conforme disposto nos arts. 7º e 8º do Decreto nº 9.492/2018.

Período avaliado das manifestações: 1º de abril de 2021 a 31 de março de 2022

Data de execução: outubro de 2022 a abril de 2023

MODELO DE MATURIDADE EM OUVIDORIA PÚBLICA - MMOuP

O Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública (MMOuP), desenvolvido pela Controladoria-Geral da União, é um instrumento de referência para os gestores de Ouvidoria no processo de otimização dos objetivos, da estrutura e dos processos da ouvidoria.

Conheça o Plano de Ação da ouvidoria do INES - acesse aqui

 O painel Resolveu? é uma ferramenta que reúne informações sobre manifestações de ouvidoria (denúncias, sugestões, solicitações, reclamações, elogios e pedidos de simplificação) que a Administração Pública recebe diariamente pelo sistema e-Ouv. A aplicação permite pesquisar examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa.
Criado pela Controladoria-Geral da União (CGU), o painel visa dar transparência e fornecer dados que auxiliem gestores e cidadãos no exercício do controle por meio da participação social. Acesse!

CONSELHO DE USUÁRIOS

Você já ouviu falar no Conselho de Usuários de Serviços Públicos?

Os Conselhos de Usuários de Serviços públicos são uma nova forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos, que irá conectar os usuários aos gestores responsáveis pelo serviço.

Qualquer cidadão pode ser conselheiro, basta voluntariar-se por meio da Plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos.

O Conselho de Usuários é uma ferramenta que ajuda você a avaliar os serviços e expor as suas ideias diretamente às ouvidorias e aos gestores de serviços. Qualquer pessoa pode se voluntariar para ser Conselheiro, sem a necessidade de eleições ou qualquer outro processo seletivo.

Para virar conselheiro, basta realizar o seu cadastro na plataforma e selecionar quais serviços públicos você gostaria de avaliar. Fácil assim, conheça mais acessando aqui!

Participe, faça aqui o seu login!

 LEGISLAÇÕES

LEIS

  • Lei nº 14.129, de 29 de março de 2021

Dispõe sobre princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública e altera a Lei nº 7.116, de 29 de agosto de 1983, a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação), a Lei nº 12.682, de 9 de julho de 2012, e a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017.

  • Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 [alterada] 

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

  • Lei nº 13.608, de 10 de janeiro de 2018

Dispõe sobre o serviço telefônico de recebimento de denúncias e sobre recompensa por informações que auxiliem nas investigações policiais; e altera o art. 4º da Lei nº 10.201, de 14 de fevereiro de 2001, para prover recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para esses fins.

  • Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017 

Dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

  • Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 

Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências.

DECRETOS

  • Decreto nº 10.890, de 9 de dezembro de 2021

Altera o Decreto nº 9.492, de 5 de setembro de 2018, e o Decreto nº 10.153, de 3 de dezembro de 2019, para dispor sobre a proteção ao denunciante de ilícitos e de irregularidades praticados contra a administração pública federal direta e indireta.

  • Decreto nº 10.228, de 5 de fevereiro de 2020

Altera o Decreto n. 9.492, de 5 de setembro de 2018, que regulamenta a Lei n. 13.460, de 26 de junho de 2017, para dispor sobre o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal e instituir os conselhos de usuários dos serviços públicos no âmbito da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal.

  • Decreto nº 10.153, de 3 de dezembro de 2019

Dispõe sobre as salvaguardas de proteção à identidade dos denunciantes de ilícitos e de irregularidades praticados contra a administração pública federal direta e indireta e altera o Decreto nº 9.492, de 5 de setembro de 2018.

  • Decreto nº 9.756, de 11 de abril de 2019

Institui o portal único “gov.br” e dispõe sobre as regras de unificação dos canais digitais do Governo federal.

  • Decreto nº 9.723, de 11 de março de 2019

Altera o Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017, o Decreto nº 8.936, de 19 de dezembro de 2016, e o Decreto nº 9.492, de 5 setembro de 2018, para instituir o Cadastro de Pessoas Físicas - CPF como instrumento suficiente e substitutivo da apresentação de outros documentos do cidadão no exercício de obrigações e direitos ou na obtenção de benefícios e regulamentar dispositivos da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017.

  • Decreto nº 9.690, de 23 de janeiro de 2019

Altera o Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012, que regulamenta a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 - Lei de Acesso à Informação.

  • Decreto nº 9.492, de 5 de setembro de 2018 [alterado] 

Regulamenta a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública federal, institui o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal, e altera o Decreto nº 8.910, de 22 de novembro de 2016, que aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União.

  • Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017

Regulamenta dispositivos da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017 , dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, institui o Cadastro de Pessoas Físicas - CPF como instrumento suficiente e substitutivo para a apresentação de dados do cidadão no exercício de obrigações e direitos e na obtenção de benefícios, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário. (Redação dada pelo Decreto nº 9.723, de 2019)

  • Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012

Regulamenta a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do caput do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição.

 PORTARIAS

  • Portaria nº 274, de 20 de abril de 2023

Publica a Resolução nº 01/2023, que regulamenta a estrutura e as atividades da Ouvidoria do INES. 

  • Portaria Normativa CGU nº 58, de 7 de março de 2023

Aprova o "Guia Lilás: Orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal"

  • Portaria Normativa nº 3, de 15 de março de 2022

Altera a Portaria nº 1.181, de 10 de junho de 2020, que dispõe sobre critérios e procedimentos para a nomeação, designação, exoneração, dispensa, permanência e recondução ao cargo ou função comissionada de titular da unidade setorial de ouvidoria no âmbito do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal - SisOuv.

  • Portaria SGD/ME nº 548, de 24 de janeiro de 2022

Dispõe sobre a avaliação de satisfação dos usuários de serviços públicos e estabelece padrões de qualidade para serviços públicos digitais no âmbito dos órgãos e entidades do Poder Executivo federal.

  • Portaria nº 3.126, de 30 de dezembro de 2021

Altera a Portaria nº 581, de 9 de março de 2021, em razão das alterações promovidas pelo Decreto nº 10.890, de 9 de dezembro de 2021, no Decreto nº 9.492, de 5 de setembro de 2018, e no Decreto nº 10.153, de 3 de novembro de 2019.

  • Portaria nº 581, de 9 de março de 2021

Estabelece orientações para o exercício das competências das unidades do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal, instituído pelo Decreto nº 9.492, de 5 de setembro de 2018, dispõe sobre o recebimento do relato de irregularidades de que trata o caput do art. 4º-A da Lei nº 13.608, de 10 de janeiro de 2018, no âmbito do Poder Executivo federal, e dá outras providências.

  • Portaria nº 3.109, de 31 de dezembro de 2020

Altera a Portaria nº 1.181, de 10 de junho de 2020, que dispõe sobre critérios e procedimentos para a nomeação, designação, exoneração, dispensa, permanência e recondução ao cargo ou função comissionada de titular da unidade setorial de ouvidoria no âmbito do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal - SisOuv.

  • Portaria nº 2.031, de 16 de setembro de 2020

Regulamenta o inciso IX do art. 12 do Anexo I do Decreto nº 9.681, de 3 de janeiro de 2019, e estabelece normas para o Programa de Formação Continuada em Ouvidoria - PROFOCO.

  • Portaria nº 1.181, de 10 de junho de 2020 - alterada pela Portaria nº 3.109/2020

Dispõe sobre critérios e procedimentos para a nomeação, designação, exoneração, dispensa, permanência e recondução ao cargo ou função comissionada de titular da unidade setorial de ouvidoria no âmbito do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal - SisOuv, e revoga a Instrução Normativa CGU nº 17, de 3 de dezembro de 2018.

  • Portaria nº 176, de 25 de junho de 2018

Dispõe sobre a vedação de exigência de documentos de usuários de serviços públicos por parte de órgãos e entidades da Administração Pública federal.

INSTRUÇÕES NORMATIVAS

  • Instrução Normativa nº 7, de 8 de maio de 2019 

Dispõe sobre o Sistema Nacional Informatizado de Ouvidorias - e- Ouv e o painel "resolveu?", E estabelece adoção do Sistema Nacional Informatizado de Ouvidorias - e-Ouv, como plataforma única de registro de manifestações de ouvidoria, nos termos do art. 16 do Decreto nº 9.492, de 2018.

  • Instrução Normativa nº 19, de 3 de dezembro de 2018

Estabelece regra para recebimento exclusivo de manifestações de ouvidoria por meio das unidades do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal.

  • Instrução Normativa nº 55, de 20 de julho de 2020

Altera a Instrução Normativa Conjunta nº 1, de 12 de janeiro de 2018, dos Ministros de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e da Transparência e Controladoria-Geral da União, que dispõe sobre os procedimentos aplicáveis à Solicitação de Simplificação de que trata o Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017.

   RESOLUÇÕES

  • Resolução nº 01/2023 

Regulamenta a estrutura e as atividades da Ouvidoria do INES. 

  • Resolução nº 3 de 13 de setembro de 2019

Aprova a Resolução sobre Medidas Gerais de Salvaguarda à Identidade de Denunciantes.

     

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