- Info
Sobre o DDHCT
O Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico – DDHCT é um dos quatro departamentos que compõem a estrutura funcional do INES. As atribuições regimentais do DDHCT abrangem o desenvolvimento humano em uma perspectiva ampla. Igualmente, promovemos a realização de estudos e pesquisas realizados em diferentes áreas, que resultam na publicação de artigos em periódicos e na apresentação de trabalhos em eventos científicos. No campo tecnológico, promovemos a ampliação e difusão de conhecimentos relativos à educação de surdos, buscando o aprimoramento de instrumentos de capacitação, com vistas à inovação e à elaboração de estratégias de ensino no campo da educação de surdos.
Conheça um pouco mais sobre o DDHCT:
CEEC - Coordenação de Extensão, Estágio e Convênios
Contato: ceec@ines.gov.brÀ esta coordenação, cabem ações destinadas à representação do instituto frente a outras instituições que atuem na área de extensão, além da promoção, coordenação, suporte, implementação e gestão de políticas de extensão, estágio e convênios.
- DFCRH - Divisão de Formação e Capacitação de Recursos Humanos
- DICTE - Divisão de Cooperação Técnica
- DIEXT - Divisão de Extensão
- DICON - Divisão de Convênios
DFCRH - Divisão de Formação e Capacitação de Recursos Humanos
Contato: dfcrh@ines.gov.br
DICTE - Divisão de Cooperação Técnica
Contato: cooperacaotecnica@ines.gov.br
DIEXT - Divisão de Extensão
Contato: diext@ines.gov.br
A essa divisão compete gerenciar a política de extensão da instituição através de variadas ações, como representação, fomento e registro de atividades propostas por diversos setores do INES e divulgação de informações relevantes sobre extensão.
DICON - Divisão de Convênios
Contato: dicon@ines.gov.br
A essa divisão compete acompanhar, gerenciar e analisar as propostas de convênios de/com outras instituições, implementando, inclusive, possibilidade de estágio compatíveis com a atuação do INES.
COPES - Coordenação de Pesquisa
A esta coordenação, cabem ações destinadas à representação do instituto frente a outras instituições que atuem na área de pesquisa, além de promoção, coordenação, suporte, implementação e gestão da política de pesquisa do INES. Para tal, é composta pelas seguintes divisões:
DIESP - Divisão de Estudos e Pesquisas Externas
DIPES - Divisão de Pesquisa no Ensino Superior
DIPEB - Divisão de Pesquisa na Educação BásicaDIESP - Divisão de Estudos e Pesquisas Externas
A essa divisão compete gerenciar e supervisionar propostas de pesquisas e estudos que tenham o INES como campo, além de garantir o acesso de servidores do instituto a programas e recursos que fomentem ou viabilizem ações de pesquisa bem como realizar os cadastros pertinentes a suas atividades. Também compete a essa divisão zelar pela defesa da ética em pesquisa, atuando de forma integrada com o CEP/INES.
Para ciência: Fluxograma de cadastro de pesquisa e Resoluções do Ministério da Saúde 466/12 e 510/16.
DIPES - Divisão de Pesquisa no Ensino Superior
A essa divisão compete representar e gerenciar pesquisas movidas pelo Departamento de Educação Superior (DESU), bem como programas de bolsa e custeio que viabilizem essas pesquisas. Também compete a essa divisão zelar pela defesa da ética em pesquisa, atuando de forma integrada com o CEP/INES.
Neste momento de transição entre regimentos, para cadastro de pesquisa, você deverá preencher o formulário de cadastro de pesquisa
É possível também cadastrar seu formulário de proposta de Grupo de Pesquisa e aguardar a confirmação.
Para ciência: Fluxograma de cadastro de pesquisa e Resoluções do Ministério da Saúde 466/12 e 510/16.
DIPEB - Divisão de Pesquisa na Educação Básica
A essa divisão compete representar e gerenciar pesquisas movidas pela Departamento de Educação Básica (DEBASI), bem como programas de bolsa e custeio que viabilizem essas pesquisas. Também compete a essa divisão zelar pela defesa da ética em pesquisa, atuando de forma integrada com o CEP/INES.
Neste momento de transição entre regimentos, para cadastro de pesquisa, você deverá preencher o formulário de cadastro de pesquisa
É possível também cadastrar seu formulário de proposta de Grupo de Pesquisa e aguardar a confirmação.
Para ciência: Fluxograma de cadastro de pesquisa e Resoluções do Ministério da Saúde 466/12 e 510/16.
CDC - Coordenação de Divulgação Científica
Contato: cdc@ines.gov.br
A esta coordenação, cabem ações destinadas à preservação, ampliação, guarda dos acervos bibliográficos, documentais e museológicos do INES, bem como a difusão do conhecimento em LIBRAS e em LP escrita; fomento e divulgação de produções bibliográficas e audiovisuais; desenvolvimento e implementação de políticas editoriais e de gestão de aquisição de acervos através do Centro de Memória, da Biblioteca Central e do Repositório Huet. Para tal, é composta pelos seguintes setores:
Biblioteca
Serviços da Biblioteca do INES:
- Empréstimo domiciliar para público interno
- Renovação online
- Serviço de referência presencial e online
- Auxílio à pesquisa acadêmica
- Catálogo online
- Acessibilidade via atendimento bilíngue Libras e Português
- Elaboração de ficha catalográfica e Nada Consta para trabalhos de conclusão de curso dos alunos do ensino superior
Formulário de Solicitação de Nada Consta: https://docs.google.com/document/d/1Aobwo4cs9WcuzUM-rTYy6fwr75qXj_uH/edit?usp=sharing&ouid=116541278774136646642&rtpof=true&sd=true
Horário de funcionamento: 8h às 20h
Contato: biblioteca@ines.gov.br
Sala 316
Estúdio Flausino da Gama
O Estúdio Flausino da Gama é o setor que presta serviço na produção de conteúdos em formato de áudio e vídeo. Ele oferece infraestrutura e equipamentos necessários para a criação, gravação e edição de produções audiovisuais. Somos responsáveis por dar vida aos projetos de outros setores do INES.
Horário de funcionamento: 9h às 20h
Contato: estudio@ines.gov.br
Ramal 106
Repositório Huet
O Repositório Digital Huet é uma base de dados construída, mantida e alimentada pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), tendo como objetivo principal reunir em um único espaço virtual e de forma permanente os conteúdos digitais voltados para a educação de alunos surdos, agregando materiais desenvolvidos pelo próprio INES e por outras instituições em um único sistema que permite busca, seleção e uso. Esta base possibilita o armazenamento, organização, preservação, recuperação e disseminação de material pedagógico de apoio para cursos oferecidos nas modalidades online e presencial.
O Repositório Digital Huet está disponível via internet e, por meio de um sistema de busca, permite aos professores e alunos acessarem rapidamente os materiais que precisam, ampliando o acesso a diferentes objetos de aprendizagem para surdos em Libras e Português e a textos científicos sobre educação de surdos.
Para acessar o Repositório Digital Huet, clique aqui.
Contato: repositorio@ines.gov.br
Centro de Memória
O Centro de Memória do INES é composto pelo Acervo Histórico e pelo Arquivo Central.
Acervo Histórico
O Acervo Histórico do INES contém um conjunto de documentos históricos sobre educação de surdas e surdos no Brasil. Para maiores informações sobre o Acervo Histórico, clique aqui.
Para agendar uma visita, clique aqui.
Arquivo Central
O Arquivo Central é responsável pela documentação inerente a todo instituto. As atividades competentes ao setor são:
Recolher, arranjar, descrever, conservar e tornar disponíveis para consulta os documentos de valor intermediário e permanente acumulados pelo INES em decorrência de suas atividades administrativas e acadêmicas;
Promover a disseminação do acervo sob sua custódia.
Horário de funcionamento: 9h às 15h.
Contato: arquivocentral@ines.gov.br.
Ramal 149.
EDINES - Editora do INES
Contato: edines@ines.gov.br
A Editora do INES (EDINES), conforme o novo Regimento da instituição, passa a ser responsável por todas as publicações didáticas e acadêmicas do INES. Todas as edições cuja primeira data de 1990 encontram-se disponíveis no Portal de Publicações do INES e no Repositório Huet.
CAF - Coordenação de Audiologia e Fonoaudiologia
Contato: caf@ines.gov.br
A esta coordenação, cabem ações de propostas e implementação de políticas de defesa das pessoas surdas e seus direitos; inclusão de pessoas surdas; propostas de parcerias institucionais que garantem o acesso da pessoa surda aos seus direitos; coordenação de oferta de serviços não educacionais prestados pelo INES à comunidade interna e externa do INES. Para tal, é composta pelas seguintes divisões:
DIAU - Divisão de Audiologia
DIFON - Divisão de Fonoaudiologia
DIAU - Divisão de Audiologia
Contato: diau@ines.gov.br
Criada em 1985 e tem como atribuição regimental avaliar a audição dos indivíduos, fornecendo subsídios técnico-científicos relativos à prevenção e ao diagnóstico precoce da surdez.
DIFON - Divisão de Fonoaudiologia
Contato: difon@ines.gov.br
Criada em 1959, a Divisão de Fonoaudiologia (DIFON) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) atua nas áreas Clínica e Educacional, seguindo a filosofia bilíngue de educação de surdos, que prevê a comunicação através da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Língua Portuguesa.
Os atendimentos clínicos ambulatoriais de fonoterapia individual são oferecidos exclusivamente aos alunos do Colégio de Aplicação do INES (CAP-INES), no contraturno escolar. A participação é opcional e depende da manifestação de interesse por meio de formulário eletrônico disponibilizado anualmente. A oferta de vagas é limitada e sua distribuição segue critérios de prioridade definidos pela equipe da DIFON.
As intervenções têm como foco o desenvolvimento de habilidades linguísticas e de aprendizagem, respeitando as necessidades específicas de cada um. Entre os recursos utilizados estão atividades voltadas para as bases psicomotoras e cognitivas, estimulação auditiva, leitura orofacial, leitura, escrita e, quando necessário, estratégias de comunicação suplementar e/ou alternativa. Entre os aspectos fonoaudiológicos abordados estão leitura orofacial, respiração e atividades de sopro, motricidade orofacial, estímulo dos resíduos auditivos, linguagem e psicomotricidade.
Na área educacional, a DIFON atua em parceria com a equipe pedagógica e com as famílias dos alunos do CAP-INES, promovendo ações voltadas à prevenção e ao desenvolvimento global dos educandos. Essas ações incluem o compartilhamento de saberes técnicos, discussão e elaboração de estratégias que favoreçam a inclusão e o fortalecimento do processo educacional bilíngue.
Como centro de referência em Fonoaudiologia e Surdez, a divisão também contribui com a formação continuada, pesquisa e ações de prevenção e avaliação. Essa contribuição se dá por meio da oferta de palestras, oficinas, seminários, supervisão de estagiários, emissão de pareceres, além da produção de materiais informativos e terapêuticos voltados ao público interno e externo do INES.
TILSP - Tradutores Intérpretes de LIBRAS - Língua Portuguesa
Contato: tilsp.ddhct@ines.gov.br
Equipe de apoio do Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico para a tradução e interpretação de suas diferentes ações na Língua Brasileira de Sinais e na Língua Portuguesa.
INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos
Rua das Laranjeiras, 232 Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22240-003
Tel: (21) 2205-0224 ou (21) 2285-7949
e-mail: ddhct@ines.gov.br
