Notícias
Aldeia de Arcozelo recebe Festival de Teatro e amplia diálogo sobre futuro do espaço
Festival de Teatro da FETAERJ / Prêmio Paschoalino - foto: divulgação
A Aldeia de Arcozelo recebeu, em meados de agosto, mais uma edição do Festival de Teatro da FETAERJ / Prêmio Paschoalino. Realizado no espaço há 25 anos, o evento reafirma a importância da Aldeia como palco da produção teatral brasileira e como território de memória, criação e formação. Na noite de encerramento do festival, o encontro reuniu autoridades locais, artistas e público.
Durante o festival, o assessor técnico da Diretoria Executiva da Funarte, Marcos Teixeira, participou de reunião presencial do Grupo de Trabalho formado pela Fundação e pela Prefeitura de Paty do Alferes. O objetivo do GT é debater a ampliação da gestão compartilhada e definir a destinação das áreas ainda pendentes de recuperação no complexo cultural.
Fundada em 1965 por Paschoal Carlos Magno (1906-1980), artista e diplomata brasileiro, a Aldeia se consolidou como espaço de experimentação artística e convivência cultural, e desde 2001 integra a rede de complexos culturais da Funarte, ao lado de equipamentos como os Teatros Dulcina, Cacilda Becker e Glauce Rocha, no Rio de Janeiro.
A Aldeia de Arcozelo segue como um dos maiores complexos culturais do país, conectando memória e futuro.
Leia também:
Patrimônio vivo: Funarte e a revitalização da Aldeia de Arcozelo
O acervo e o legado de Paschoal
A ressignificação do espaço
Funarte e a missão de revitalizar o legado de Paschoal