Combate à Corrupção no Setor Público - Primeira etapa das Oficinas de Cocriação
DADOS GERAIS
Combate à Corrupção no Setor Público - Tema priorizado pela Sociedade
Datas dos 3 encontros (via plataforma Teams): 31 de agosto a 01 de setembro de 2021.
Participantes:
- Controladoria-Geral da União (CGU): Karin Webster
- Procuradoria-Geral da República (MPF): Linária Mairla Pinheiro de Lima
- Universidade Federal de Campina Grande/Laboratório Analytics: Nazareno Andrade
- Fundação Getúlio Vargas (FGV): Paula Audibert
- Transparência Brasil: Marina Iemini Atoji
- Instituto Ethos - Paula Oda
PRIMEIRA ETAPA DE OFICINAS DE COCRIAÇÃO
A primeira etapa das Oficinas de Cocriação consistiu na realização de três encontros virtuais, organizados pela Controladoria-Geral da União (CGU), com a participação de especialistas do governo e da sociedade sobre a temática.
Durante os encontros os especialistas fizeram a análise do cenário atual relacionado ao tema e a partir daí construíram o cenário desejado. Posteriormente identificaram os bloqueios que dificultam a transformação do cenário atual para o desejado e, em seguida, definiram o desafio que desejam superar.
Antes das oficinas foi realizado consulta ao público para o recebimento de contribuições que foram analisadas de forma a qualificar os debates e possibilitar a construção de compromissos relevantes para a sociedade. Conheça as contribuições recebidas.
O desafio escolhido: Aprimorar a oferta de informações e entendimentos normativos necessários para o compartilhamento de dados e o exercício dos controles social, interno e externo, no combate à corrupção.
Veja o resultado desse processo:
RESULTADO DO 1º ENCONTRO – CENÁRIO ATUAL
Data: 31/08 de 9h às 12h
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CENÁRIO ATUAL |
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Pontos positivos |
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Decreto 10.756/2021 (Sistema de Integridade Pública Federal) |
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Plano Anticorrupção do governo federal |
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Decreto 10571 - enriquecimento ilícito e conflito de interesses |
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Programa Nacional de Prevenção à Corrupção |
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Reestruturação do Portal de Dados Abertos |
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Quantidade de dados abertos disponíveis úteis ao combate à corrupção |
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Tempestividade da disponibilização via CGU, como no caso do auxílio emergencial |
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Atual portal de transparência do Governo Federal, que é excelente |
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Utilização de robôs para captar irregularidades em contratos |
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Disponibilização de API no Portal da Transparência |
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Nova Lei de Licitações - publicidade do plano anual de contratações - licitações eletrônicas: regra - vedação empresas de fachada/laranja - critérios para pesquisa de preços |
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Pontos neutro |
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Diversas iniciativas utilizando ciências de dados para identificação de irregularidades no uso do dinheiro publico |
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Regulamentação da nova Lei de Licitações |
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Algumas informações ainda seguem descentralizadas |
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Estratégia do Governo Digital |
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Intenção de ingresso na OCDE |
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Tramitação do PL 7804/2014 - Lei de dados abertos |
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Pontos negativo |
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Risco do uso da LGPD para bloquear acesso a informações relevantes para o controle social (dados sobre partidos, conflito de interesse, contratos, etc). |
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Uso excessivo de instrumentos de sigilo |
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Falta de regra sobre como ministérios lidam com mudanças de metodologias e históricos na publicação de dados |
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Cadastro de alguns dados induz ao erro ou impede conclusão sobre os fatos |
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Falta da transparência de ativos de autoridades |
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Redução no acesso à informação de algumas bases de dados e informações (ex: meio ambiente) |
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Falta de publicidade de canais de atendimento de denúncias |
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LDO segue permitindo emendas de relator sem identificação estruturada da destinação do dinheiro público como no caso do tratoraço. |
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Falta de documentação adequada sobre os dados e seus usos |
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Pouca transparência de critérios para destinação e liberação de emendas ao Orçamento |
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Falta de mecanismos de monitoramento dos fornecedores (mecanismos de transparência de estruturas societárias e transparência de beneficiários finais) |
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Foco somente na transparência de "orçamento", mas não há tanto foco no processo ou em outros mecanismos de monitoramento e controle (por ex a questão do perfil de fornecedores, etc) |
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Diários oficiais dos estados e municípios não são publicados de maneira estruturada. Não é possível acompanhá-los automaticamente |
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Risco do "sumiço" de dados e mudança no formato [foi por exemplo a mudança na metodologia de dados de covid) |
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Falta uma regulamentação mais robusta de defesa de interesse (lobby) |
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Aumento das competências da CGU sem incremento estrutural ou orçamentário correspondente |
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Interferências do setor político (trocas em chefias de órgãos, ações contrárias a entendimentos técnicos etc.) |
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Redução do índice de capacidade de combate à corrupção |
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Ausência de auditoria a respeito da eficácia e justiça social dos mecanismos baseados em dados usados pelo governo para direcionar investigações. |
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Problema de monitoramento, transparência das estatais |
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Falta de comunicação/orientação para o cidadão fiscalizar gastos do seu município, estado, vereador, deputado... |
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Sigilo sobre informações de interesse público (uso de cartão corporativo da PR, registros de entrada e saída prédios públicos) |
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Fragilidade nos dados de descrição dos itens comprados pelos governos: identificar compras comparáveis é um grande desafio |
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Necessidade de acordos estaduais para obter acesso às notas fiscais |
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Formato (comunicação) de transparência ativa que pode induzir a erros |
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Falta de integração entre órgãos de persecução e investigação |
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Veto à divulgação de notas fiscais de compras e contratações públicas (nova Lei de Licitações) |
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Desconhecimento da população de como funcionam as instituições de combate à corrupção |
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Não ter uma base nacional centralizada de notas fiscais emitidas para entes públicos padronizada |
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Nova Lei de Licitações - orçamento sigiloso - qualificação de licitantes por provas alternativas "a critério da administração" |
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Algumas informações ainda seguem descentralizadas |
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Estados têm níveis muito diferentes de transparência sobre compras públicas: alguns publicam preços dos itens na compra, outros não publicam nada. |
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Regulamentações temporárias - flexibilização por conta da calamidade |
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Ausência de um canal ágil para tirar dúvidas sobre como usar dados. |
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Falta de reaproveitamento de trabalhos executados por órgãos |
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Controle frágil sobre disponibilização dos dados: por exemplo o Ministério da Economia não publica notas de empenho das licitações federais há 8 meses. |
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Falta de transparência em contratos: sem padrão, em PDF, dificuldade de localizar |
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Diferentes níveis de investimentos com relação ao tema nos diversos órgãos públicos e esferas |
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Até o momento, foco em combate, não em prevenção (inclui a comunicação sobre o tema corrupção) |
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Indisponibilidade das Notas Fiscais eletrônicas de compras dos órgãos públicos, mesmo sendo esse um dado público. |
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Frequentemente e em diferentes níveis do governo, não há validação dos dados. O resultado é que temos erros nos dados abertos que seriam evitados se alguém já os tivesse usado. |
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Falta de API para diversos dados |
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Ausência/demora do decreto para divulgação de agendas oficiais |
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Falta de base de dados integradas |
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Não há orientação sobre interpretações dos dados: empenhado não significa comprado, o caso do leite condensado e o que dá ou não dá para ver. |
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Penalidades da Lei de Improbidade sendo alteradas |
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Pouca participação social na definição de políticas anticorrupção |
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Falta de participação da sociedade no comitê do Portal de Compras Públicas |
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Muitos cargos de livre nomeação nos diversos níveis |
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Multiplicidade de fontes de dados semelhantes (mesmos dados em diferentes lugares sem clareza sobre quais estão melhores para o uso) |
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Tentativa de mudanças da LAI feitas de forma unilateral |
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Falta de regulamentação sobre a proteção do solicitante de informação |
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Falta de um histórico de punição dos fornecedores da contratação pública (por exemplo para identificar recorrência no descumprimento do contrato) |
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Necessidade de aprimoramento de mecanismos como CEIS e CNEP (histórico, contribuição dos entes) |
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RESULTADO DO SEGUNDO ENCONTRO – CENÁRIO DESEJADO
Data: 01/09 de 9h a 12h
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CENÁRIO DESEJADO |
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TRANSPARÊNCIA (5 votos) Divulgação de informações de forma sistematizada e contínua |
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Acesso a todo o processo de contratação pública, com metodologia estabelecida |
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Aprimoramento da regulamentação sobre disponibilidade de informações de estatais |
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Compartilhamento de bases dados de forma sistematizada e contínua |
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Curtíssimo prazo: Novo portal de dados abertos no ar <3 |
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Existência de parâmetros claros e objetivos para subsidiar decisão de fornecimento de informação em caso de dúvida+ LGPD x LAI |
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Mecanismo de consulta a estruturas societárias e beneficiários finais |
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Melhora nos índices de transparência (EBT) |
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NFes de compras do Governo Federal disponíveis para a sociedade civil |
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Publicado um comparativo contínuo da transparência ativa do executivo, legislativo e judiciário (+ mp) federal |
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Melhoria na transparência das emendas de relator |
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Toda nomeação para cargo público em dado aberto. |
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Indicadores públicos do uso histórico de sigilo por tipo de informação/processo. |
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Regulamentar a transparência dos planos de integridade dos órgãos públicos |
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Toda nomeação para cargo público em dado aberto. |
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COMUNICAÇÃO E CAPACITAÇÃO (4 votos) |
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Alertas no Portal de Transparência para atraso no fornecimento de informações (ex: empenhos do Ministério da Economia) |
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Campanha de divulgação do Conecta.gov.br (repositório para troca de informações e dados via APIs) |
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Disseminação de manuais para uso dos dados abertos (definição clara dos campos e significados das informações) |
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Divulgação de indicadores e resultados da implementação do Plano Nacional Anticorrupção |
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Ampla divulgação das adesões ao Programa Nacional de Prevenção da Corrupção |
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Espaço de compartilhamento de dúvidas, orientações e dicas sobre informações disponíveis no portal de transparência |
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Guia e referências sobre mecanismos de proteção de dados pessoais/sigilosos sem prejuízo da disponibilidade da informação |
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Promoção e divulgação de formas de fiscalização de gastos públicos e de processos administrativos pelos cidadãos |
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DADOS MELHORES (4 votos) Mecanismos de disponibilização de dados (padronização de formatos, (parâmetros claros e objetivos)) |
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Alertas no Portal de Transparência para atraso no fornecimento de informações (ex: empenhos do Ministério da Economia) |
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Compartilhamento de bases dados de forma sistematizada e contínua |
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Curtíssimo prazo: Novo portal de dados abertos no ar <3 |
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Disseminação de manuais para uso dos dados abertos (definição clara dos campos e significados das informações) |
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Existência de parâmetros claros e objetivos para subsidiar decisão de fornecimento de informação em caso de dúvida+ LGPD x LAI |
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Governo Federal acompanhando e documentando usos que validam que os dados publicados no portal de transparência são usáveis. |
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NFes de compras do Governo Federal disponíveis para a sociedade civil |
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Padronização nacional das informações constantes nas NF |
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Publicação e atualização periódica da documentação dos dados disponibilizados nos portais |
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NORMAS (2 votos) |
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Construção de regulação de defesa de interesse (lobby) com os 3 poderes e sociedade civil |
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Decreto de regulamentação de agendas editado e sistema de registro e divulgação implementados |
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Extinção das emendas de relator |
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Formalização de cooperação ANPD e CGU na 'arbitragem' de conflitos LAI x LGPD e definição de 'jurisprudência' |
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Legislação/regulação que reduza nº de cargos de livre nomeação e restrinja sua ocupação com base em critérios objetivos |
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Inclusão formal de representantes da sociedade civil no Comitê Gestor do Portal Nacional de Compras Públicas |
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Instituição da CGU como órgão responsável pelo sistema de transparência do governo federal |
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Norma publicada da CGU (?) orientando / limitando mudanças em metodologias em indicadores históricos de interesse da sociedade (ex: covid). |
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Padronização da divulgação nacional das informações constantes nas NF |
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Redução no número de cargos de livre nomeação em ao menos 10% |
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Regulação de defesa de interesse (lobby) construída após amplo debate e participação |
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Regulamentação da nova lei de licitações que priorize e solucione problemas com acesso à informação e formatos de disponibilização |
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Regulamentação evitando que a LGPD seja usada para obstruir acesso a informações para controle social |
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PARTICIPAÇÃO (2 votos) |
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Construção de regulação de defesa de interesse (lobby) com os 3 poderes e sociedade civil |
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Disseminação de manuais para uso dos dados abertos (definição clara dos campos e significados das informações |
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Espaço de compartilhamento de dúvidas, orientações e dicas sobre informações disponíveis no portal de transparência |
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Engajamento da sociedade no debate de prevenção e combate à corrupção |
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Inclusão formal de representantes da sociedade civil no Comitê Gestor do Portal Nacional de Compras Públicas |
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Obrigatoriedade de realizar análise ex-ante com participação da sociedade (consulta pública) na implantação de políticas públicas voltadas ao combate a corrupção |
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Promoção e divulgação de formas de fiscalização de gastos públicos e de processos administrativos pelos cidadãos |
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Regulação de defesa de interesse (lobby) construída após amplo debate e participação |
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Repositório Compartilhado de trabalhos realizados no tratamento de dados, análise e identificação de irregularidades |
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INSTITUIÇÕES (1 voto) Órgãos de controle fortalecidos institucional e estruturalmente para estarem menos sujeitos a eventuais interferências político-partidárias/ideológicas |
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CGU fortalecida institucional e estruturalmente (menos sujeita a eventuais interferências político-partidárias/ideológicas) |
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Instituição da CGU como órgão responsável pelo sistema de transparência do governo federal |
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Maior frequência de consulta ao CTPCC e integração do colegiado ao Comitê Interministerial de Combate à Corrupção |
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Melhora no índice Capacidade Combate Corrupção (CCC) |
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Redução no número de cargos de livre nomeação em ao menos 10% |
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RESULTADO DO TERCEIRO ENCONTRO – DEFININDO O DESAFIO
Data: 14h30 às 17h30
Antes da definição de desafio, foram identificados os bloqueios (problemas) que dificultam a transformação do cenário atual para o cenário desejado (um bloqueio para cada grupo temático).
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BLOQUEIOS |
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FALTA DE DADOS PARA ACOMPANHAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS (CONFLITOS, NOMEAÇÕES, ENRIQUECIMENTO) (6 votos) |
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Formato da divulgação de nomeações a cargos públicos não é estruturado |
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Conflito de interesse e dificuldade de definição de beneficiários finais e estruturas societárias e preocupação com a informação pessoal (risco de exposição) |
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Tentativa de defesa de direitos econômicos / concorrenciais (estatais) versus LAI |
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Falta de regulamentação da transparência das agendas e da atividade de lobby |
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DIFICULDADE PARA ACESSAR, USAR OU ENTENDER DADOS (5 votos) |
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Defasagem dos dados e obsolescência das ferramentas do Portal de Dados Abertos |
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Formato da divulgação de nomeações a cargos públicos não é estruturado |
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Ausência de canais de comunicação ágil e documentação sobre como usar dados disponíveis para além de dicionários de dados. Falta de documentação sobre o processo de produção dos dados, sobre as limitações dos dados e sobre como usá-los corretamente |
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Falta padronização na divulgação de compras e licitações nos estados e municípios e diários oficiais |
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Falta de informações mais estruturadas a todo o processo da contratação pública |
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Indisponibilidade de pessoas e recursos financeiros para desenvolver soluções para o controle e o controle social |
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Opacidade/existência de emendas de relator |
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CONFLITOS E VÁCUOS NORMATIVOS DIFICULTAM O TRABALHO (4 votos) |
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Como órgão público que trabalha na prevenção e combate à corrupção estamos enfrentando bloqueio na obtenção de bases de dados de outros entes estatais com argumento de limitações relacionados à LGPD |
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Vácuos e sobreposições normativas no arcabouço de combate à corrupção |
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Tentativa de defesa de direitos econômicos / concorrenciais (estatais) versus LAI |
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Falta de regulamentação da transparência das agendas e da atividade de lobby |
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DIFICULDADES PARA OBTER INFORMAÇÕES DE ESTATAIS (2 votos) |
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Tentativa de defesa de direitos econômicos / concorrenciais (estatais) versus LAI |
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CAPACIDADES LIMITADAS NO CONTROLE SOCIAL (1 voto) |
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Necessidade de conhecimento prévio específico sobre a administração pública para obter conhecimento a partir dos dados e informações disponíveis |
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Falta divulgação das formas de fiscalização pela população, a partir de iniciativas da sociedade civil |
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Ausência de canais de comunicação ágil e documentação sobre como usar dados disponíveis para além de dicionários de dados. Falta de documentação sobre o processo de produção dos dados, sobre as limitações dos dados e sobre como usá-los corretamente |
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DIFICULDADE DE ACOMPANHAR O QUE ACONTECE EM ESTADOS E MUNICÍPIOS (0 votos) |
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Limitação da capacidade de análise qualitativa da EBT |
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Opacidade/existência de emendas de relator |
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OPACIDADE/EXISTÊNCIA DE EMENDAS DE RELATOR (0 votos) |
Print do Painel:
Desafio definido: Aprimorar a oferta de informações e entendimentos normativos necessários para o compartilhamento de dados e o exercício dos controles social, interno e externo, no combate à corrupção.
Print do Painel:

FOTOS DOS ENCONTROS:
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