Transparência do Processo Legislativo - 1ª oficina de cocriação
DADOS GERAIS
Transparência do Processo Legislativo - Tema priorizado pelo Governo
Descrição: Aprimorar a transparência do processo legislativo por meio do aperfeiçoamento da apresentação das informações de tramitação de proposições para possibilitar um melhor acompanhamento das matérias e maior participação dos cidadãos e entidades da sociedade civil
PRIMEIRA OFICINA DE COCRIAÇÃO
Na primeira etapa das oficinas de cocriação, os especialistas do governo e da sociedade civil escolhem em conjunto três desafios a serem enfrentados. Após essa definição, foi aberta consulta para priorização do desafio considerado mais relevante pela sociedade, entre os dias 08/08 até 12 horas do dia 17/08.
Desafio priorizado pela sociedade: Potencializar a participação dos diversos segmentos sociais envolvidos no processo legislativo
Confira como foi a primeira etapa da oficina de cocriação sobre Transparência do Processo Legislativo:
Data: 07/08/2018
Participantes:
- Senado Federal: Marcio Tancredi, Otto Luiz Vilela do Nascimento, Fabrisia Almeida Garcia, Ana Luiza Gomes Machado, Gabriela A. Borges e Lauro Cesar Araujo
- Câmara dos Deputados: Andrea Perna, Bruno Campelo Lopes dos Santos, Lívia Santana, Ricardo Lopes Vilarins, Sergio Falcão, Vanderlei Batista dos Santos e Walternor Brandão
- Câmara de Piracicaba: Fábio Bragança
- Assembleia Legislativa de Minas Gerais: Alaor Marques
- Câmara Distrital do DF (LabHInova): Larissa Barros
- IBCCrim: Gabriel Elias
- Pulso Público: Marcelo Issa
No primeiro momento, os convidados fizeram uma análise do cenário atual relacionado ao tema. A partir daí foi construído o cenário desejado. Posteriormente foi feita a identificação dos bloqueios que dificultam a transformação do cenário atual para o desejado. Por fim, foram selecionados três desafios, dos quais a sociedade poderá priorizar um que será enfrentado por meio de um compromisso que será definido na segunda oficina de cocriação.
Veja o resultado:
|
CENÁRIO ATUAL |
|---|
| Falta de transparência do banco de autoridades para contribuição da sociedade nas Audiências Públicas |
| Indisponibilidade do texto consolidado em cada fase do processo legislativo |
| Não há “quadro comparativo” das alterações ocorridas durante o processo legislativo para todas as proposições |
| Falta clareza de critérios para inclusão de documentos para discussão nas comissões |
| Numeração diferente das proposições nas duas casas (Câmara dos Deputados e Senado Federal) |
| Ausência de um processo formal para apresentação / inclusão de notas / documentos /contribuições da sociedade no processo legislativo |
| Não há devolutiva ao cidadão da inclusão em pauta do que foi protocolado em comissão |
| Dificuldade de acesso de informações do processo legislativo |
| Dificuldade de entendimento da linguagem técnica utilizada nos Portais |
| Não existe visualização gráfica da tramitação já percorrida |
| Não há glossário padronizado dos termos legislativo |
| Dificuldade da divulgação das informações relativas à elaboração legislativa de órgãos externos |
| Formatos de textos inadequados desde a origem para a leitura de máquina |
| Não existe visualização temática das matérias com foco no público |
| Ausência de validação digital de assinaturas para projetos de iniciativa popular |
| Falta de transparência dos parlamentares na interlocução com grupos de interesses |
| Dificuldade de identificação das matérias na tramitação entre as casas |
| As categorias de indexação de palavras-chave são voltadas para o próprio legislativo, dificultando o entendimento da sociedade |
| Não existe visualização dos caminhos possíveis da tramitação das proposições legislativas |
| Falta apresentação de um “caminho previsto” de tramitação das proposições, votada aos cidadãos |
| Ausência de padronização da terminologia do processo legislativo |
| Ausência de transmissão online das reuniões do colégio de líderes |
| Ausência de mecanismos aberto e permanente para recebimento e arquivamento de contribuições da sociedade sobre proposições em tramitação |
| Existência de informações completas sobre os processos legislativos (+) |
| Existe uma única forma de apresentação das informações do processo legislativo (predominantemente) |
| E-cidadania não é bem integrado com o sistema de buscas da Câmara e do Senado |
| Falta revisão articulada de proposição original |
| Não há numeração única de todas as proposições que tramitam na Câmara e senado |
| Ausência de forma automatizada para acompanhamento da sociedade da agenda / proposições |
| Dificuldade de visualização gráfica da contagem de prazos das proposições |
| CENÁRIO DESEJADO |
|---|
| Numeração única das proposições no parlamento implementada |
| Numeração única de todas as proposições legislativas implementada |
| Tramitação de matérias em uma visão orientada ao cidadão com informação do caminho previsto |
| Agenda semanal de projetos pautados acompanhados pelos usuários sistematizada |
| Visibilidade / rastreabilidade da participação da sociedade no processo legislativo implementada |
| Transmissão online do colégio de líderes implementado |
| Glossário padronizado de termos de termos legislativos criado |
| Terminologia e temas do processo legislativo no Brasil sistematizados |
| Cadastro de termos de busca para atualização sobre novos projetos disponibilizado |
| Integração da informação sobre o processo legislativo federal / nacional implementada (Senado Federal e Câmara dos Deputados) |
| Dados abertos integrados entre as casas legislativas |
| Apresentação de contribuições (Notas Técnicas) por parte da sociedade civil pública, transparente e simplificada |
| Sistemática de mapeamento/segmentação de públicos implementada |
| Mecanismo de avaliação de experiência de usuário nos portais que permita identificar perfil e objetivos necessários dos diferentes públicos (avaliação) |
| Visualização gráfica da tramitação da proposição (passada e esperada) |
| “Linha do tempo” da tramitação de proposições legislativas disponibilizada |
| Acompanhamento do andamento das votações plenárias possibilitado |
| Mecanismos amigável para contagem de prazos das proposições implementados |
| Textos estruturados em formato legível por máquina |
| Canais de comunicação e participação social modernizados/otimizados |
| Critérios objetivos para acesso às dependências do parlamento publicados e orientados ao aumento da participação |
| Apresentação da proposição original em formato estruturado |
| Texto consolidado e quadro comparativo em cada fase do processo legislativo disponibilizados |
| Sistemática de estruturação da informação segundo segmentos de público implantada |
| Mecanismo de participação interativa (chatbot) dos portais implementado |
| Apelido da Lei referenciado para todas as proposições |
| Verificação digital das assinaturas para projetos de lei de iniciativa popular |
| BLOQUEIOS |
|---|
| Dificuldade em atender à diversidade de público potencial demandantes de informações sobre o processo legislativo |
| Falta de obrigatoriedade de uso de uma ferramenta para produção de texto legislativo legíveis e apropriáveis máquina |
| Comunicação inadequada sobre o processo legislativo e seus mecanismos de participação social |
| Falta de incentivos para aumento de transparência e abertura do processo legislativo por parte dos stakeholders envolvidos |
| Existência de culturas e procedimentos “sedimentados” por parte do Senado Federal e Câmara dos Deputados em relação ao processo legislativo |
| Estágio inicial de integração das ações relativas ao processo legislativo entre as casas |
| DESAFIOS |
|---|
| Potencializar a participação dos diversos segmentos sociais envolvidos no processo legislativo |
| Modernizar as formas de comunicação sobre o processo legislativo |
| Aprimorar a integração e sistematização das informações legislativas entre Câmara dos Deputados e Senado Federal |
| RESULTADO DA PRIORIZAÇÃO DOS DESAFIOS | VOTOS |
|---|---|
| Potencializar a participação dos diversos segmentos sociais envolvidos no processo legislativo | 32 |
| Modernizar as formas de comunicação sobre o processo legislativo | 21 |
| Aprimorar a integração e sistematização das informações legislativas entre Câmara dos Deputados e Senado Federal |
20 |
Veja as fotos dos painéis:




Veja as fotos da oficina:



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